Como tornar-se uma pessoa (líder) com mais energia

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As vezes observamos pessoas desanimadas ou temos por hábito dizer que o fulano está para baixo. Na verdade, o nível de energia da pessoa é que está baixo. Porém, reflete em outros aspectos de sua vida, e acaba eventualmente passando uma percepção (imagem) de uma pessoa de mal com a vida ou simplesmente de uma pessoa triste ou mal humorada. É desesperador quando encontramos pessoas com este perfil de baixa energia.

Temos que estar ciente que muitas vezes, o que fazemos acaba contaminando o grupo que estamos inseridos, seja na família, no trabalho, na escola, etc.

Resumo: tudo o que fazemos contamina o ambiente. Se agimos de forma derrotada, negativamente ou com falta de energia, as pessoas vão perceber e sentir isso também.

O contrário também é verdadeiro. Se você se sentir otimista, animado e com alto nível de energia, vai passar uma imagem positiva e terá um efeito benéfico no ambiente.

Será que a frase abaixo de Andy Stanley faz sentido? Entendo que em certa medida sim…

“A melhor coisa que um líder pode trazer para sua equipe, é a sua energia.”

Não permita que seu nível de energia baixe. Pelo contrário, procure sempre estar atento e tenha a preocupação em manter o seu nível de energia elevado.

Vou apresentar quadro dicas para manter o seu nível de energia nas alturas.

1 – Coma de forma adequada/inteligente e beba água

Sua alimentação vai afetar diretamente sua energia, e muito mais do que você imagina. Não podemos comer apenas o que gostamos (infelizmente!), mas devemos ingerir aquilo que vai nos proporcionar energia para conseguir completar nossas atividades do dia.

Pode parecer contraditório, mas varias pessoas comem de forma inadequada e não se hidratam, e depois lamentam que estão cansadas, lentas ou sonolentas. Se comermos muito e alimentos inadequados, sim iremos nos sentir exatamente desta forma.

Caso tenha condições, procure um profissional da saúde para apoiar você, do contrário, existe material de alta qualidade disponível gratuitamente na internet.

Pode parecer clichê, mas precisamos melhorar muito nossa alimentação. Devemos ingerir os alimentos da forma como os encontramos na natureza.

Veja como pode ser simples: reduza (e bastante) a ingestão de três itens: produtos feitos de farinha branca, açúcar e produtos industrializados. Uma outra ação que também vai ajudar, é reduzir gradativamente a quantidade de alimentos ingeridos. Atualmente comemos produtos inadequados e em quantidades elevadas.

Estas dicas simples funcionaram comigo. Entendo que pode produzir resultados excelentes para você também.

Um outro ponto é a questão dos carboidratos, procure ingerir os de boa qualidade (frutas e legumes).

Lembre-se de tomar água, a hidratação é fundamental para o seu organismo.

Estas regras simples já vão produzir os primeiros sinais positivos em seu nível de energia.

 

2 – Exercite-se regularmente e tome sol

Alguns pensam que os exercícios regulares vão esgotar sua energia. Mas é justamente o oposto que ocorre. Você se sentira com muito mais disposição durante todo o dia. Principalmente quando exercita-se pela manhã.

É claro que ao final do dia iremos nos sentir cansados, afinal nossa jornada é longa e exige bastante esforço. Mas os exercícios são fundamentais para regular nosso organismo.

É comprovado que a prática regular de exercícios traz inúmeros benefícios para a saúde como um todo. Vamos aproveitar e reabastecer nossa energia através da pratica regular de exercícios.

Quantas vezes já ouvimos, assistimos ou fizemos a leitura sobre as vantagens de exercitar-se? E porque as vezes (ou com frequência para alguns) abandonamos esta prática? Pare, pense e reflita!

Escrevi um artigo com o seguinte título:7 Motivos para você começar a correr (ou praticar uma atividade física). É um artigo bem bacana. Clique aqui para ler o artigo.

O Sol é um aliado da nossa saúde e melhora o funcionamento do corpo. Por meio dos raios do tipo ultravioleta B, nosso organismo obtém a vitamina D, e com ela a melhora da absorção do cálcio, fortalecendo desta forma os ossos.

Precisamos atuar preventivamente. A exposição aos raios solares entre 10 e 25 minutos diários (sem utilizar protetor), evita inúmeras enfermidades e ainda melhora todo o nosso sistema imunológico.

O sol é uma bomba do bem para nosso corpo, além de ser indolor e gratuito! Pense nisso.

Pense em uma planta. Apenas com SOL e ÁGUA a planta se desenvolve e fornece frutos / alimentos. É simplesmente fantástico. As vezes não nos damos conta do potencial do Sol.

A atividade física aliada com o sol é uma boa medida para elevar nossa energia.

3 – Evite pessoas negativas

Você será arrastado para baixo se conviver com pessoas negativas. Ficará deprimido e se sentirá angustiado. Estas pessoas negativas vão sugar toda a sua energia. Afaste-se destas pessoas.

É claro que existe pessoas e pessoas. Algumas delas realmente podem mudar de opinião e tornar-se mais positivas, elas precisam do nosso apoio. Mas existem algumas pessoas que adoram se sentir “miserável”. É um direito dela e devemos respeitar. Evite-as e as trate com cortesia e simpatia, nada mais.

Descobri com muita dificuldade que não podemos muda-las. E elas vão procurar nos sugar de forma cada vez mais intensa. Saiba reconhecer este tipo de morcego! E infelizmente o melhor a fazer é evita-las. e principalmente procurar se cercar de pessoas que possuem uma visão mais realista, otimista e positiva da vida.

Procure contagiar as pessoas negativas pelo exemplo. Apenas isso!

4 – Tenha uma noite agradável de sono

Cada pessoa possui uma quantidade de horas necessárias de sono para se sentir bem. Descubra qual a quantidade adequada para você.

Apenas não acredite que a privação do sono em detrimento de outras atividades/projetos, irá ajuda-lo a possuir um nível adequado de disposição e energia. Procure deitar cedo e tenha um sono agradável. Vai ser a melhor coisa que você irá fazer para aumentar seu nível de energia e tornar-se muito mais produtivo no dia seguinte.

Após uma noite de sono adequada, você se sentirá literalmente com muita disposição para encarar os desafios do dia. Você terá mais energia e será mais produtivo, ou seja, vai produzir mais em menos tempo. Pense nisso!

Lembrando que uma quantidade adequada de sono diminuiu muito o potencial de inúmeras doenças. Isso ocorre durante o repouso. Uma noite de sono apropriada não só melhora a saúde como auxilia no processo de memorização e retenção de informações do aprendizado.

Entendo que não precisamos de pesquisas para saber que após uma boa noite de sono, temos muito mais disposição para encarar as dificuldades do dia.

Novamente: o sono ajuda no fortalecimento da memória, na melhora do desempenho de nossas atividades, controla a diabetes e diminui o risco de doenças cardiovasculares.

No período em que dormimos, o cérebro passa por uma limpeza. O sono provê ao cérebro uma função restaurativa. Em uma determinada fase do sono, o cérebro decide o que fica e o que vai embora numa harmoniosa solução: a limpeza, faxina e higienização do nosso organismo.

O sono também desempenha um papel crucial nos processos reparadores do nosso organismo. Ele nos auxilia na construção e manutenção de um sistema imunológico forte e saudável, regula os níveis hormonais de leptina e grelina, que são os responsáveis das sensações de fome e saciedade.

O sono além de organizar o nosso metabolismo, auxilia na síntese de todo o sistema hormonal. Desta forma, reduzimos o potencial de diversas doenças como obesidade, hipertensão e depressão. Vejam como é importante o sono.

Decida possuir energia! É uma decisão possuir mais energia. Espero que VOCÊ decida por tentar seguir estas dicas e alcançar melhores níveis de energia para melhorar o seu foco e a produtividade.

O seu nível de energia tem um efeito/impacto significativo em sua equipe (se você é um líder) e também no ambiente que vive de uma forma geral.

Torne-se uma pessoa com o nível energético elevado, tenha consciência e seja intencional sobre o seu desenvolvimento.

Pergunta: O que você faz para trazer mais energia para a sua equipe? Ou para a sua família/amigos? Deixe um comentário.

Um abraço,

Vida que segue!

Jeferson Peres.

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1 comentário


  1. Pensamento positivo, alimentação, movimento e sono. Eu poderia dizer que são os quatro pilares da alta performance.
    Parabéns pelo artigo.

    Responder

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