Os dez passos para você planejar e alavancar uma carreira de sucesso – Passo 1 de 10

Facebookgoogle_pluslinkedin

Olá Pessoal!

Resolvi escrever “Os Dez passos para você planejar e alavancar uma carreira de sucesso”.

A ideia é apresentar táticas para conseguir uma promoção no trabalho. Você pode e deve desbloquear todo o seu potencial para impulsionar ainda mais sua ascensão profissional.

Nas próximas semanas estarei apresentado estes dez passos/táticas. Abaixo haverá um Box para você deixar seu e-mail e receber os artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso pessoal e profissional! É gratuito!

Hoje vamos falar do primeiro passo:

Avalie suas Habilidades & Competências & Capacitação Técnica

Faça uma autoanálise sincera para identificar as lacunas em suas Habilidades & Competências & Capacitação Técnica. Nem todos se preocupam em fazer uma avaliação, mas é importante traçar um plano para desenvolvimento de suas competências.

Uma análise profunda e um balanço verdadeiro é um passo decisivo e pode trazer indicações de quão próximo ou distante você se encontra de sua próxima promoção. Lembre-se sempre que uma promoção não depende exclusivamente da empresa, mas também do profissional avaliar se está preparado para assumir maiores responsabilidades.

Após a análise das lacunas é interessante traçar e executar um bom plano de ação. É importante a participação em eventos como seminários online, workshop, palestras e treinamentos em associações de classe, universidades, etc. Atualmente existem muitas formas para se atualizar e muitos não se atentam com estes aspectos. Eventos como workshop e palestras são extremamente interessantes não apenas para se qualificar, mas também para conhecer outras tecnologias e também outros profissionais e desta forma fortalecer sua rede de contatos.

Livros e Podcast são outras opções profundamente válidas, sendo que o Podcast não possui custo e pode nos conectar com pessoas que possuem grandes e relevantes experiências, podendo contribuir para o nosso desenvolvimento.

Target

A maioria das pessoas que participam de eventos como workshop, palestras, etc, geralmente saem com a sensação de que “adquiriu conhecimentos importantes” e que vão ajudar no seu aprimoramento profissional. Às vezes o custo é praticamente zero e em alguns casos você pode assistir na comodidade do escritório ou na sua sala de estar da sua casa.

Por outro lado, alguns de nós não se preocupam em “atualizar-se” para melhorar suas competências. Cursos rápidos e online também são válidos. Principalmente quando queremos aprimorar uma competência específica. A maioria das pessoas que não são promovidas em minha equipe ou em empresas que passei, são pessoas que não procuravam se atualizar.

Procure a todo momento estar aberto e continuar os aprendizados. O movimento de sempre estar em busca de novos conhecimentos é fundamental para pessoas que desejam avançar na carreira ou em seus negócios. Investir em você e no seu potencial é uma atitude primordial nos dias atuais, e como as tecnologias estão se desenvolvendo em grande velocidade, a atualização se torna ainda mais importante e necessária.

Deixe seu e-mail abaixo e receba artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso pessoal e profissional! É gratuito!

Apesar dos avanços tecnológicos, as relações humanas ainda são fundamentais, e saber se relacionar com pessoas é mandatório, logo, capacitações neste sentido são necessárias, mas nem todos os profissionais se preparam para lidar com gente. Talvez este seja um item indispensável para a sua promoção.

Precisamos estudar sempre. É um processo que não tem fim. Mas o estudo não deve ser um fardo e sim algo prazeroso. Muitas vezes se a pessoa não possui um diploma de nível superior, talvez tenha que planejar este passo e procurar a sua execução com urgência. Por outro lado, se já possui, procurar uma pós-graduação seja um passo interessante. Mas em ambos os casos, apenas procure o curso caso realmente esta qualificação vai ajuda-lo em seu desenvolvimento e também possa permitir um avanço em sua carreira ou negócio, do contrário, será ruim e desmotivador participar do curso. O movimento de procurar desenvolver habilidades e competências precisam apoiar você na obtenção dos seus objetivos e resultados profissionais.

Voltar a estudar sem um objetivo claro será um desperdício de tempo e dinheiro. A qualificação e o objetivo precisam estar alinhados. Portanto escolher qual curso ajudará no seu desenvolvimento e consequentemente na sua carreira, é um fato decisivo. Às vezes, credenciais e diplomas profissionais são fundamentais para uma promoção, outras vezes, você só precisa de um curso rápido/curto para melhorar seus conhecimentos em determinada área, por exemplo.

Em alguns casos as empresas podem ajudar nas despesas, ou seja, você pode aumentar seus conhecimentos com baixo ou nenhum investimento.

Construir
Ocorre algumas vezes que a pessoa se tornou destaque ou referência na área em que se encontra e acaba se acomodando. Mas isso não é bom, até porque para um profissional ser completo, provavelmente terá que passar por outras áreas e funções, e realizar diferentes trabalhos. Logo, haverá necessidade de desenvolver novas habilidades e este é um processo contínuo.

Quando houver clareza em seu desejo e nos próximos passos da sua carreira, foque nas competências e habilidades realmente necessárias para esta nova função/cargo/desafio, e continue seu aprendizado nesta direção. Lembre-se sempre que a atualização deve ser constante.

A sua carreira é muito importante para ser terceirizada. Não espere que a empresa organize e dirija sua carreira. Sim, deve ser uma parceria, mas o principal interessado sempre deve ser você.

Tomar o controle da sua própria trajetória é o primeiro passo para que os objetivos se realizem.

Deixe seu e-mail abaixo e receba artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso pessoal e profissional! É gratuito!

Resumo:

• Fazer um balanço para identificar lacunas
• Traçar um plano de ação
• Participe de workshop e treinamentos online
• Pessoas mais capacitadas são as primeiras a serem promovidas
• Faça a escolha certa na hora de decidir sobre suas novas qualificações
• Não se acomode, desafie-se
• O aprendizado é continuo
• Não terceirize sua carreira

Se gostou, curta e  compartilhe!

Um abraço,

Vida que segue.

Jeferson.

Facebookgoogle_pluslinkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *