Os dez passos para você planejar e alavancar uma carreira de sucesso – Passo 9 de 10 – Alto desempenho e resultados

Facebookgoogle_pluslinkedin

 

Olá Pessoal!

Para quem não sabe, resolvi escrever “Os Dez passos para você planejar e alavancar uma carreira de sucesso”.

A ideia foi apresentar táticas para conseguir uma promoção no trabalho.

Hoje vamos falar do nono passo: “Alto desempenho e resultados”.

Afinal, qual o significado do termo “alto desempenho”?

Seria exercer um estado de excelência permanentemente. É uma atitude constante em busca de melhores resultados sempre. Trabalhar em alta performance é atingir todo nosso potencial, e poder usufruir de tudo que suas habilidades possam lhe propiciar.

E qual o contrário de alta performance? Mediocridade! O que significa medíocre? Ser médio! Não cometa o erro de passar a imagem de um profissional “médio”.

A palavra alta performance vem sendo bastante empregada no mundo corporativo, porém, ela já é adotada há muito tempo no mundo do esporte, onde os atletas impreterivelmente precisam atuar em altíssimo nível o tempo todo. Isso significa trabalhar muito próximo do limite superior de sua capacidade e excelência, além é claro de estar permanentemente em busca de resultados ainda melhores que o obtido anteriormente.

Assim como os atletas, todas as empresas querem alcançar bons resultados e para isso é necessário oferecer produtividade com qualidade.

Os profissionais valorizados geralmente possuem alta performance e fazem a entrega de seus trabalhos invariavelmente no prazo e com qualidade superior. Além disso, são profissionais capazes de aprimorar e mensurar seu desempenho, bem como comprovar seu resultado ancorado em indicadores (KPI’s).

Você é capaz de demonstrar com números os resultados que tem alcançado? Pense nisso…

“No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço e a dedicação, não existe meio termo, ou você faz bem feito ou não faz.” Ayrton Senna

Em momentos de crise, é ainda maior a necessidade de apresentar uma alta performance. Até porque, são nestes momentos que nosso destino é traçado.

Apresentar alta performance em momentos de crise, bem como possuir “facilidade para atuar nestes períodos” é uma característica importantíssima, que faz com que o profissional se sobressaia.

A competência também é uma aliada do alto desempenho para se destacar no trabalho. É imprescindível ser realmente bom no que faz. Estar verdadeiramente preparado para executar o trabalho com competência e gerar excelentes resultados são requisitos mínimos para quem realmente deseja melhorar sua remuneração.

Possuir capacidade de apresentar ideias, novos projetos e soluções que colaborem para o desempenho da empresa é indispensável. Com resultados reais, soluções e ideias, fica muito mais fácil negociar melhores condições de trabalho e inclusive pleitear uma promoção.

Não caia na tentação de solicitar uma promoção sem capacidade de apresentar resultados apoiado em números e argumentos claros e válidos. É preciso também competência no momento de discutir e direcionar uma conversa sobre carreira e promoção.

Desculpa ser insistente neste ponto (mas é necessário), é mandatório se amparar em indicadores que sustentam sua solicitação. Além disso, os indicadores possibilitarão identificar se você está na direção correta antecipadamente. Lembre-se da seguinte frase de Peter Drucker:

“O que pode ser medido pode ser melhorado.”

Logo, também é interessante que você realize um balanço daquilo que realmente esperam de você. Você sabe qual a expectativa do seu gestor? Saber exatamente o que o gestor quer que você entregue é um passo decisivo para uma promoção, assim como falamos no passo 6. Até porque, uma vez que você realize as entregas do que foi combinado/acordado você poderá falar sobre a contrapartida (promoção) com mais propriedade.

A paciência em certa medida é uma virtude, mesmo quando estamos em busca de uma promoção. Seja verdadeiro e realista sobre o seu desempenho, e não se frustre caso não consiga ser promovido de imediato. Aguarde pela oportunidade e momento certo. Porém, quem possui alto desempenho não fica esperando para sempre.

Gosto muito quando alguém solicita aumento salarial ou uma promoção, principalmente quando a frase inicia da seguinte forma: “Desde a minha contratação eu consegui atingir as seguintes metas:……”, ou seja, a pessoa preocupa-se em apresentar seus resultados alcançados, e com base em dados e indicadores de desempenho sugere a possibilidade de avaliação de um aumento salarial ou promoção, por exemplo.

Esta atitude, inclusive facilita o trabalho do gestor que possuirá os argumentos e dados necessário para encaminhar o pedido ao RH e/ou Diretor/Gerente responsável pela aprovação do aumento ou promoção. Lembre-se que contra fatos e evidencias não há argumentos.

Mesmo em tempos difíceis é possível realizar ajustes e promoções, talvez não com a frequência que o gestor deseja ou na proporção que o colaborador espera, mas sim, é possível e depende de bons argumentos e dados que amparem esta decisão. Até porque as empresas sabem que bons profissionais são desejados e muitas vezes assediados.

Colaboradores de alto desempenho não são fáceis de serem encontrados. Resumo: ajude seu gestor a ajudar você!

Se gostou, curta e compartilhe com seus amigos.

Um abraço,

Vida que segue!

Jeferson Peres.

Facebookgoogle_pluslinkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *