Como não perder a esperança

Facebookgoogle_pluslinkedin

Nos dias atuais, existem muitas trevas nos caminhos que precisamos percorrer. Gosto muito da série Star Wars, e para quem a conhece sabe que SEMPRE EXISTE o lado negro da força. E quando observamos as inúmeras coisas negativas que são retratadas na mídia, ou uma série de dias ruins, ou nas lutas que temos no dia a dia para alcançar os nossos sonhos e desejos, ou quando perdemos nosso emprego, quando ocorre algo mais grave na família ou com nossa saúde, é fácil perder a esperança.

Posso assegurar que esse é o cenário de muitos de nós. Durante nossa vida haverá inúmeras lutas, decepções, desafios, contratempos e dias verdadeiramente obscuros. Por outro lado, nunca devemos perder a esperança de dias melhores.

Estou falando de verdadeiramente acreditarmos que podemos superar e suportar estes dias ruins. Além disso, é preciso também acreditar que podemos além de superar os desafios, prosperar e alcançar aquilo que definimos como sucesso. Podemos e devemos construir um mundo melhor através da esperança em nossos sonhos.

É importante ressaltar que nós não TEMOS esperança, nós criamos um ambiente que nos permite CRIAR UM SENTIMENTO de esperança. É como a felicidade, tristeza ou o entusiasmo. Nós não o temos, nós somos os criadores destes sentimentos. São na sua maioria sentimentos que podemos decidir por cultiva-los.

Pense que os pensamentos que estamos alimentando em nossa psique, estão GERANDO uma emoção em nós. Devemos procurar gerar coisas positivas, e a esperança é uma delas. Nós podemos decidir por CRIAR a esperança.

Tem um livro que está se tornando o meu preferido há algum tempo. O autor é James Allan. Título: Você é o resultado do que pensa. Esta obra foi publicada em 1903 na Inglaterra, e é a base para a elaboração de inúmeros livros sobre desenvolvimento pessoal.

Você pode acessar o site do Edward Schmitz para baixar o Livro em formato de E-book ou áudio book. São 52 páginas de uma leitura agradável ou pouco mais de uma hora de áudio para aprender coisas incríveis sobre “o resultado de nossos pensamentos”. Clique Aqui para acessar.

Pense no que você deve fazer quando a bateria do seu celular acaba. Sim, recarregar! A mesma coisa com nossos sentimentos. Devemos recarregar. E aqui o objetivo é falar sobre recarregar nossa ‘esperança’! Precisamos manter nossa perspectiva e quando a bateria do sentimento “esperança” enfraquecer é hora de recarregar.

Quando desfocamos dos nossos objetivos e aspirações, não conseguimos manter uma perspectiva de esperança. Em alguns momentos é possível perceber as pessoas centradas em si mesmas, e quando isso ocorre elas acabam perdendo a alegria, o entusiasmo e a esperança.

Quando perdemos o foco dos nossos mais íntimos desejos e aspirações para a vida, ficamos cegos e incapazes de visualizar a abundância de coisas positivas ao nosso redor e não conseguimos sustentar a esperança.

Existe um exercício que podemos realizar diariamente para evitar esta armadilha. Gratidão! Escrevi um artigo sobre este tema, para ler clique aqui.

Deixe seu e-mail abaixo e receba artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso pessoal e profissional! É gratuito!

Atualmente com o avanço da tecnologia, é possível verificar muitos progressos da sociedade como um todo. Tenha esperança! Com certeza nem todos ainda possuem acesso, mas as coisas estão mudando, e para melhor! Acredite.

Este progresso é possível ser observado em todo o mundo. Com certeza, sempre vai existir um pentelho pessimista que dirá o contrário diante de muitas injustiças e fatos graves. Sim, eles existem. Mas podemos afirmar também que a riqueza e a abundância estão chegando a um número maior de pessoas, e que cada vez mais e mais pessoas são capazes de ditar seu destino.

Vale ressaltar que iremos invariavelmente perder a perspectiva em algum momento. Porém, é necessário expandir nossa consciência para perceber as coisas positivas que estão acontecendo ao nosso redor. Do contrário, perderemos a esperança e também ficaremos desanimados e desmotivados.

Quando a perspectiva ficar reduzida, realize alguns exercícios de respiração/uma meditação, faça uma caminhada e procure observar a natureza. Durante a caminhada perceba as pessoas enquanto sorriem. Entre em um bar e veja as pessoas se divertindo no happy hour ou comemorando algo, você experimentará uma sensação de vida diferente. Às vezes, precisamos sair da nossa rotina, zona de conforto, trabalho ou casa para sentir esperança, e tentar manter a perspectiva.

