Os dez passos para você planejar e alavancar uma carreira de sucesso – Passo 3 de 10 – Trabalhe sua rede de contatos constantemente e fortaleça seus relacionamentos (Networking)

Facebookgoogle_pluslinkedin

Olá Pessoal!

Para quem não sabe, resolvi escrever “Os Dez passos para você planejar e alavancar uma carreira de sucesso”. A ideia foi apresentar táticas para conseguir uma promoção no trabalho.

Hoje vamos falar do terceiro passo: Trabalhe sua rede de contatos constantemente e fortaleça seus relacionamentos.

Quando pensamos em networking, algumas pessoas já pensam em sair adicionando contatos no LinkedIn, e isso é um tremendo equivoco. Relacionamentos são construídos ao longo da vida e da carreira, e são solidificados em nosso dia a dia através de constantes contatos com os clientes, fornecedores e colegas de trabalho. Quantidade não é sinônimo de qualidade!

Temos que procurar de alguma forma solidificar nossa relação com estas pessoas. Use e “desenvolva” exaustivamente suas habilidades interpessoais se relacionando com eles.

Procure sempre ser gentil e solícito com os clientes, parceiros, fornecedores e seus colegas de trabalho. Estabeleça relacionamentos mais fortes com seus colegas de trabalho e jogue futebol com a turma ou outra atividade que exista na sua empresa, seja um jogo de cartas, happy hour ou um churrasco. Procure conhecer verdadeiramente as pessoas.

futuro

Não se restrinja ao seu departamento, procure interação com outras pessoas além do pessoal que trabalha diretamente com você. Esteja presente nos eventos da empresa e estreite os laços com pessoas de outros departamentos. Isso também vai ajudar você a entender a empresa como um todo e oferecer contribuições para outros tipos de projetos.

Talvez sua promoção possa estar justamente dentro da própria organização e você apenas saberá se participar das atividades “sociais”.

Conhecer pessoas de níveis hierárquicos variados ou profissionais da sua área que trabalhem em outras empresas é fundamental para sua jornada. Não só amplia sua bagagem sobre seu trabalho como torna mais fácil as pessoas constatarem as suas qualidades e convidarem você para uma eventual vaga ainda melhor que a sua.

Procure em todas as interações manter a postura. Não somente no ambiente de trabalho e em eventos, mas também fora deles. Nesta era de tecnologia em que estamos nas redes sociais, temos que redobrar os cuidados, pois as redes sociais podem nos colocar em maus lençóis com exposições excessivas e desnecessárias. Use-as com cuidado e diligência.

Lembrando que o Networking começa muitas vezes atendendo um simples fornecedor com respeito e não de forma agressiva, deselegante e nada profissional. Lembre-se de tratar as pessoas como você gostaria de ser tratado.

Algumas vezes, apenas porque o fornecedor eventualmente cometeu uma falha de entrega ou de qualidade, não justifica comportamentos agressivos e inapropriados, e talvez possa prejudicá-lo em algum momento futuro. Temos que ser o mais profissional possível com todos.

Um profissional é uma pessoa que consegue dar o melhor de si em um momento no qual ele não se sente particularmente assim. Alistair Cooke

Procure participar de eventos como feiras, workshop e treinamentos de curta duração. Nestas oportunidades procure se relacionar e interagir com os participantes a fim de demonstrar o seu interesse, conhecimento e principalmente aproveitar a oportunidade para trocar contatos.

networking-globe

Você participou de um evento e aprendeu algo muito interessante, logo, proponha uma reunião e apresente seu material, ideia ou sugestão. Isso demonstrará as pessoas o quanto você é interessado e conectado com a empresa, além de fortalecer seu relacionamento.

Talvez você tenha conhecido um bom fornecedor de serviço na feira que participou recentemente, e pode fazer “uma ponte” entre um problema na sua empresa e uma solução que este fornecedor pode prover. Veja, você acabou fortalecendo duas boas conexões, pois ajudou ambos em seus propósitos. No futuro você pode inclusive ser contrato por uma das partes em que apoiou hoje.

Não estou dizendo que temos que fazer as coisas apenas pensando em obter vantagens futuras, longe disso, estou apenas sugerindo que devemos sempre estar atentos. Ser generoso, solícito e prestativo pode literalmente abrir portas em nossas carreiras. Porém, esta atitude de se relacionar e ajudar as pessoas precisa ser integra, sincera e verdadeira, e não apenas “interesseira”. Você precisa “verdadeiramente estar disposto a ajudar as pessoas”.

relacionamento

Evite causar confusões ou um clima ruim no ambiente de trabalho, definitivamente não é bom possuir uma imagem de quem apenas causa conflitos, e sim uma imagem positiva de quem é prestativo e sabe mostrar soluções ao invés de apenas focar nos aspectos negativos.

Procure ter comportamentos adequados as suas aspirações. Foque sempre nos exemplos positivos.

Outro ponto relevante é relacionado à “acomodação”. Este tipo de comportamento é um inimigo no desenvolvimento de sua carreira e pode afastá-lo da sua promoção. Esta atitude enfraquece seu relacionamento com as pessoas.

Procure incessantemente novas alternativas para o alcance da sua meta final. Produza, diversifique e inove.

Isto pode ser realizado através de pesquisa de outras realidades e possibilidades. Leia sites de outros países e estude o concorrente, enfim, procure “ver fora da caixa”. Estímulos externos trarão para você novas ideias e permitirá a você estender e ampliar seus contatos.

network

Procure encontrar uma forma de atuar e se sentir confortável ao estabelecer contatos. Respeite os limites individuais para a sua relação soar como uma coisa natural aos envolvidos. Do contrário, as pessoas podem entender que apenas existe interesse em se auto promover, o que não é verdade.

Lembre-se sempre que “o seu relacionamento” com as pessoas é muito importante. As oportunidades e soluções estão “nas pessoas” e possuir bons relacionamentos e cultivá-los é uma atitude madura, inteligente e saudável.

Temos que trabalhar estes contatos especialmente quando não precisamos. É a forma mais adequada de “acumular créditos de capital social”. Neste cenário é mais fácil solicitar e receber ajuda.

Se gostou, curta e compartilhe!!

Um abraço,

Vida que segue.

Jeferson.

Facebookgoogle_pluslinkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *