Autocontrole. Este artigo vai mudar sua vida! O princípio 90/10 de Stephen Covey

Facebookgoogle_pluslinkedin

Já ouviu falar do princípio 90/10 de Stephen Covey?

Se não, aproveite. Se sim, usufrua para relembrar, nunca é demais.

Quando iniciei este Blog, fiquei bastante tempo pensando, mas quando decidi e fiz a reserva do domínio fiquei animado e ansioso, e uma série de eventos problemáticos ocorreram. Foi neste momento que me recordei de um ensinamento muito simples, mas que muitas vezes esquecemos. O princípio 90/10 de Stephen Covey.

Segundo Stephen, 10% do que ocorre com sua vida está relacionado com o que se passa com você, e os outros 90% estão relacionados com algo muito importante, que é a maneira com que você reage ao que ocorre com você.

É bem simples e poderoso o princípio 90/10. Indica que não temos controle sobre 10% do que nos ocorre, mas os outros 90%… esse você tem total responsabilidade!

Não podemos evitar que chova em um momento inadequado. Também não é possível fazer nada quando o vôo atrasa justamente quando você precisa chegar em uma reunião importante. Mas você pode e deve determinar exatamente como será sua reação a estas situações, ou seja, você é responsável pelos 90% com a sua reação ao que ocorre ao seu redor.

Vou contar uma história sobre o que ocorreu comigo recentemente.

Em uma segunda-feira de manhã, ao sair para o trabalho observei que o pneu dianteiro do meu carro estava completamente murcho. Era 5:50 da manhã. Precisava chegar ao trabalho no horário como ocorre todos os dias. Porém, naquele dia mais do que nunca eu precisa chegar sem atrasos por conta de uma visita importante.

Fiquei pensando por algum tempo e procurando uma solução.

Ocorreu-me que tínhamos uma bomba de encher pneu de bicicleta. Voltei para pegar a bomba e meu filho perguntou o que ouve. Expliquei o ocorrido e disse que iria resolver o problema eu mesmo enchendo o pneu com nossa bomba.

Em 10 minutos o pneu já estava completamente cheio e fui trabalhar. Antes passei no posto para fazer outra calibragem e não percebi nenhum problema. Cheguei no horário e o pneu não apresentou mais problemas.

Tive um bom dia de trabalho e retornei para casa. Eu, minha esposa e meu filho jantamos contando como foi nossos dias.

Voltando ao principio de Stephen, atuei dentro dos 90% e reagi de forma positiva e sem desespero ou raiva.

O homem que não sabe dominar os seus instintos, é sempre escravo daqueles que se propõem satisfazê-los. Gustave Le Bon

Agora vamos pensar em outra possibilidade.

Changing a tyre

Observo o pneu murcho. Retorno para a cozinha onde meu filho estava finalizando o seu café da manhã. Então, me irrito com sua pergunta sobre o que ocorreu e respondo de forma extremamente grosseira e inapropriada, e ele evidentemente fica chateado e magoado.

Minha esposa observa a cena e me censura por meu comportamento inapropriado. Tem avanço um duelo verbal.

Muito contrariado e reclamando, vou encher o pneu do carro. Já me atrasei alguns minutos.

Minha esposa fica chateada. Saio sem me despedir, afinal fui repreendido na frente do meu filho.

Como estou atrasado, dirijo de forma imprudente e quase causo um acidente.

Ao chegar atrasado ao trabalho, percebo que esqueci a bolsa com o Notebook. Se o dia começou mal, parece que ficará ainda pior…

Quando chego em casa, minha esposa e filho estão de cara fechada, em silêncio e frios comigo por conta da minha reação ao ocorrido na manhã.

Agora pense comigo, neste cenário, quem foi o único responsável por essa famigerada situação?

EU. Pois não tinha o controle sobre o que aconteceu com o pneu, mas a forma como reagi neste cenário foi o que deixaria o dia horroroso. Este é o simples e poderoso conceito 90/10.

auto_controle_cachorro

Neste exemplo são duas situações parecidas que terminam de forma bem diferente!

Lembre-se que o princípio diz que 90% do que ocorre conosco são determinados por nossa reação.

Neste caso eu consegui ter equilíbrio e reagir adequadamente.

Agora uma dúvida, quantas outras inúmeras situações eu não agi desta forma? Fiquei irritado, com raiva, impaciente, magoado com alguma palavra negativa, etc. Será que nestas situações do nosso dia não podemos respirar fundo, refletir e tentar não nos deixar envolver por coisas irrelevantes?

Temo que a resposta seja SIM!

As pessoas só nos atingem quando damos poder a elas. Zíbia Gasparetto.

Neste exemplo do pneu murcho, será que justificaria uma ação tão dramática com um filho? Com certeza não é o fim do mundo, convenhamos!

Agora pense em seu dia a dia. Será que você está utilizando o princípio 90/10 a seu favor?

Em circunstâncias desfavoráveis, é muito importante manter a calma e o equilíbrio para ser capaz de descobrir uma solução e continuar o dia como se nada tivesse acontecido, quando para ser sincero, nada de grave realmente aconteceu. Seria suficiente manter a calma e não perder tempo gritando por causa de coisas irrelevantes.

Podemos e devemos cuidar para que o nosso entorno não seja um reflexo de reações indesejadas.

Se uma pessoa diz algo negativo sobre você, desconsidere, não permita que comentários negativos te influenciem. Reaja apropriadamente e seu dia não ficará destruído.

Aqueles que têm um grande autocontrole, ou que estão totalmente absortos no trabalho, falam pouco. Palavra e ação juntas não andam bem. Repare na natureza: trabalha continuamente, mas em silêncio. Mahatma Gandhi

Se você: se irrita com facilidade, trata as pessoas de forma rude, buzina ou xinga ao volante frequentemente, não lida bem com imprevistos, costuma ficar chateado, pare e pense/reflita, pois são atitudes de quem não aplica o princípio 90/10.

Ora, se o seu médico atrasou e vai atrapalhar a sua programação do dia, não adianta descontar esse fato na secretária. Imprevistos podem acontecer o tempo todo. Esteja preparado e utilize este tempo para a leitura, por exemplo. Falo disso em outro Post “A importância do hábito da leitura em sua vida”.

Conhecer outras pessoas a sua volta pode ser outra opção enquanto o médico não chega. Ficar chateado e irritado não resolverá o problema, pelo contrário, poderá te deixar ainda mais estressado. Falo disso em outro Post “O lado bom do Stress. É isso mesmo? Será que podemos tornar o stress um aliado?

Bom, apresentei um conceito/possibilidade, agora cabe a você utilizar ou não. Posso assegurar que a sua utilização o surpreenderá positivamente.

Vamos praticar o Princípio 90/10? Isso vai mudar sua vida!

Um abraço
Vida que segue
Jeferson.

Facebookgoogle_pluslinkedin

4 Comentários


  1. Eu tive o privilégio de conhecer e trabalhar junto com esse cara… e me surpreende o quanto vem crescendo espiritualmente e intelectualmente. Parabéns amigo. Vida que segue… em boas companhias

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *