Os dez passos para você planejar e alavancar uma carreira de sucesso – Passo 10 de 10 – Peça Feedback

Facebookgoogle_pluslinkedin

Olá Pessoal!

Para quem não sabe, resolvi escrever “Os Dez passos para você planejar e alavancar uma carreira de sucesso”.

A ideia foi apresentar táticas para conseguir uma promoção no trabalho.

Hoje vamos falar do décimo e último passo: “Peça Feedback

Para que você alcance êxito e consiga sucesso em sua carreira é importante estabelecer um bom diálogo e uma relação saudável com seu gestor.


Uma vez estabelecido uma boa conexão, é necessário solicitar o feedback. Neste contexto de diálogo aberto e transparente a conversa será mais fácil, agradável e produtiva. Uma relação transparente e de confiança com o gestor será o que permitirá alinhar e estabelecer um contexto onde o feedback será um método útil para descobrir o que o impede de avançar em sua carreira, bem como os pontos positivos que devem ser mantidos.

Porém, é preciso ir um pouco mais fundo no termo feedback, que na verdade é uma palavra inglesa com o significado de realimentar ou dar resposta a um determinado pedido, situação ou acontecimento. Como estamos falando de pessoas o significado vai além, pois é utilizado para apresentar um parecer sobre o desempenho de uma pessoa.

Muitas vezes avaliar a qualidade ou não da realização de um trabalho/desempenho pode se tornar algo delicado (difícil de se fazer, pesado) ou agradável (leve e prazeroso). Delicado se não houver confiança, e agradável caso exista uma boa relação entre as partes, mesmo que o feedback seja para apresentar pontos a serem melhorados.

É importante ressaltar que a atividade de fornecer feedback é uma ação que apresenta tanto os pontos positivos quanto os negativos. Mas o objetivo é sempre o alinhamento em vista da melhoria do desempenho do colaborador. Nunca leve o feedback para o lado pessoal. Não cometa este equivoco.

O feedback é também caracterizado como devolutiva, um aspecto da comunicação interpessoal que pode servir para minimizar os conflitos e potencializar os pontos fortes.

O alinhamento através do feedback também pode ser utilizado para o colaborador apresentar “o que entende ser seus méritos”, pois em alguns momentos nós (eu me incluo como gestor) não estamos ciente de todos os méritos de nossos colaboradores. O gestor não é infalível e também possui pontos cegos e nesta conversa sobre o desempenho é relevante fazer esclarecimentos.

É um diálogo aberto e franco entre o gestor e o colaborador sobre o seu desempenho. O ponto de vista do colaborador bem como seus argumentos precisam e devem ser considerados.

É preciso bastante maturidade para receber o feedback, não caia na tentação de dizer que já tinha notado o erro, isso só piora a percepção que o gestor possa ter sobre você. Se perceber de imediato que realmente cometeu algum deslize, seja humilde e peça desculpas. Redobre a atenção na próxima entrega e siga o seu caminho.

Não espere por reuniões formais de feedback, caso elas existam, excelente. Do contrário, procure você tomar a iniciativa e buscar feedback. Estas solicitações podem ser informais, e inclusive em um almoço ou em uma pausa durante o dia. É relevante questionar não apenas o gestor como também pares e colegas de outras áreas/divisão.

“A coisa mais importante na comunicação é ouvir o que não está sendo dito.” Peter Drucker.

É de extrema valia que nestas reuniões/conversas sobre feedback, surjam dicas e sugestões de melhoria. Procure refletir sobre os itens apresentados, tanto os positivos quanto os negativos.

Realize uma avaliação sincera e procure entender a perspectiva das outras pessoas. Faça realmente uma avaliação imparcial e procure melhorar e ajustar sua conduta/comportamento nos pontos observados. É hora de mudar o agir…

Quando as pessoas observarem que você fez uma avaliação e está se esforçando para melhorar, o próximo feedback será positivo e muito gratificante. Você estará mais próximo de uma promoção.

Se você estiver realmente sentindo que está fazendo um bom trabalho, e tiver boas avaliações de desempenho, mas por alguma razão que desconhece perdeu uma ou duas oportunidades de promoção, talvez haja alguma coisa que o seu gestor não está contando a você.

Você pode aproveitar e solicitar feedback à ele. Pergunte por que não conseguiu a promoção e quais habilidades ou qualidades você precisa desenvolver, para no futuro ser considerado para eventuais oportunidades. Haja com cortesia, seja prudente e tenha cuidado, mas tente conseguir respostas verdadeiras.

Essa não será uma oportunidade para realizar reclamações, mas sim uma chance de descobrir o que pode fazer para conseguir uma promoção no futuro. Não fuja de uma conversa mais contundente, mas haja com prudência para não parecer arrogante.

Em alguns casos, ouvimos realmente coisas que não esperávamos, mas aproveite para questionar o seu gestor e obter respostas que vão permitir reflexão e ajudá-lo a nortear suas ações futuras.

É relevante se apresentar de forma educada, como: “Talvez eu não tenha alguma habilidade que precisa ser desenvolvida/aprimorada, ou a empresa não tem possibilidades de oferecer algo no momento, pode me ajudar a esclarecer estes pontos?”. No caso do gestor indicar a primeira opção, solicite que ele lhe apresente o que você precisa melhorar. Já se o problema for a falta de possibilidade da empresa, é interessante perguntar se há uma previsão para a sua promoção. Precisa ficar claro o que a organização realmente pode lhe oferecer. Além disso, procure combinar com o gestor um prazo para retomarem o assunto.

Lembrando que o feedback é uma ferramenta de gestão poderosa que deve ser utilizada para permitir alinhamento, desenvolvimento e crescimento profissional/pessoal. Absorva os feedbacks e utilize-os para realmente aprimorar suas habilidades, e não para baixar o seu desempenho profissional. Este não é o objetivo da ferramenta.

Se gostou, curta e compartilhe com seus amigos, vamos procurar feedback em nossas atividades profissionais e porque não em nossas relações pessoais?!

Um abraço,

Vida que segue!

Jeferson Peres.

Facebookgoogle_pluslinkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *