Os dez passos para você planejar e alavancar uma carreira de sucesso – Passo 8 de 10 – Procure ficar visível na organização

Facebookgoogle_pluslinkedin

 

Olá Pessoal!

Para quem não sabe, resolvi escrever “Os Dez passos para você planejar e alavancar uma carreira de sucesso”.

A ideia foi apresentar táticas para conseguir uma promoção no trabalho.

Hoje vamos falar do oitavo passo: “Procure ficar visível na organização”

O que seria ficar visível na organização? É a ação de ser capaz de demonstrar para os seus colegas, gestor e a organização como um todo o bom trabalho que você vem desenvolvendo.

Já diz o ditado “quem não é observado, também não é notado”. “Visibilidade” se obtém muitas vezes ultrapassando o que lhe é destinado. Seria exatamente executar o que foi apresentado no passo 7 de 10, ou seja, fazer além do esperado.

Porém, diria que precisamos fazer e “fazer bem feito”. Observo que algumas pessoas vão além (como falamos no passo 7), mas se limitam e não conseguem avançar ao ponto de efetivamente concluir o trabalho e fechar com chave de ouro.

Costuma-se dizer que faltou a cereja do bolo. O profissional se esforçou e foi além, porém, não o suficiente para ser notado, faltou alguma coisa. O que você entende que pode ter faltado?

Na minha opinião, esta coisa muitas vezes é um “pequeno passo”, muito pequeno mesmo. Pode ser uma análise de dados com perspectivas, cenários e possibilidades.

Observo diariamente pessoas que realizam bons trabalhos, mas quando fazemos algumas perguntas e questionamentos, a pessoa percebe que poderia ter avançado um pouco mais na atividade e desta forma tirar nota 10, ou seja, “ser efetivamente notada”.

Procure observar e refletir se você talvez esteja deixando faltar algum “pequeno detalhe” que está impedindo-o de ser realmente percebido como um profissional acima da média, e também atrapalhando o avanço da sua carreira

Por outro lado, como saber antecipadamente se o seu trabalho é realmente notado? Talvez você deva procurar feedback de outras pessoas e desta forma calibrar se a sua percepção está alinhada com a dos seus colegas e gestor. Outro indicativo são os projetos na qual você está sendo direcionado. Geralmente as pessoas percebidas/notadas são direcionadas para projetos estratégicos e importantes. Problemas de difícil solução também são encaminhados para pessoas com “visibilidade”.

Um outro indicativo é ser indicado como “coach”, mentor ou algo parecido. Quando você for requerido para adotar ações como: “ensinar”, “aconselhar” ou “instruir” outras pessoas, você estará se tornando visível dentro da organização. É fundamental ser destacado para partilhar seus conhecimentos com outras pessoas. Além disso, existe também o lado pessoal, pois ensinar permite a oportunidade de experienciar engrandecimento profissional. Além da gratidão que sentimos quando observamos pessoas que trabalham conosco se desenvolverem.

Procure sempre ajudar e de acordo com suas possibilidades. Apoie sem necessidade de ser “requerido”, em um primeiro momento. Tenha apenas o cuidado para não fazer o trabalho dos outros e se sobrecarregar.

A visibilidade também será percebida quando você iniciar o desenvolvimento de “um sucessor” ou “backup”. Esta será uma fase importante. Você só será promovido e talvez deslocado para outra área/divisão se possuir alguém em condições de ocupar o seu cargo, e é uma atitude inteligente se preocupar em preparar alguém. Possuir realmente alguém pronto para substituí-lo quando for necessário é o mínimo que as empresas esperam de nós.

Não tenha receio de perder o cargo/emprego se você for capaz de treinar e realmente preparar um sucessor. Você estará desenvolvendo várias habilidades durante este processo e a maioria das boas empresas para se trabalhar estará interessada em verdadeiramente promovê-lo. É desnecessário pensar o contrário. Além disso, ao longo do processo de treinamento você poderá apresentar suas habilidades de gerenciamento e estará em evidência. Passará também uma mensagem de alguém que preocupa-se e apoia o desenvolvimento dos colegas.

Geralmente quem procura inovação, acaba ficando em evidência e torna-se automaticamente uma referência, pois consegue demonstrar o seu trabalho para toda a empresa. As organizações estão interessadas em profissionais atentos às transformações que impactam seus segmentos de atuação e também à empresa de uma forma global. Procure ser este profissional.

Ter competência para inovar é uma “qualidade comum em pessoas que são promovidas”, pois elas trazem novas ideias, buscam soluções e conhecimento, e não ficam esperando o gestor solicitar.

Esteja sempre se aprimorando para implantar inovações na sua área de atuação, trazendo desta forma novos olhares em torno de você e de seu trabalho. Resumo: Seja mais que notado, seja realmente percebido inovando!

Em certa medida é também necessário saber “se promover”, ou seja tornar-se conhecido e lembrado pelas pessoas com quem convive no trabalho. Promoções e convites são feitos para quem sabe de uma forma equilibrada apresentar seus resultados de maneira construtiva e que imprimem uma imagem positiva ao profissional. É claro que a “autopromoção” (ou marketing pessoal) não deve ser algo apenas para expor o seu ego e sim para apresentar suas credencias, ou seja, mostrar suas competências, habilidades e qualidades.

Se você é tímido, repense esta questão. Será necessário um pouco de treinamento e exposição para tornar-se seguro e menos tímido, e aos poucos conseguir apresentar seus resultados com desenvoltura. Você pode inclusive praticar com algum colega de trabalho ou com pessoas próximas.

Seguindo estas dicas você vai verdadeiramente ser notado, percebido e principalmente promovido.

Se gostou, curta e compartilhe com seus amigos, vamos estimular a reflexão!

Um abraço,

Vida que segue!

Jeferson Peres.

Facebookgoogle_pluslinkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *