

Se você for a uma livraria e encontrar um livro com a capa abaixo (ao lado), ficaria meu cético? Penso que sim…. Leia atentamente a capa!
Penso que ficaríamos mais céticos e incomodado com a seguinte a frase: fuja da rotina, viva onde quiser e fique rico. Para mim foi o que mais chamou a atenção!
E felizmente, sim, é possível fugir da rotina, viver onde quiser e ficar rico. Tim Ferriss vendeu mais de 1 milhão de cópias deste livro em 35 países, e no seu Podcast ele entrevista inúmeras pessoas que possuem exatamente este estilo de vida que é proposto no livro. Não é fácil alcançar este patamar, por outro lado, existem centenas (aliás milhares) de pessoas que seguiram os princípios que ele reúne em seu livro e estão exatamente vivendo conforme a frase da capa: fuja da rotina, viva onde quiser e fique rico.
Tim Ferriss é uma pessoa curiosíssima. Ele é autor de outros quatro livros, que também fala sobre produtividade pessoal, performance, sucesso, como ficar rico, trabalhar menos e ter mais resultados, malhar menos para ter resultados superiores, saúde, etc.
Crítica!? “Parênteses”
É claro que uma coisa que você deve estar realmente pensando é: que o cara é um vigarista, trapaceiro ou impostor! Não me recordo exatamente, mas talvez eu também tenha pensado isso em um primeiro momento, principalmente quando li a provocadora frase no topo do livro: “Não leia este livro a não ser que queira largar seu emprego” (Versão anterior).
Mas Tim Ferriss definitivamente não tem nada de vigarista! Pelo contrário, é uma pessoa incrível e seus resultados demonstram exatamente o que ele prega.
É importante lembrar que sempre tem a turma do contra, e é preciso entender a crítica e procurar o que de positivo podemos aprender! Sim, talvez o livro seja muito audacioso para alguns tipos de pessoa.
Por exemplo: este livro “Trabalhe quatro horas por semana” ressoa com uma quase suspeita que muitos escondem no fundo: será que o cara é SIM um charlatão?
Sempre existem dois lados que precisam ser avaliados. Certamente, não é uma regra que para obter uma certa segurança financeira, é preciso se dedicar meses, anos ou décadas inteiras de vida dentro de um certo controle corporativo e disciplina do mercado capitalista. Sim, em alguns casos devemos suportar deslocamentos, trabalho em corporações e regime extra (eventualmente), etc.
Curiosidade: TIM FERRISS passou de 40 mil dólares por ano e 80 horas de trabalho por semana para 40 mil dólares POR MÊS e 4 horas por semana.
Porém, existe sim um outro lado (empreendedorismo). E a solução que Tim Ferriss apresenta consiste em passos interessantes que permitem atalhos para se alcançar a sua aposentadoria de forma mais rápida e sem necessariamente precisar trabalhar em regime de 40 horas semanais (ou mais). Porém, no fundo a verdade é uma só: não existem milagres! É preciso sim trabalho duro e com muito empenho, tanto no mundo corporativo como em um empreendimento (projeto de vida segundo Tim).
[epico_capture_sc id=”1073″]
Por outro lado, ao utilizar as técnicas sugeridas por Tim Ferriss, podemos sim turbinar nossa produtividade e literalmente transformar o nosso estilo de vida!
Os conceitos apresentados em sua maioria aplicam-se para quase todas as pessoas! Por outro lado, afirmar que apenas quatro horas de trabalho é suficiente para todos, talvez seja sim um certo exagero! Assim como podemos afirmar que um emprego das 8 às 18:00 também não é o ideal para todos, de qualquer forma o que fica é a ideia e os conceitos que estão por trás do livro. Sim, são conceitos fantásticos e precisamos esquecer as polêmicas e focar no que de positivo podemos aprender com este cara incrível.
Eu sou um admirador incontestável do trabalho de Tim Ferriss.
O Podcast “The Tim Ferris Show” foi por três anos consecutivos eleito o melhor do iTunes, existem mais de 5000 avaliações de 5 estrelas. São mais de 200 milhões de downloads dos seus episódios que tem uma duração média de 2 a 3 horas. Ele foi o primeiro a atingir estas incríveis marcas. Será que as pessoas ficam 3 horas ouvindo uma pessoa que não tem nada a oferecer? Pelo contrário, o seu conteúdo e conceitos são simplesmente fantásticos.
Os NR (novos ricos), segundo Tim Ferriss, não são pessoas que trabalham até quase enlouquecerem durante 35 anos de sua vida para apenas posteriormente começarem a aproveitar o capital adquirido. Ele sugere o conceito de viver como rico hoje (agora), e não o de ser rico. Sugere também micros aposentadorias ao invés de uma suposta “aposentadoria total”, mas o que mais admiro são os conceitos de produtividade e eficiência.
Curiosidade: o seu primeiro livro (Trabalhe quatros horas por semana) foi recusado por 26 de 27 editores!
Este livro inicia falando sobre a inquietude de Tim Ferriss com os métodos tradicionais de se ganhar dinheiro, que são baseados em horas trabalhadas. Na cabeça de Tim Ferriss este conceito não é válido pois você deve trabalhar muito (e realmente ganha dinheiro) mas não tem disponibilidade (tempo) para gastá-lo. O que convenhamos, é uma verdade para várias pessoas. Inclusive Tim Ferriss viveu esta fase na prática!
Em sua jornada para alcançar seus resultados, e sem aumentar sua jornada de trabalho, ele acabou conseguindo meios, técnicas e sacadas de como ir além disso. Ele reduziu sua jornada para algo próximo de 4 horas de trabalho por semana e vivendo como um milionário, criando um estilo de vida e vários negócios ao seu redor. Todas as técnicas podem ser aprendidas no livro.
Mais recentemente (Dez/2016), foi lançado o livro “Tools of Titans”, ou em uma tradução livre, ferramentas de titãs. Que é na verdade uma série ferramentas, táticas, rotinas e hábitos que ele conseguiu entrevistando os melhores do mundo. Foram mais de 200 pessoas que são referências mundiais, ou seja, pessoas que realmente alcançaram resultados incríveis em suas áreas de atuação.
Este livro é dividido em três partes: saúde, riqueza (abundância) e sabedoria. Tim Ferriss não só aprendeu com os melhores do mundo, ele aplicou os conceitos na prática. Ele costuma dizer que “se experimenta”, e realmente aplica as técnicas em seu dia a dia!
As entrevistas que são a base do livro, ocorreram com celebridades e lendas do exército americano bem como mitos do mercado financeiro, de alta tecnologia e biotecnologia.
Tim Ferriss nasceu em 20 de julho de 1977 e além de escritor, é empresário, investidor anjo e palestrante. O livro Trabalhe 4 Horas por Semana foi lançado em 2007 e alcançou a posição número um na lista de best-seller do New York Times, e também na lista de best-sellers do jornal Wall Street Journal.
Este livro ficou sete anos consecutivos em listas de best-seller. Em 2010 Tim lançou o livro 4 Horas Para o Corpo, e alcançou novamente a posição número um na lista de best-sellers do New York Times. Seu terceiro livro foi lançado em 2012, O Chefe de Cozinha de Quatro Horas e alcançou também a posição de número um na lista de best-sellers do Wall Street Journal.
Tim Ferriss foi listado como um dos “Homens de Negócios mais inovadores do mundo” pela Fortune.
Veja algumas das empresas que ele atua ou atuou como investidor anjo: Uber, Facebook, Shopify, Duolingo, Alibaba e outras inúmeras empresas.
Tim Ferriss é chamado de “Oprah do áudio” devido à influência do seu podcast “Tim Ferriss Show”, que é o primeiro podcast de negócios / entrevistas que ultrapassa 200 milhões de downloads no mundo.
Recentemente, mais precisamente em 21 de novembro de 2017 foi lançado seu último livro: Tribe of Mentors. Veja que sacada fantástica ele teve para escrever este livro!
Tim diz que todos nós precisamos de mentores e conselheiros. Aí ele elaborou 11 perguntas e enviou para os melhores do mundo. Obvio que cada um tem uma visão, e isso que torna o livro interessantíssimo!
Que tipo de questão? Várias. Ele diz o seguinte: ao enfrentar as questões da vida, para quem você pede conselhos? Todos nós precisamos de mentores, particularmente quando as probabilidades parecem estar contra nós.
Tim identificou mais de 100 especialistas ecléticos para ajudá-lo, e o livro nos apresenta um pouco da vida destas pessoas. São perfis curtos e cheios de ação. Estas pessoas compartilham seus segredos para o sucesso, a felicidade, o significado (propósito) e muito mais. Não importa o seu desafio, este livro pode e vai ajudar e muito você em sua vida.
Voltando ao nosso assunto principal que é aprender 7 lições para turbinar sua produtividade e transformar o seu estilo de vida, vamos lá:
1- Aprendizado acelerado
Uma das táticas para alcançar um conhecimento que você não possui, é através do aprendizado rápido, muito rápido! Para provar sua teoria, ele cria um show de televisão com 13 episódios chamado: “Tim Ferriss Experiments”.
Neste show, a cada episódio ele tenta aprender uma nova habilidade, seja um novo idioma ou tocar um instrumento musical.
Tim se intitula um rato de laboratório, ou seja, ele procura implantar as técnicas com ele mesmo. A proposta é: entender o método, praticar, praticar e praticar, durante um curto período de tempo e de forma intensa.
O livro “4 Hour Chef” também é um experimento focado em aprendizado acelerado (que usa como estudo de caso, o aprendizado da culinária).
Neste show de TV, são variadas as habilidades que ele procura aprender, exemplos: tocar bateria, aprender um idioma, surfar, atirar, fazer parkour, pilotar um carro de rally, etc.
Como trata-se de Tim Ferriss, ele busca os melhores professores que consegue encontrar (para cada área de aprendizado!). Por exemplo, para tocar bateria (Episódio 1) ele procura o Stewart Copeland (baterista do The Police) e o convida a ensina-lo! Simples assim.
Em todas as modalidades, Tim possui pouca ou praticamente nenhuma experiência! No caso da natação, é muito pior, pois ele possui um trauma e além disso tem apenas um pulmão.
O método, de uma forma simples, pode ser descrito como.:
- Buscar um excelente professor;
- Desconstrói, decodifica e desmistifica o método;
- Aplica com ele mesmo;
- Aplicação intensiva (imersão) em um tempo recorde, ou seja, 5 dias!
O mantra de abertura do Show é: se eu consigo fazer, você também pode!
2- Eliminação e Priorização
Dentro do livro, Tim apresenta algumas (várias) técnicas que não são dele, mas que precisam e devem ser utilizadas para sermos mais produtivos. Uma delas é o velho conceito de Pareto 80/20.
Este princípio 80/20, foi na verdade criado pelo economista italiano Vilfredo Pareto em 1906. Em síntese, a lei sugere que 80% das consequências advêm de 20% das causas.
Resumo: onde estão os 20% das atividades que vão gerar os 80% dos nossos resultados?
Sim, é preciso:
- Eliminar tarefas que não apresentam resultado;
- Acabar com o desperdício de tempo;
- Executar tarefas produtivas ao invés daquelas que não fazem sentido;
- Focar nas oportunidades ao invés de gastar todo tempo para consertar problemas.
Por outro lado, focar nos 20% que vai representar resultados grandiosos é o “pulo do gato” desta teoria. Tim Ferriss inclusive traz seus exemplos de aplicação. Ele utilizou a técnica com seus clientes em uma empressa de suplementos que ele teve em algum momento no início de sua jornada. Vale a pena conferir!
Penso que seja desnecessário prolongar-me neste conceito, pois ele por si só já diz tudo!
3- Terceirização
Tim sugere terceirizar inúmeras atividades que tomam um grande tempo e resulta em pouco resultado. Isso não é novidade nenhuma. Precisamos terceirizar aquilo que não é o foco / especialidade principal. Até porque o conceito de terceirização representa justamente a contratação de serviços que talvez não são fundamentais, e que você não domina, para que você possa inclusive focar nos 20% que são os itens mais importantes – conforme o conceito anterior.
Mas o interessante é a sugestão de terceirizar algumas atividades como gerenciamento de pagamento de suas contas pessoais, por exemplo. Você daria a senha do banco para alguém gerenciar suas finanças?
É justamente desta forma que Tim Ferriss consegue trabalhar apenas 4 horas por semana! Quebrando paradigmas e focando apenas no essencial e importante.
Você, por exemplo, lava o carro? Pode estar desperdiçando o seu bem mais precioso! O tempo. Existe pessoas e empresas especialistas e com equipamentos adequados para esta atividade! Pense em terceirizar. Tim Ferriss terceiriza muitas coisas, desde a reserva de voos, hotel, pagamento de contas, etc.
Pense no que hoje (atualmente) está tomando muito do seu tempo e pode ser terceirizado. E preciso quebrar paradigmas e ser criativo. Pense nisso!
Novamente: o foco é liberdade de tempo para ser mais produtivo.
4- Conceito de lote
Você não lava suas meias diariamente, certo? Este é um “conceito de lote”, ou seja, junte uma quantidade razoável de roupa e dirija-se para a lavanderia! Pode parecer absurdo, mas o conceito de lote pode sim liberar muito tempo em sua agenda!
Exemplo: pense que você se matriculou em um curso, e todos os dias dirige 45 minutos para ir e 45 minutos para voltar do seu curso (que dura apenas uma hora!). Como o curso ocorre quatro vezes por semana, você gasta 6 horas apenas se deslocando. Ao passo que se você decidir estudar apenas uma vez por semana, você gastaria apenas uma hora e 30 minutos no transito, ou seja, 75% menos tempo (você teria 4 horas e trinta minutos livre a mais por semana!).
Sim, existem atividade que não podemos “agrupar”, mas se pararmos para pensar, existem outras que podemos e devemos fazer em lote. Por exemplo: pagamento de contas! Uma vez por mês deveria ser suficiente. Sim, é um paradigma!
O conceito de lote é “um conceito muito simples” para aplicarmos e nos tornarmos ainda mais produtivos. Agora procure identificar o que na sua rotina pode ser transformado em trabalhos em lote!
5 – Lei de Parkinson
“O trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização.”
Se temos o ano todo para escrever o nosso TCC, porque não deixar para o último mês? É uma lei interessante e verdadeira em várias situações! Precisamos de muita atenção.
Segundo esta lei, quando temos tarefas com data-limite, estas atividades raramente terminam antes, pois as pessoas (nem todas, mas a maioria!) possuem uma tendência a expandir a atividade para terminá-la próximo à data de entrega (e muitas vezes a tarefa têm a garantia de que vai atrasar!).
Na minha visão, a melhor definição desta Lei é: PROCRASTINAÇÃO.
Penso que nós todos vemos esta lei aparecer em nossas atividades (com maior ou menor frequência). Não importa quantas responsabilidades exista sob nossa incumbência, tendemos a concluí-las próximo ao seu prazo final.
Portanto, coloque prazos muito desafiadores e curtos, pois desta forma você estará sendo produtivo e evitando a procrastinação.
Se colocamos um prazo longo para uma determinada atividade, existe a tendência que apenas próximo ao prazo final estaremos nos dedicando ao evento/atividade.
Inclusive existe um ditado que diz: “se você quer que algo seja feito, entregue para alguém muito ocupado” pois me parece que as pessoas ocupadas são melhores em romper esta lei.
Já conhecia o Tim Ferriss? Gostou do artigo? Deixe seu comentário.
Um grande abraço!
Jeferson Peres


Brilhante artigo.
Parabéns!
Valeu Bruno!! Continue acompanhando! Abraço.