Os dez passos para você planejar e alavancar uma carreira de sucesso – Passo 6 de 10 – Dialogar e alinhar suas expectativas com o gestor

Facebookgoogle_pluslinkedin

Olá Pessoal!

Para quem não sabe, resolvi escrever “Os Dez passos para você planejar e alavancar uma carreira de sucesso”.

A ideia foi apresentar táticas para conseguir uma promoção no trabalho.

Hoje vamos falar do sexto passo: “Dialogar e alinhar suas expectativas com o gestor”.

É imprescindível demonstrar ao seu superior que você deseja uma promoção. Informe claramente que você está em busca de desenvolvimento e crescimento da sua carreira. Neste contexto, você poderá receber a sua promoção.

Algumas pessoas imaginam que a responsabilidade pela promoção é apenas da empresa e ficam esperando o gestor se posicionar. Pensar desta forma é um tremendo equivoco. Mostre ao seu superior os seus objetivos dentro da empresa e esteja preparado para assumir novas responsabilidades.

Tomar a iniciativa e demonstrar interesse em alinhar suas expectativas com o gestor, é uma atitude excelente e muito bem vista pelos gestores de uma forma geral.

Além disso é importante também demonstrar comportamentos e atitudes como: “Eu tenho uma proposta e gostaria de lhe apresentar”. Isso soa melhor do que trazer problemas e fofocas. Na sequência você também já pode começar a apresentar suas expectativas e anseios. Nunca queira alinhar este tipo de assunto no meio de uma “tempestade”, se for possível treine e ensaie o que será dito e esteja preparado para questionamentos.

Procure realizar este tipo de diálogo em um dia mais calmo e em que exista uma atmosfera positiva. Geralmente uma sexta-feira é um bom dia, mas procure sentir e entender também se o gestor está em dia tranquilo e disposto.

Eu particularmente fico imensamente feliz quando me deparo com um profissional que se preocupa com sua carreira. Isso causa impacto positivo e impressiona muito um gestor. Saber que o profissional está tomando o controle de sua carreira é algo muito positivo.

Lembre-se sempre que o seu gestor possui pontos cegos, e nem sempre está “enxergando” os méritos do seu funcionário. Por isso, a importância de se comunicar adequadamente com ele.

Caso a empresa que você atua adota uma avaliação de desempenho e plano de carreira, tudo fica mais fácil. E será natural você descobrir antecipadamente quais são as próximas etapas para se alcançar crescimento na carreira. Por outro lado, caso a empresa não tenha um plano de carreira formal, a iniciativa pode e deve ser sua.

Deixar claro ao seu superior que você realmente quer uma promoção é uma possibilidade a ser considerada. Porém, é importante ressaltar que existe outras maneiras de deixar claro seu desejo por mudança (promoção), uma delas é não se tornar uma pessoa acomodada. Atue como um profissional aberto a mudanças e faça seu trabalho aparecer. Apresente sugestões, seja positivo e dê soluções para sua área.

Certifique-se de que “as pessoas certas” saibam que você deseja ser promovido. Caso tenha um mentor dentro da empresa, deixe isso claro para ele também, pois ele pode ser o seu “padrinho”. Não tenha receios de apresentar ao seu superior, os seus objetivos profissionais, pois a maioria dos bons gestores tentarão ajudar você.

Muitas vezes acabamos nos “desmotivando”, e isso pode sim ocorrer. Porém, é importante ressaltar que esta atitude deve ser apenas uma fase curta, e que na sequência você precisa e deve continuar fazendo um ótimo trabalho em seu cargo atual.

Procure não demonstrar que não está satisfeito com seu cargo/posição atual, e faça com que as pessoas que tomam decisões percebam que você realmente deseja “um determinado cargo”.

Procure não ser percebido como um indivíduo passivo, que fica apenas “esperando a promoção chegar”. Muitas vezes nos enganamos achando que a responsabilidade é apenas da empresa e passamos uma imagem equivocada para o gestor.

Por outro lado, caso você procure o gestor e não tenha êxito, avalie a possibilidade de procurar a área de recursos humanos. Lembrando apenas que você pode estar causando um desconforto na sua relação com o gestor atual. Mas é compreensível um colaborador procurar o RH, desde que ele tenha realmente se preparado e principalmente se desenvolvido para almejar uma promoção.

Com o pessoal do RH, é relevante ressaltar principalmente suas conquistas e o que você tem realizado para merecer ser considerado para uma promoção. Porém, se o seu desempenho é sofrível, abaixo da média e você não se capacitou, estará apenas causando um problema maior para você mesmo, logo, é importante ter absoluta certeza do que está fazendo quando procurar o RH.

Sim, a acomodação é uma grande inimiga da sua promoção. Procure novos caminhos e insista na busca da sua meta final. Procure criar, apoiar, diversifique e inove. Mas insista sempre em discutir as possibilidades e alinhe-se com seu gestor, desta forma você saberá exatamente se os passos que está realizando irão ou não permitir a sua promoção.

Enfim, demonstrar interesse, se expor e tomar a iniciativa é muito importante, mas é preciso conhecer as políticas e caminhos que empresa utiliza para promover as pessoas. Portanto, alinhe seus anseios e expectativas com o seu gestor para não se frustar e alcançar a sua promoção.

Um abraço,

Vida que segue.

Jeferson Peres.

Facebookgoogle_pluslinkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *