Três princípios essenciais para realização de seus projetos no prazo e com qualidade

Facebookgoogle_pluslinkedin

Muitas vezes nossos sonhos e metas são sufocados de forma lenta e silenciosa por “prioridades que se conflitam” e acabamos não focando em nossos “mais íntimos desejos e aspirações”.

Nossas vidas e das empresas acontecem dentro de um enorme e complexo conjunto de atividades. São inúmeras solicitações, reuniões e urgências, todas combinando para estrangular as iniciativas relacionadas aos nossos sonhos.

Dominar os princípios abaixo irá ajudá-lo a evitar a morte prematura de seus projetos e sonhos e ajudará você a avançar nos projetos para realizar entregas no prazo e com qualidade.

1. Importante x Urgente – Focar 100% nas metas importantes

Inúmeras são as atividades que são denominadas como urgentes, mas não obrigatoriamente “as mesmas são importantes”. Infelizmente nossa agenda é tomada por assuntos urgentes e eles irão ocorrer. Temos que estar preparados e saber lidar com estas urgências, pois infelizmente de 60% a 70% do nosso tempo, é tomado por estes eventos. O percentual depende de vários fatores.

O importante é não permitir que sua agenda seja 100% tomada por assuntos urgentes. Procure focar a parte da manhã e início do dia em assuntos importantes, pois a cabeça vai estar descansada e mais preparada para lidar com estas situações. Na parte da manhã temos mais energia e utilizá-la em assuntos importantes é uma atitude inteligente.

Quando você iniciar os trabalhos nos assuntos importantes, é relevante ser o mais específico e detalhado possível para evitar distrações e foco em atividades que na verdade estão disfarçadas de importantes.

Deixe seu e-mail abaixo e receba artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso pessoal e profissional! É gratuito!

É primordial ao descrever esta atividade, definir exatamente o que se espera como resultado, bem como quando será concluída. Desta forma você evitará distrações e trabalhará bem focado em seu objetivo.

Resumo: escolha uma (ou mais, se possível) atividade importante para se dedicar no início do dia.

2. Medir & Divulgar

Para realizar seus projetos no prazo e com qualidade elevada é primordial medir os avanços e o “resultado como um todo”. Porém, não devemos apenas olhar no espelho e verificar os resultados passados, é mandatório avaliar o que está “acontecendo agora, neste exato momento”.

Não estou sugerindo apenas avaliar as metas ou o indicador isoladamente, mas sim, avaliar se o “conjunto como um todo” está na direção que você gostaria. Podemos ter um indicador dentro da meta, porém estarmos na direção incorreta, e esta revisão/acompanhamento pode evitar esta situação.

Novamente: precisamos avaliar antecipadamente se o que está sendo feito agora, está realmente conduzindo você na direção dos seus sonhos e objetivos maiores. Muitas vezes é difícil chegar nesta conclusão, mas é essencial para manter as metas/objetivos em progresso/evolução.

Muitas vezes, para alcançarmos o sucesso em um objetivo específico, é interessante divulgar as metas para que as mesmas possam ser visualizadas e perseguidas constantemente. Este movimento (de buscar atingir a meta) torna-se um processo importante, e a divulgação e acompanhamento dos indicadores é primordial.

Resumo: possuir indicadores claros e deixar os mesmos espalhados de forma visual é uma prática excelente. Quer realizar seus projetos no prazo e com qualidade? Meça os resultados e divulgue!

3. Responsabilidade – Prestação de Contas

Uma tática para evitar a morte dos seus sonhos e projetos, é realizar uma breve reunião/reflexão e alinhamento para uma análise do “progresso das atividades”. O simples fato de necessitar fazer uma avaliação/revisão já desperta em nós um sentimento de tornar o “urgente” realmente importante e começarmos a nos cobrar, e também nos responsabilizarmos à medida que visualizamos as atividades necessárias e sabermos o que precisamos para progredir.

Enquanto trabalhamos, se tivermos um compromisso semanal de fazermos uma reunião/reflexão para apresentar o progresso das atividades, acabamos inconscientemente pensando no que temos que apresentar na reunião semanal.

Esta reunião pode ser sua (consigo mesmo)! Não é apenas uma questão de como mantemos as atividades em andamento, mas sim de como eu estou verdadeiramente avançando com relação aos objetivos previamente definidos.

Resumo: Devemos ser responsáveis e prestar contas para conosco mesmo sobre o desempenho e evolução dos objetivos. Este follow-up é uma forma excelente de nos tornarmos ainda mais responsáveis pelos nossos projetos.

Se você seguir estes três princípios, você terá mais foco em seus objetivos e também maiores condições para realizar e concluir estes projetos no prazo e com qualidade. Não permita a morte dos seus sonhos e projetos, para isso, siga os passos apresentados.

Um grande abraço,

Vida que segue!

Jeferson Peres.

Facebookgoogle_pluslinkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *