Autoconfiança: uma excelente ferramenta para o crescimento pessoal e profissional

Facebookgoogle_pluslinkedin

Uma forma para aumentar e acelerar o seu crescimento pessoal e profissional, é através da elevação da autoconfiança. Pessoas confiantes geralmente são capazes de produzir resultados muito acima da média.

A autoconfiança potencializa suas qualidades, no entanto muitos de nós lutamos para nos tornarmos autoconfiante. Sempre surge aquela dúvida e insegurança que não permite nos tornarmos autoconfiantes.

O caminho para você se destacar como profissional ou como pessoa, sem sombra de dúvidas, é pela capacidade que tem de confiar em você e em suas habilidades. Por outro lado, pessoas com falta de autoconfiança apenas visualizam obstáculos e dificuldades para se tornarem bem sucedidas e acabam paralisadas ou não evoluem como poderiam.

Pesquisas indicam que a imagem que fazemos de nós mesmos tem relação direta com os resultados que obtemos. Logo, é possível afirmar que pessoas autoconfiantes são capazes de projetar imagens positivas sobre eles mesmas, bem como também inspiram a confiança de outras pessoas.

Procure conscientemente perceber os sinais que as pessoas ao seu redor emitem, será que demonstram que confiam em você? Ou estão sempre desconfiadas? Quais os motivos? É importante uma reflexão profunda, sincera e verdadeira.

Aumentar nossa autoconfiança, assim como adquirir a confiança de outros, é uma importante via para obtermos os resultados que queremos para a nossa vida. Neste contexto é importante ressaltar que a autoestima também possui um papel fundamental para elevar a autoconfiança.

Vejam uma definição de autoestima: “qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos”.

É preciso destacar que a autoconfiança pode ser desenvolvida e aprimorada. Não existe fórmula pronta para isso, mas através de uma autoestima elevada, e de uma procura em manter-se positivo, esperançoso e realista é um passo fundamental.

Procure pensar que você é capaz, permita-se um crédito para que você possa exercitar a elevação da sua confiança. Aos poucos você começará a acreditar em suas habilidades de modo a trazer resultados significativos para sua vida pessoal e profissional.

Arrisque-se, às vezes até se tudo der errado, pode ser bom! Autor desconhecido.

Perceba que a autoconfiança irá torna-se um ciclo que quando iniciado tende a se fortalecer, pois com o acumulo de pequenos resultados a confiança vai aumentando, e neste momento inicia-se um ciclo virtuoso que vai apenas aumentar a sua autoconfiança, mesmo que ocorram pequenos percalços no caminho.

É indiscutível que a autoconfiança é um dos componentes responsáveis pelo sucesso pessoal e também profissional, já que pessoas confiantes tendem a ser promovidas com maior frequência que profissionais menos confiantes, ou serem empreendedores de sucesso.

Procure trabalhar a sua autoestima para fortalecer a autoconfiança. Pessoas muito inseguras possuem uma baixa autoestima e consequentemente a confiança também é baixa. A maior parte das inseguranças das pessoas está associada a um medo exagerado de não se sair bem, de fazer papel de ridículo ou de não ser aceito. Logo, é preciso desenvolver estratégias para combater este medo exagerado. Pense nisso!

Procure avaliar muito bem a sua autoestima, e no caso de reconhecer que existe um desequilíbrio, procure uma forma de se ajustar. Muitas pessoas não se valorizam como deveriam e este é um sinal muito forte de que a autoestima está em desarmonia. É inaceitável acreditarmos que não possuímos “algumas qualidades”.

É muito importante exercitar e reforçar nossa autoestima. Você precisa “se gostar” e “se aceitar como é”, e não como espera que as pessoas o vejam. Procure ser um pouco flexível consigo mesmo, liste seus pontos fortes, valorizar-se mais, procure pensar positivamente sobre você.

Mesmo diante destas sugestões, ainda observo algumas pessoas que se questionam da seguinte forma: sei que posso me valorizar mais, a dificuldade é que na verdade “não me acho valioso”. Como posso me valorizar?

A resposta passa por uma mudança profunda na sua maneira de pensar, ou seja, mudar o chamado “mindset”. Se você estiver com uma folha de papel em branco, e for solicitado para escrever suas qualidades e defeitos, posso assegurar que alguns tendem a possuir mais defeitos do que qualidade. É este “mindset” que deve ser modificado para que você possa potencializar a sua autoconfiança. Acreditar que você é capaz vai trazer ainda mais confiança, e este olhar diferente é necessário.

É claro que apenas dizer para si mesmo que é capaz não resolve o problema, pois é preciso preparação, esforço e muita dedicação para alcançar seus objetivos.

Existem alguns padrões de pensamento que pessoas altamente confiantes adotam, e mudar constantemente a maneira como você pensa e interpreta você mesmo, as pessoas a sua volta e o mundo é uma abordagem que estas pessoas escolhem. Procure ser positivo e realista!

Deixe seu e-mail abaixo e receba artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso pessoal e profissional! É gratuito!

Geralmente, profissionais e empreendedores autoconfiantes possuem mais ânimo e disposição, sabem exatamente o que precisam fazer e onde querem chegar, confiam em seu trabalho e em suas decisões, e fazem com que os outros também confiem e acreditem em seu desempenho.

Por outro lado, colaboradores pouco confiantes e que não acreditam em seu potencial, tendem a se sentir inferior aos demais e acabam por esperar que outras pessoas sempre lhe digam o que, como e quando realizar as tarefas. Muita atenção!

Esteja ciente que não é suficiente possuir conhecimento sobre determinado assunto ou muito talento para executar certo tipo de atividade se não houver confiança na própria capacidade. Lembre-se que a autoconfiança potencializa suas qualidades e o torna um profissional e empreendedor diferenciado.

O caminho para você alcançar sucesso profissionalmente e como pessoa é pela capacidade que tem de confiar em você e em suas qualidades, conhecimentos e habilidades. Pessoas confiantes possuem inclinação para obter êxito em seus propósitos. Pense nisso!

Deixe um comentário, adoraria saber se você gostou do artigo e como anda sua autoconfiança.

Um grande abraço!

Vida que segue!

Jeferson Peres.

Nota.: ajude a divulgar este trabalho, compartilhe e curta! Se acredita que o artigo pode fazer o bem para algum colega, amigo ou familiar, indique a leitura.

Facebookgoogle_pluslinkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *