Os dez passos para você planejar e alavancar uma carreira de sucesso – Passo 4 de 10 – Apresente-se como “solução dos problemas”, e não como “o problema”

Facebookgoogle_pluslinkedin

Olá Pessoal!

Para quem não sabe, resolvi escrever “Os Dez passos para você planejar e alavancar uma carreira de sucesso”. A ideia foi apresentar táticas para conseguir uma promoção no trabalho.

Hoje vamos falar do quarto passo: Apresente-se como “solução dos problemas”, e não como “o problema”.

Ideia

Observo que algumas pessoas caem na tentação de ao identificar um problema, levá-lo ao seu superior e ser o portador da notícia ruim em primeira mão. Se você quer saber sobre algum problema, procure esta pessoa, aliás, ela vai procurá-lo. Este colaborador vai possuir um rótulo ruim. Não seja você esta pessoa.

Ao identificar um potencial ou real problema, procure refletir, falar com outras pessoas e finalmente propor alternativas para encarar a dificuldade.

Solucao Chave

Observe o seguinte cenário:

Eu peço para dois colaboradores da minha equipe, para verificarem o preço do abacaxi no supermercado.

O primeiro vai e pergunta o preço da fruta e quando o atendente disse que não havia abacaxi, ele volta e me comunica a situação. E simplesmente aguarda um novo direcionamento.

O segundo colaborador ao chegar ao supermercado e ter a informação de que não há abacaxi, verifica o valor da laranja, do abacate, da banana e da maçã. Ao me notificar sobre a falta do abacaxi, ele já automaticamente informa que podemos fazer substituições por outras frutas e já apresenta também os preços. Inclusive informa que a fruta da época é a maçã e que o preço encontra-se em promoção. Além disso, informa que existe uma aceitação muito grande da equipe pela fruta da época.

Uau…

Qual dos dois empregados você promoveria? Qual deles apresenta-se como solução? Qual deles se parece mais com você?

Pode parecer simples, mas vivencio este cenário diariamente há anos. Temos tanto o primeiro como o segundo colaborador em nossas equipes. Jamais aja como o primeiro.

Observe que a situação é a mesma para ambos, porém um deles “demonstra um desempenho além do que é esperado” e desta forma consegue entregar uma solução e não um problema ou desculpa.

Interrogaçã e Exclamação

Em nossa jornada nas organizações e na busca constante para moldar nosso comportamento e atitude em direção a resultados eficientes, precisamos invariavelmente demonstrar para todos no trabalho “uma maior capacidade de comprometimento e engajamento”. Estes são pontos desejados, esperados e avaliados pelo empregador e principalmente pelo seu gestor.

É muito melhor apresentar-se como “solução do problema” do que o contrário e ser “o problema”.
Se onde você trabalha valoriza-se o cumprimento do horário, seja aquele que chega no horário. Atualmente também existe um reconhecimento muito grande de profissionais que cumprem os prazos acordados, logo, procure cumprir com aquilo que foi combinado.

Existem aquelas atividades que geralmente ninguém quer fazer, seja voluntário e a realize com qualidade e no prazo acordado. Tenha certeza de que o seu esforço será reconhecido, talvez não da forma que você gostaria, talvez não no tempo que você deseja, mas a sua valorização irá ocorrer.

As pessoas que sempre estão dispostas a ajudar e a colaborar, acabam estimulando elas mesmas a saírem de si e se auto motivarem e exercitam o tempo todo sua “arte de criar”. Logo, serão percebidas como tal e também recompensadas. Procure ser o profissional que sempre surpreende positivamente.

Puzzle - Solução

A forma como você se apresenta no trabalho, será a forma na qual será percebido. Invariavelmente seja prestativo, mostre que está disposto a apoiar os colegas de trabalho, a empresa e também atender as solicitações “do chefe”. Dedique-se 100%.

Em alguns casos é possível observar o colaborador “fazendo apenas o básico”, ou seja, o mínimo necessário. Depois se pergunta por que não recebe uma promoção ou um salário maior! Novamente: não faça apenas “o que se espera da sua função”, mas execute e entregue mais. Demonstre que está preparado para ir mais longe. Podemos chamar esta atitude de antecipação. Isso passa para a organização como um todo, a imagem de que você primeiro: é capaz, segundo: é merecedor de uma promoção.

Lembre-se do que falamos sobre Networking: você ficará visível e será lembrado. Mas será preciso manter boas relações com a maioria das pessoas na empresa. Isso inclusive chamará atenção de outros gestores.

Sempre procure pensar que o que você está realizando é o trabalho mais importante da empresa, e que o futuro da organização depende do resultado desta atividade. Ocorrerá que o seu “mindset” ou estado mental, vai automaticamente estar muito mais focado em solucionar os problemas do que talvez criar barreiras que o impeçam de sanar a adversidade que está na sua frente.

Lembre-se que agindo desta forma você com certeza vai passar uma imagem que está verdadeiramente pronto para assumir novas responsabilidades. Mas cuidado, você não pode dizer que “quer um salário maior”, ainda que isso seja legítimo e esperado, mas diga que gostaria de “desafios maiores”. O salário será reajustado na sequência, e se isso não ocorrer, será necessária uma conversa com seu gestor para esclarecer as expectativas, mas em um primeiro momento, demonstre apenas que está disposto a apoiar.

Quando focamos na solução dos problemas, podemos inclusive ter a oportunidade de compartilhar nosso conhecimento, e esta é uma excelente ferramenta para engrandecimento do profissional. Lembre-se sempre que você não precisa apenas “cativar o chefe”, precisa também demonstrar a equipe como um todo que será um profissional diferenciado, para isso, seja parceiro e procure “ensinar” sempre que necessário. Caso não possua conhecimento do assunto, faça pesquisas e procure ajudar de acordo com sua possibilidade.

apoio

Verificando uma pesquisa que foi realizada com aproximadamente 382 gerentes, diretores, supervisores, analistas e coordenadores de empresas nacionais e multinacionais, constatou-se que das pessoas promovidas “nos últimos seis meses”, 61% afirmam ter conquistado a promoção através do trabalho focado e “apresentando soluções” para as organizações.

Vejam como é “importante ser a solução dos problemas”, 61% é um percentual muito elevado e relevante. A sua oportunidade de promoção vai chegar e depende muito de você. Ao menos é o que indica esta pesquisa. Tenha certeza que: as pessoas e a empresa estão observando-o constantemente.

A pesquisa também questionou sobre a frequência das promoções, e constatou-se que a maioria dos gestores (57%), afirmaram que gostaria de “promover mais frequentemente seus subordinados”, mas não o fazem por limitação de orçamento. Portanto não desanime, a sua oportunidade vai chegar.

Conclusão: você deve procurar ser um profissional que demonstra desempenho e comportamento voltados constantemente para a excelência. Procure estabelecer e manter relações interpessoais de colaboração, pois não nos “aprimoramos sozinhos e isolados de uma equipe”. Todas as atitudes listadas aqui irão permitir que você seja avaliado e reconhecido pela sua capacidade de apresentar-se como solução, obtendo com isso, chances concretas e verdadeiras de ser promovido mais frequentemente.

Deixe um comentário se você gostou. Curta e compartilhe. Se não gostou, envie também seus comentários.

Um abraço,

Vida que segue!

Jeferson.

Facebookgoogle_pluslinkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *