5 atitudes para elevar sua performance

Facebookgoogle_pluslinkedin

 

A palavra alta performance vem sendo bastante empregada no mundo corporativo, porém, ela já é adotada há muito tempo no mundo do esporte, onde os atletas, impreterivelmente, precisam atuar em altíssimo nível “o tempo todo”. Isso significa trabalhar muito próximo do limite superior de sua capacidade e excelência, além é claro de estar permanentemente em busca de resultados ainda melhores do que o obtido anteriormente.

Gosto bastante do número sete, mas hoje vou sugerir cinco atitudes para elevarmos nosso desempenho. Se você já pratica, ótimo, caso contrário, você sentirá os efeitos rapidamente assim que adotar estas práticas.

Deixe seu e-mail abaixo e receba artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso pessoal e profissional! É gratuito!

1- Orar / Rezar e/ou Meditar
Algumas pessoas conseguem através da oração ou meditação se acalmar, relaxar ou entrar em um estado de harmonia que possibilita um desempenho superior. Independente da crença, religião ou fé, o importante é utilizar de mecanismos que nos possibilitem elevar o desempenho.

Escrevi um artigo sobre “mentalização”, e falo um pouco sobre “como introduzir o hábito da mentalização” bem como sobre meditar, para ler clique aqui. Mas de uma forma bem sucinta, a meditação possibilita aumentar sua clareza e foco.

Meditar pode ser descrito de uma forma grosseira como “esvaziar a mente e pensar e refletir com intenção”. Todos nós fazemos isso invariavelmente, é que atualmente é um pouco “moda” dizer que vai meditar.

Praticar o hábito da oração ou meditação possibilita muitos benefícios, inclusive sendo vários deles comprovados pela ciência. Veja uma lista simples de vantagens: diminui a ansiedade, aumenta a concentração, alivia o stress, controla a pressão arterial, e é claro melhora o seu desempenho.

Você não precisa de equipamentos modernos nem um lugar especial para praticar oração ou meditação, simplesmente sentado ou deitado em sua cama já é possível meditar.

2- Gratidão

Quando estamos realizando um exercício de agradecimento por algo que temos ou alcançamos, acionamos em nosso cérebro áreas que nos proporcionam alegria, felicidade e sentimos de realização, ou seja, adicionar a pratica da gratidão possibilitará trazer para sua vida sentimentos e sensações neuroquímicas associadas a sentimentos positivos.

Escrevi um artigo sobre a prática da gratidão, e este é um dos artigos com maior visualização, para ler clique aqui.


3- Atividades Física

Praticar qualquer exercício físico é extremamente positivo para a nossa saúde! Atividades físicas retarda o envelhecimento, melhora o humor e a capacidade de raciocínio. Os benefícios são inúmeros e todos eles trazem grande impacto no seu desempenho. Na verdade é a base para que você possa elevar seu desempenho para outro nível.

Estudos recentes da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, apontam que a prática da corrida estimula a formação de novas células cerebrais (neogêneses). Listar os inúmeros benefícios seria impossível, mas escrevi um artigo sobre os motivos para você começar a praticar uma atividade física, para ler clique aqui.

4– Tenham propósitos e objetivos

Muitas pessoas não possuem um propósito ou missão “claramente” definida. Outros sabem “exatamente” qual é a sua missão/propósito e possui uma clareza impressionante.

Possuir um propósito é possuir uma declaração de expectativa onde descrevemos/definimos a nossa visão de vida e também estabelecemos perspectivas de longo prazo. Incluímos aquilo que desejamos nos tornar e em que direção devemos focar nossos esforços.

Possuir proposito não é mais uma questão de escolha, mas sim um dever de quem procura se desenvolver e crescer pessoal e profissionalmente e alcançar um desempenho superior.

Escrevi um artigo sobre “A importância de possuir uma Missão”, para ler clique aqui.

Ouvindo um podcast fui relembrado de uma história do filme Alice no País das Maravilhas, onde durante uma conversa entre o Gato e Alice observamos um diálogo parecido com o abaixo:

  • Alice: Você sabe me dizer qual caminho devo seguir?
  • Gato: Para onde deseja ir?
  • Alice: Não sei exatamente onde quero chegar…
  • Gato: Assim sendo, qualquer caminho é válido…

Possuir propósitos e objetivos possibilitará elevar seu desempenho, pois você saberá onde deseja chegar e qual o caminho será necessário percorrer.

5- Alimentação & Água

Beber água e alimentar-se adequadamente é um fator muito importante para elevar nossa performance. Sua saúde como um todo agradecerá! Todos nós sabemos dos benefícios, mas muitas vezes não nos esforçamos o suficiente para continuar com uma hidratação e alimentação adequada.

Também somos sufocados pela correria do nosso dia a dia, e não planejamos nossas refeições e hidratação. Tenha sempre frutas e uma garrafa de água por perto.

Uma vez que nossas necessidades nutricionais estão supridas adequadamente, teremos maior disposição para as atividades do dia. Além disso, possibilitará a manutenção do peso e os níveis de colesterol e glicose dentro dos padrões indicados pela associação de cardiologia.

Lembre-se que uma boa alimentação significa o consumo de uma variedade de alimentos que fornecem ao seu corpo os nutrientes necessários e adequados. De uma forma geral a hidratação e a alimentação elevam nosso nível de energia e como consequência temos um desempenho melhor.

Conclusão

Busque identificar o que pode ser ajustado em sua vida. Estes cinco princípios são alguns fundamentos para iniciar uma trajetória rumo ao desempenho elevado. Mas é preciso ousar e sair de sua zona de conforto e eliminar a procrastinação.

Procurar seguir exemplos de pessoas que possuem uma performance diferenciada também deve ser considerado.

Possuir uma boa carreira, ter uma vida melhor e ser verdadeiramente bem-sucedido em sua vida é possível. No entanto, muitos se perdem em como fazer isso, e seguir estas dicas irá apoiar você a atingir este objetivo. É claro que precisamos de outras estratégias também, mas aqui já temos uma base para iniciar esta jornada.

Ponto Importante: ser uma pessoa e também um profissional de alto desempenho não significa viver atarefado, sufocado e com uma agenda carregada e em um ritmo alucinante, e sim possuir mais foco e investir energia no que verdadeiramente irá trazer resultados.

Seguindo as dicas acima você poderá melhorar para elevar a sua performance. Novamente: é claro que existem outras ações e atitudes, mas seguindo estes cinco princípios você já será capaz de construir um bom alicerce para para aprimorar o desempenho e avançar no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Deixe um comentário, adoraria saber se você gostou do artigo e como está o seu desempenho.

Um grande abraço!

Vida que segue!

Jeferson Peres.

Nota.: ajude a divulgar este trabalho, compartilhe e curta! Se acredita que o artigo pode fazer o bem para algum colega, amigo ou familiar, indique a leitura.

Facebookgoogle_pluslinkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *