Os dez passos para você planejar e alavancar uma carreira de sucesso – Passo 5 de 10 – Aprenda como a empresa funciona

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Olá Pessoal!

Para quem não sabe, resolvi escrever “Os Dez passos para você planejar e alavancar uma carreira de sucesso”.

A ideia foi apresentar táticas para conseguir uma promoção no trabalho.

Hoje vamos falar do quinto passo: “Aprenda como a empresa funciona”.

É importante apurar a sua sensibilidade para analisar e avaliar criticamente como é o processo de Cargos e Salários da empresa que você trabalha, este é o primeiro passo. Esclareça com o seu gestor quais são as regras e políticas para a gestão de pessoas, desta forma ficará claro para você a sua real possibilidade de ser promovido.

Em algumas empresas as políticas são muito claras, e em outras o assunto é um tabu. Independente de como a sua empresa atua, é interessante você “perceber” como a empresa funciona, apenas observando os movimentos e as promoções que ocorrem.

Nem sempre a responsabilidade é apenas da empresa e do gestor, mas sim do próprio interessado, que é você. Na minha avaliação, esta atitude de procurar saber como o processo funciona, já é um bom indicativo de que tenho na minha frente um excelente profissional.

Esta avaliação inicial para entender se a empresa possibilita o seu crescimento é o primeiro passo, pois uma vez que identificamos que a possibilidade é real, podemos partir para o próximo passo que é o plano de ação em busca da promoção. Além disso, você deve voltar-se para o seu próprio desempenho profissional. Sem performance você não vai muito longe.

É relevante lembrar que você não precisa necessariamente trabalhar para uma empresa gigante, embora elas normalmente possuam várias possibilidades de promoção, mas procure por uma empresa com espaço suficiente para o seu crescimento.

Em várias empresas existem programas que permitem que o colaborador candidate-se para as vagas internamente. Se este for o seu caso, aproveite a chance para demonstrar o seu desejo de desenvolvimento dentro da organização.

Uma dica valiosa que recebi há muito tempo foi procurar um mentor dentro da própria empresa. Além de você receber dicas e direcionamento, você terá alguém (além do seu gestor imediato) que conhece suas aspirações e poderá inclusive indicar você quando souber de alguma oportunidade.


Por outro lado, é importante ressaltar que talvez uma promoção não seja interessante para você. Saiba reconhecer quando estiver diante de uma situação como esta. Nem sempre é fácil “perceber” se uma promoção é algo realmente positivo. Porém, nestes momentos é extremamente importante avaliar se a promoção irá proporcionar: 1) real crescimento na carreira; 2) benefícios reais no longo prazo; 3) aumentar seu conhecimento. O mentor pode inclusive apoiar você na decisão.

O seu mentor também poderá falar bem de você para outras pessoas, bem como do excelente trabalho que ambos estão realizando no processo de “mentoria”. Os encontros podem ser mensais ou bimestrais, vai depender da agenda de ambos. Mas posso garantir que o processo irá trazer inúmeros benefícios para você se for bem conduzido.

Procure observar quem já foi promovido dentro da empresa e tenha uma conversa com esta pessoa. Principalmente para saber como foi o processo, quais erros e acertos foram cometidos. Podemos e devemos aprender com a experiência de outras pessoas. Porém, não foque nos obstáculos que esta pessoa enfrentou, utilize estas informações para você se preparar melhor e evitar cair nos mesmos erros.

Temos a tendência de achar que a empresa não promove as pessoas, mas isso nem sempre é verdadeiro. Por todas as empresas que passei pude observar profissionais que foram inteligentes e entenderam como a empresa funcionava para traçar uma estratégia e buscar seu desenvolvimento e crescimento.

Quando estiver trocando ideia com quem já foi promovido, procure entender principalmente quais foram os critérios utilizados. Este é um ponto fundamental, pois permite que se tenham indicativos de quais comportamentos e desempenhos são esperados dos profissionais.

Neste momento de entender a empresa e se posicionar para alcançar seu objetivo, é muito relevante saber exatamente o que você quer e quanto pode oferecer para atingir o sucesso na organização.

Lembre-se também: é mandatório certificar-se de que as pessoas certas saibam que você deseja ser promovido, mas além disso, tenha certeza que você encontra-se preparado para o desafio.

Um abraço!

Vida que segue!

Jeferson Peres.

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