

Talvez alguém possa estar se perguntando por que assumir riscos?! Geralmente quando falamos em assumir mais riscos, automaticamente já trazemos uma sensação de medo junto. Parece-me que ambas as palavras estão de alguma forma conectadas.
Muitos associam riscos com falhas e fracassos. Alguns talvez possam até nos julgar como tolos e acabamos nos sentindo inseguros sobre nossa capacidade. Posso assegurar que ninguém gosta destas sensações. Por outro lado, não poderemos nos desenvolver e crescer profissionalmente e pessoalmente se não assumirmos riscos constantemente. O sucesso de cada um está associado à capacidade de assumir riscos.
Talvez você possa estar se questionando: Eu não quero assumir riscos! Prefiro minha zona de conforto. Mas será que levar uma “vida estagnada” e sem riscos fará com que você se torne uma pessoa melhor? Pense nisso!
É claro que ninguém vai dizer pela manhã: Hoje eu vou sair por aí e assumir inúmeros riscos!
Não é sobre isso que estou falando. Estou falando sobre a necessidade de se manter em movimento para tornar-se uma pessoa melhor. É assumir um risco que foi pensando, analisado e estudado!
O risco está muito associado ao medo. Mas é preciso romper esta associação de forma a sermos mais receptivos aos riscos. Precisamos estar cientes que não seremos capazes de crescer (intelectualmente, espiritualmente, bem estar, profissionalmente ou pessoalmente) se não assumirmos mais riscos. Ultrapassar o risco implica em sucesso pessoal e atingir um nível maior de desenvolvimento em nossa vida. Este crescimento apenas será possível se formos capazes de encarar alguns riscos.
Infelizmente você não saberá se será capaz de vencer os riscos se não os encarar. Sim, você pode falhar ou não atingir 100% do resultado que gostaria, mas é preciso avançar e assumir alguns riscos. Caso você decida não encarar os riscos, você ficará preso e não crescerá. É preciso coragem para encarar riscos! Não tenha medo de sair da sua zona de conforto. Coragem!
Precisamos sempre estar alertas e preparados para encarar riscos de forma a continuarmos crescendo nos inúmeros aspectos da nossa vida. E como podemos nos preparar? Duas sugestões:
Aumente a dificuldade
Uma atitude simples é se perguntar como posso tornar (voluntariamente) uma atividade mais difícil?
Desta forma você estará se “treinando” em assumir riscos. Esta atitude de querer aumentar o risco de uma determinada atividade é muito importante para você se cobrar e também de se pressionar para elevar o seu desempenho e ser uma pessoa melhor e capaz. De alguma forma você estará constantemente se pressionando a deixar aquela zona de conforto tão agradável que às vezes insistimos em permanecer.
É muito confortável e fácil permanecer onde estamos ao invés de assumir riscos e se lançar em novos desafios afim de melhorar sua vida em inúmeros aspectos. Para crescer é necessário assumir riscos. Crie a prática de desafiar-se! Procure dificultar suas atividades! Pense nisso!
Não permita que sua vida seja governada de forma reativa, onde você reage a situações, pelo contrário, busque pequenos desafios diários e viva uma vida consciente.
Quando for realizar algo, busque tentar uma forma diferente. Desafie-se a tornar esse processo um pouco mais difícil para que você possa melhorar e evoluir!
É como o crescimento de um músculo. Você precisa “levantar” mais peso após um período de treino. Na nossa vida cotidiana é a mesma coisa, e será se desafiando que você vai crescer em sua vida.
Fazer diferente e melhor
Outra forma de nos prepararmos para encarar os riscos é procurar fazer alguma coisa bem diferente do que temos realizado ultimamente, mesmo que o resultado já seja bom. O desafio é procurar realmente alguma coisa que você já é capaz de realizar muito bem e desafiar-se a fazer diferente e melhor.
Talvez a forma antiga ou anterior funcione bem, mas a necessidade de correr risco é justamente para ocasionar uma evolução. Pense nisso!
Procure refletir em como você pode escolher “propositalmente” fazer algo diferente para evoluir? Sim, com certeza será um risco e nem todos os riscos serão recompensados, por outro lado, o que nunca é recompensado é a estagnação, ou seja, fazer as coisas sempre da mesma forma e esperar um resultado diferente.
[epico_capture_sc id=”1073″]
O caminho para o crescimento e desenvolvimento passa obrigatoriamente por assumir riscos. Quando você pensa em evolução e em buscar atingir outro nível de desempenho, você esta pensando em riscos. Quando pensar em riscos, pense nas duas estratégias que apresentamos e discutimos neste artigo.
Espero que este bate papo sobre “assumir riscos” tenha verdadeiramente inspirado você há pensar um pouco sobre isso.
Resumo:
Assuma conscientemente riscos que o impulsione rumo a suas metas e retire você da sua zona de conforto.
#1. Aumente a dificuldade. Pressione-se para inserir desafios adicionais ao que você já faz rotineiramente.
#2. Diferenciar. A estagnação nunca é recompensada. Agora tente uma mudança completa.
Deixe um comentário, adoraria saber se você gostou do artigo e como você tem assumido riscos (ou não!).
E também gostaria de convidar você a assumir o risco de impulsionar a sua vida e carreira conhecendo o meu programa de desenvolvimento pessoal e profissional. Estou à sua disposição para realmente ajudá-lo!
Clique aqui, e veja como posso lhe apoiar!
Um grande abraço!
Jeferson Peres.
Nota.: ajude a divulgar este trabalho, compartilhe e curta! Se acredita que o artigo pode fazer o bem para algum colega, amigo ou familiar, indique a leitura.