Talvez estejamos com problemas difíceis, mas lutando e buscando superá-los. Procure neste momento relembrar os êxitos que você teve no passado, ou seja, os momentos quando as coisas caminhavam bem. Resgate para sua memória, momentos positivos em sua vida, e principalmente pelos momentos em que você se surpreendeu com quão bem você foi capaz de realizar alguma coisa. Lembre-se desses momentos  de alegria e realização, dos tempos em que as coisas realmente boas aconteceram. Relembre-os, sinta-os e traga essas coisas para o momento em que sua vida parece difícil.

Este resgate vai possibilitar não perder a perspectiva. Sim, você já teve dias melhores e eles estão por vir novamente. É verdadeiramente acreditar nisso que sustenta nossa esperança.
Por outro lado, é importante ressaltar que é fácil perder a esperança se não estamos muito focado em um plano. Portanto, é preciso ter uma missão bem clara e objetivos bem estabelecidos. Escrevi um artigo sobre “A importância de possuir uma Missão Pessoal”, clique aqui para ler. E também publiquei um “roteiro para definir metas e resultados esperados”, clique aqui para ler.

Quando você cair ou vacilar, não desista de si mesmo. Saiba que sempre há um novo dia e a possibilidade de reiniciar nossos sonhos. Sempre haverá esperança no dia seguinte. Se você falhar em um dia, haverá outro para voltar ao caminho que planejou.

Não desista apenas porque é desafiador. Lute, pois seus sonhos valem a pena. É hora de você acreditar neles novamente e começar a trabalhar em sua plena capacidade.

Para cultivarmos a esperança, é preciso ser persistentes e continuar trabalhando para alcançar seus objetivos.

Existem dias em que pensamos que ninguém se preocupa conosco e podemos cair na tentação de sentir pena de nós mesmos e nos fazermos de vítimas. Mas este comportamento não irá contribuir em nada para o nosso crescimento pessoal e profissional, e não possibilitará aprimorar nossas relações com aqueles a quem amamos e cuidamos.

Novamente: precisamos persistir em nossos sonhos.

Os homens não atraem aquilo que eles querem, mas aquilo que eles são… James Allen

Procure acordar com uma intenção. Poderia ser assim: vou realizar pelo menos duas coisas para me transformar em algo que desejo.

Quais são as duas coisas que vou fazer para mudar minha vida neste dia?

O que eu posso fazer (pode ser um pequeno passo!) para avançar e manter a esperança e perspectiva uma vez mais?

É desta forma que podemos realizar mudanças. É preciso ter persistência, resiliência e principalmente paciência.

Podemos estar frustrados e não gostando do momento atual, mas se tivermos pressa e não sermos pacientes, estaremos ainda mais frustrados ao final do dia. Na vida, às vezes temos muita pressa para alcançar as coisas (e sempre queremos mais!), mas é preciso cultivar a virtude da paciência, primeiro para conosco mesmo e também para com as outras pessoas.

Não devemos perder a esperança em outras pessoas! Até penso que na verdade não perdemos a esperança, mas sim acabamos esquecendo-nos de cultivar esta virtude (paciência) com as pessoas próximas a nós, seja no trabalho, no transito ou em casa com nossos entes queridos.

Para sustentar e manter a esperança, você realmente precisará ser muito paciente para com as pessoas em sua vida. A paciência é um componente crítico. Não falamos muito sobre este termo “paciência”, mas é fundamental para sustentarmos a esperança.


Conclusão

Espero que você procure manter estes conceitos em mente, pois haverá momentos de escuridão e você precisa se manter no caminho dos seus sonhos, até porque você merece o melhor.

Continue sonhando e lutando por seus objetivos. Você precisa sustentar uma energia positiva, e a alegria para manter a esperança.  Lembre-se que, quando você possui esperança, você estará mais confiante e disposto em buscar seus desejos. Pense nisso!

Você merece alcançar e viver seus sonhos e desejos. Comece a perceber as coisas boas e positivas que ocorrem ao seu redor, pois desta forma você será capaz de sustentar um sentimento de esperança em sua vida e seus dias serão mais alegres, felizes e cheios de realizações.

Deixe um comentário, adoraria saber se você gostou do artigo e como você sustenta sua esperança.

Um grande abraço!

Vida que segue!

Jeferson Peres.

Nota.: ajude a divulgar este trabalho, compartilhe e curta! Se acredita que o artigo pode fazer o bem para algum colega, amigo ou familiar, indique a leitura.

Facebookgoogle_pluslinkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *