

Você busca ser reconhecido no trabalho? Então está no lugar correto!
Você está preocupado com o seu futuro? Trabalha muito, está se qualificando, mas a empresa que você trabalha simplesmente não reconhece seu esforço? Você sente que não vai ser reconhecido?
Isso é algo que (realmente) se você não solucionar, o fracasso vai te alcançar.
Vou apresentar aqui três práticas que profissionais promovido no trabalho fizeram para ser reconhecido. Se se você atuar desta forma, você definitivamente não permitirá que o fracasso lhe alcance.
Caso você esteja de fato buscando se destacar ainda mais no seu trabalho, e ser realmente reconhecido pelo sua boa performance e resultados, é muito relevante observar e fortalecer as 3 práticas abaixo, desta forma você estará mais próximo de ser reconhecido e definitivamente considerado para futuras promoções.
É sobre isso que iremos falar a partir de agora. Lembrando que caso você precise de apoio nesta jornada, eu estou aqui para ajudar você como um Consultor de Carreira.
P.S: Se você preferir, antes de continuar a leitura, você pode clicar aqui e ter informações do meu trabalho.
Se você está estagnado no trabalho ou avança lentamente em sua carreira, e quer ser reconhecido, você está em uma situação que é completamente possível de ser evitada. Você pode ser reconhecido e promovido, e vamos saber COMO chegar lá.
1 – Entregar mais que o esperado pelo SEU chefe!
É um erro muito comum querer negociar uma posição diferente na empresa ou um reajuste de salário apenas com base em pesquisas salariais ou comparar o seu salário com um colega e/ou faixa salarial genérica.
Busque avaliar seu desempenho junto com o seu chefe e certifique-se que você não apenas tem cumprido as metas propostas, como está entregando além do que é esperado. Se ambos chegarem em conjunto nesta conclusão, você vai ser reconhecido pois o seu chefe não terá contra-argumentos e será sim obrigado a lhe conceder um aumento.
Mas pense o seguinte: você tem certeza que está entregando mais que o esperado? A entrega é o suficiente para ser reconhecido? O seu chefe está realmente alinhado e pensa da mesma forma? Se a resposta for sim, parabéns, você está na direção correta. Se a resposta for não, é importante esclarecer e buscar conversar com o seu chefe, afim de apresentar no que você está trabalhando e corrigir o rumo para que você efetivamente trabalhe dentro do que lhe é esperado.
Muitas vezes, você pode até estar indo muito além, mas se o seu chefe não estiver de acordo, de nada adianta e você não será reconhecido. Pense nisso! Eu já cai no erro de fazer “inúmeras atividades” que o meu chefe não estava 100% ciente/alinhado. Eu imaginava que estava arrasando. Ledo engano! Ele não apenas discordou como sugeriu uma série de ajustes.
É frustrante quando em uma conversa você descobre um erro básico como este.
Mas não se preocupe, é possível ajustar o rumo!
Por outro lado, é importante lembrar que esta conversa pode ser a chance que você precisa para “calibrar” as expectativas e começar a entregar mais do que o esperado pelo seu chefe e ser reconhecido pelo seu esforço.
Quando falo de entregar mais que o esperado, estou sugerindo que você não seja um profissional na média, até porque, de médio o mercado está cheio. Estou falando de verdadeiramente se apresentar como alguém muito acima da média! Alguém que realmente entregue mais e surpreenda positivamente e merece ser reconhecido.
Para ter certeza que está entregando mais que o esperado, você pode buscar apresentar dados que demonstrem que você está sim realizando entregas acima da média e merece ser reconhecido por isso. Por exemplo: apresente números de aumento de produtividade, qualidade, redução de custos ou aumento de vendas, enfim, contra fatos não há argumentos. Se você trabalhou em um projeto e trouxe economias e ainda consegue sustenta-las através de números, boom… missão cumprida! Você vai ser reconhecido e o seu chefe será obrigado a premiá-lo.
Inclusive você pode (e deve) deixar os cálculos com o chefe. Em toda a minha carreira, eu nunca trabalhei com um chefe que fosse capaz de justificar-se com números impossíveis de serem recusados. Até porque o seu chefe sabe que corre o risco de “perder um excelente colaborador” caso resolva ignorar os SEUS RESULTADOS acima do esperado.
Logo, continue entregando mais do que é esperado para ser reconhecido. Invariavelmente estas pessoas acabam sendo premiadas.
2 – Entenda a estrutura de cargos e salários (Experiência e Requisitos)
Ainda existe muita desconfiança sobre deixar claro ou não as políticas de cargos e salários. Na minha visão, é primordial possuir uma política clara afim de permitir que os colaboradores saibam exatamente o que precisam realizar para ser reconhecido e promovido. Eu, como gestor, sempre fui a favor de transparência neste assunto, mas confesso que era voto vencido algumas vezes.
Mas isso não impede você de buscar informações para entender a política, e quais são os requisitos e critérios (por exemplo) para deixar de ser “Pleno” e se tornar “Sênior”. Quando eu era gestor e recebia este tipo de questionamento, era obrigado a prestar os devidos esclarecimentos (até por questões legais!).
Mas acima de tudo, penso que é importante divulgar esta informação, para as pessoas realmente estarem cientes do que é necessário para ser reconhecido e avançar na carreira.
Por exemplo, se você já vem realizando atividades de um profissional sênior e ainda recebe como júnior, e até agora não recebeu nada a mais por isso, pode sim, utilizar esse argumento para solicitar um aumento salarial.
Porém, se você não conhece as diferenças de requisitos entre um Júnior e Sênior, através da política, você jamais terá condições de chegar nesta conclusão e solicitar um aumento que é seu direito! Percebeu a importância de entender a política?!
Esta etapa em que você busca entender verdadeiramente como funciona a política, é o início de tudo! Até porque, você também precisa compreender TODOS os requisitos necessários para avançar, ser reconhecido e impulsionar a sua carreira.
Não tenha medo e muito menos vergonha de questionar, busque sim entender, mas também procure demonstrar que você está em busca de esclarecimento para se qualificar apropriadamente conforme os requisitos do cargo, e também para crescer na empresa.
Quando descobrimos como funcionam as regras do jogo, sabemos exatamente como devemos agir, e principalmente, o que devemos fazer para estarmos legalmente preparados para ser promovido.
Mesmo empresas de menor porte, possuem políticas. Talvez uma estrutura simples, mas existe. E por outro lado, se existe informações sobre a necessidade de experiência e requisito para as funções, logo, existe a política de cargos e salários, apenas não se utiliza este nome.
Independente disso, busque conhecer os requisitos da empresa e principalmente, demonstre que você está interessado em apresentar resultados para ser reconhecido, mas que também quer dialogar sobre reajuste salarial. Evite qualquer tom de ameaça ou desmotivação.
Saber quais são os critérios que permitem uma promoção no seu trabalho é importante para que você defina exatamente como deve atuar (estratégia), e o que deve realizar para estar legalmente habilitados para ser reconhecido e promovido.
Se você tem a intenção (por exemplo) de mudar de área ou cargo, e sabe exatamente os requisitos para a nova função, você pode avaliar onde você se encontra, e quais são os passos que você precisa trilhar afim de buscar atender aos requisitos do novo cargo.
Profissionais que se destacam e são promovidos no trabalho, sabem exatamente como funciona a estrutura de cargos e salários da empresa (mesmo que talvez ela não exista formalmente!).
Você realmente entende a política da empresa que trabalha? Independente se você concorda ou não, a pergunta é: como você pode se beneficiar da estrutura de cargos e salário? Pense nisso!
3 – Estruture um plano com visão de médio e longo prazo
Falar sobre salário muitas vezes pode ser desconfortável. Agora, falar sobre aumento de salário é muito mais complicado, mas necessário.
Quando se busca falar sobre salário sem estar preparado, a sua chance de ouvir um não são grandes, mas não desanime! Este não é um grande problema em um primeiro momento! Entenda os argumentos utilizados pelo seu chefe. Explore bastante as justificativas dele, procure realmente refletir e entender o ponto de vista dele.
Não custa advertir, mas lembre-se que é o seu chefe que irá premia-lo. E para ser reconhecido, é preciso entender as considerações dele e principalmente estar alinhado.
E saiba que na verdade, durante o bate papo com o seu chefe, você estará coletando informações valiosíssimas para justamente utiliza-las em um plano de médio prazo. Nas próximas semanas, você estará estruturando e trabalhando exatamente nos argumentos que o seu chefe lhe apresentou. Pense nisso!
Pode até parecer meio óbvio, mas as vezes você fica tão envolvidos com as demandas do dia a dia, que esquece de trabalhar os aspectos que o seu gestor gostaria.
Tenha em mente que é necessário e prudente, sempre pedir feedback do seu trabalho ao seu chefe. Busque investigar no que você pode evoluir e o que você PRECISA fazer para conquistar um salário melhor. O DIÁLOGO é importante porque através desse BATE PAPO você consegue entender exatamente o seu posicionamento dentro da empresa e ganha um direcionamento, e o melhor, evita “aquela angustia” de primeiro: não ser reconhecido e não receber um aumento, e ainda por cima não saber o motivo.
Profissionais promovidos no trabalho são especialistas em entregar resultados, mas também são capazes de se articularem para definitivamente impulsionar a carreira. Pense na conversa que você terá com o seu chefe como um divisor de águas, mas saiba que é importante um diálogo franco, sincero e aberto, mesmo que você receba um: “não teremos aumento neste momento”.
Portanto, não se irrite caso você receba um NÃO! Considere realmente esta etapa como um aprendizado. Agradeça a atenção e solicite objetivos “claros” e oportunidade para você trabalhar e desenvolver estes pontos. Desta forma, nas próximas semanas você irá se preparar e evoluir nos aspectos apontados pelo seu chefe.
Pense que nas semanas seguintes, você estará trabalhando no seu plano de médio prazo. E irá planejar e cumprir os pequenos objetivos que o seu chefe indicou. Além disso, irá verificar com ele, se está ou não no caminho correto. Caso a resposta seja não, novos ajustes são necessários, porém, as chances são de que você “agora” está na direção correta e ele irá lhe indicar isso.
Portanto, você estará preparando o caminho para em um momento próximo retomar a conversa sobre o seu merecido reajuste salarial.
Aos poucos você deve ser reconhecido! Será um elogio aqui, uma proposta de desafio diferente, talvez o envolvimento em um outro projeto ou trabalho. Enfim, são inúmeras as possibilidades, mas uma coisa eu posso lhe assegurar, você vai ser reconhecido pelo seu chefe e continuará a passar uma imagem de um profissional diferenciado.
Pense que dentro desta estratégia, VOCÊ está dirigindo as ações e tornando o seu chefe muito mais receptivo para o seu pedido. Agende outras conversas para depois de 8 a 12 semanas e continue atuando com intensidade, determinação e foco, para apresentar os seus novos resultados. Neste momento, o seu chefe será compelido a conceder o seu justo reajuste salarial. Você vai ser reconhecido!
Conclusão
Se você realmente deseja fazer parte de um grupo de profissionais que desejam ser reconhecido e que realmente são promovidos, procure invariavelmente oferecer mais que o esperado pelo SEU chefe. Além disso, busque realmente compreender a estrutura de cargos e salários, mesmo que ela seja “informal”. Neste momento você estará apto para uma conversa com o seu chefe e poderá estruturar um plano com visão de médio e longo prazo.
Atuando desta forma, você passará uma imagem de um profissional altamente competente e vai ser reconhecido. A sua promoção será apenas uma questão de tempo!
Lembre-se que para se destacar no trabalho, existem diversas possibilidades. E se você quer ser reconhecido e promovido no seu trabalho, podemos fazer uma análise da sua carreira, e construir um plano em conjunto! Estou à disposição para ajudá-lo!
Clique aqui, e veja como posso lhe apoiar!
Grande abraço,
Jeferson Peres.

