Um mapa das estradas para trilhar uma vida de sucesso – Roadmap Pessoal

Facebookgoogle_pluslinkedin

 

Talvez seja necessário iniciar este artigo explicando o que seria um Roadmap, até porque é um termo muito utilizado em gestão estratégica, desenvolvimento de produtos e projetos, e nem todos estão familiarizado com o tema.

Roadmap em uma tradução livre seria: Mapa de Rotaou “Roteiro”. Mas na verdade é muito mais do que isso, trata-se de um roteiro estratégico elaborado para alcançar um objetivo específico.

É desenvolvido pelas empresas indicando as etapas e o tempo esperado para que os resultados sejam alcançados. Entendo que seja perfeitamente possível realizarmos um RoadMap para um objetivo pessoal, como por exemplo um processo de emagrecimento.

Esta ferramenta é excelente e pode ser muito útil em nossa vida se a aplicarmos da forma adequada.

Ainda que inconscientemente, você já sabia o que é um Roadmap! Exemplo:

Atualmente utiliza-se muito de recursos visuais gráficos para o bom desenvolvimento de um RoadMap. Durante a construção, é necessário deixar claro as etapas que serão necessárias para alcançar um objetivo, e a visualização gráfica proporcionará à você uma clara visão antecipada do caminho a ser percorrido.

Podemos também traduzir o RoadMap como um roteiro sequencial com as etapas para transformar um objetivo, meta ou sonho, em realidade.

Lembre-se que sendo uma espécie de bússola direcional e também visual, o RoadMap possibilitará alinhar você em torno dos seus objetivos, bem como irá levá-lo a refletir sobre os caminhos e passos para se alcançar um determinado resultado.

O processo de desenvolvimento do RoadMap é importante na medida que nos leva a pensar antecipadamente o que é necessário realizarmos para atingir um objetivo.

Talvez você possa me perguntar: por que preciso de um RoadMap? Não posso alcançar o mesmo resultado que desejo sem precisar perder tempo com estas ferramentas desnecessárias?

Sim, pode. Mas recomendo fortemente que utilize esta ferramenta. Eu poderia lhe perguntar o seguinte: porque as pessoas que trabalham com desenvolvimento de projetos/produtos e arquitetura fazem o uso do RoadMap de forma rotineira? Porque funciona!

É como organizar uma festa de aniversário ou casamento. Deve-se decidir a data, o cardápio, local, recursos necessários, horário de início, momento de cortar o bolo e o horário final da festa. Isto nada mais é do que um RoadMap.

Quando falamos de objetivos mais ousados e longos, é preciso refletir, pensar e alinhar a sua visão. Nesta etapa é importante saber onde você se encontra com relação ao objetivo, bem como onde se deseja chegar. Além disso, uma etapa fundamental durante a elaboração do RoadMap é: pensar em como você alcançará o objetivo.

Deixe seu e-mail abaixo e receba artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso pessoal e profissional! É gratuito!

Muitas vezes nesta etapa de desenvolvimento do RoadMap, chega-se a conclusão que um determinado produto ou projeto não é viável. E não devemos desperdiçar nosso tempo com projetos inviáveis. Vejam como é importante um bom RoadMap!

Não acredite que a elaboração de um RoadMap é apenas sequenciar ações e definir um fluxo dos passos que levam ao resultado. A razão pela qual elabora-se um RoadMap é também facilitar o processo de organização das ideias e posteriormente orquestrar como e quais serão as ações. Desta forma é possível saber o que priorizar, de modo a focar nos aspectos mais relevantes para se alcançar o objetivo final.

Um Roadmap pessoal permite focar no que é essencial e pode revolucionar seus resultados.

Observe na imagem do início do artigo que o RoadMap é uma espécie de linha do tempo visual, onde também deve ser relacionados outros itens como: etapas, atividades e passos importantes que farão parte do processo para se alcançar um objetivo final.

Todos estes elementos (itens, etapas, funcionalidades, passos, prazos etc), devem ser organizados, priorizados e hierarquizados. Tenha o cuidado de selecionar as ideias e atividades adequadas. É preciso muito cuidado e cautela nesta fase, e definir o que realmente precisa ser feito, e que vai gerar os resultados desejados.

Vale lembrar que este RoadMap deve ser visitado periodicamente, de acordo com a evolução/andamento das atividades. Além de ser visitado periodicamente, o RoadMap pode sofrer atualizações, temos que estar atentos. Se percebermos que a rota está incorreta, ajustes são necessários e bem vindos.

Muitas vezes o RoadMap é impresso e disponibilizado em quadros visuais para que seja mais prático o acompanhamento/andamento do “projeto”. Se você coloca o RoadMap impresso na sua sala/escritório/geladeira ou outro lugar qualquer, você acaba tornando o seu objetivo público, e isso pode ser bom, pois as pessoas podem apoia-lo. Você também estará forçando o seu próprio compromisso, pois uma vez público, você não se permitirá decepcionar seus amigos, colegas e familiares.

O importante é ter uma rota bem definida para o alcance do seu sonho. Se tivermos muitos caminhos, a chance de nos perdermos aumenta exponencialmente. Portanto, é preciso clareza e lucidez para conseguir desenhar um bom mapa/roteiro.

Resumo

Talvez você até tenha um bom RoadMap desenhado em sua cabeça, mas é importante “documentar“, pois ao elaborar/desenhar o RoadMap você acabará alinhando-se em torno dos seus objetivos, e ficará claro os caminhos e passos necessários a serem traçados para se alcançar um determinado resultado.

Uma braço.

Vida que segue.

Jeferson Peres.

CTA.: Você acha que alguém precisa ler este artigo? Então compartilhe!

Facebookgoogle_pluslinkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *