Quer ser promovido? 4 atitudes para se apresentar como “solução do problema”, e não O PROBLEMA

Facebooklinkedin

Infelizmente, é relativamente comum encontrar profissionais que se apresentem como O PROBLEMA, ao invés de serem A SOLUÇÃO.

Na primeira oportunidade que possuem, correm para a sala do chefe e contam “a grande notícia do momento”, e advinha? É uma notícia boa ou ruim para o chefe? Tipo: informa que o cliente está fazendo um elogio pelo esforço e empenho de toda a equipe, ou o cliente está com um grande problema de qualidade?


Existem pessoas que adoram serem portadores de “notícias” ruins. Sim, digo notícias, pois da forma como é apresentado, muitas vezes é mais uma questão de “informação sobre um acontecimento”, do que realmente uma discussão profissional sobre um problema real e suas possibilidades de solução.

Em algumas oportunidades, a pessoa já se apresenta como problema durante a entrevista de emprego! É incrível como algumas pessoas se comportam. Se durante o processo seletivo a pessoa já é notada e percebida como “o problema”, dificilmente ela consegue a oportunidade que está buscando.

Caso você esteja procurando se destacar ainda mais no seu trabalho, e ser realmente notado pelo seu bom desempenho e seus resultados, é importante observar e fortalecer as 4 atitudes abaixo, desta forma você estará mais próximo de “ser bem visto” e realmente ser considerado para futuras promoções.

É sobre isso que iremos conversar a partir de agora. E você não vai apenas observar os benefícios de ser solução, o que vou apresentar aqui é um verdadeiro guia para impulsionar a sua carreira para o próximo nível. Lembrando que caso você precise de apoio, eu estou aqui para ajudar você como um Consultor de Carreira.

P.S: Se você preferir, antes de continuar a leitura, você pode clicar aqui e ter informações do meu trabalho. 😉

1. Iniciativa

Depois de algum tempo de trabalho, é comum observar algumas pessoas que tinham uma boa performance, apresentarem-se de forma apática. Talvez estejam com problemas pessoais que prejudicam muito o seu desempenho, cansadas ou simplesmente um pouco desmotivadas.

Independente da causa, é valoroso demonstrar e agir com “iniciativa”, pois pessoas com esta característica é relativamente difícil de ser encontradas atualmente. Nas minhas equipes, eu sempre procurava considerar pessoas com este perfil para priorizar os planos de carreira.

Muitas vezes, quando existia um problema difícil de ser resolvido, várias pessoas se furtavam e meio que se escondiam, mas alguns (quase sempre os mesmos) davam um passo à frente e demonstravam “iniciativa”. Esta atitude acaba tornando e levando o profissional para o próximo nível em sua carreira.

Talvez a pessoa não seja o profissional mais habilitado ou qualificado, muito menos a pessoa que apresenta “a melhor solução”, mas é de longe o profissional que equaciona o problema dentro das suas características, mesmo que porventura tenha maior dificuldade em apresentar alternativas para o desafio que está a sua frente.

Portanto, procure pensar e avaliar como está a sua iniciativa dentro do seu trabalho, e também como os colegas ao seu redor, assim como os chefes e gestores estão percebendo esta sua atitude.

2- Envolvimento X Comprometimento (Porco X Galinha)

Existe uma fábula muito interessante sobre “envolvimento e comprometimento” em que é utilizado o porco e a galinha como metáfora. Talvez você conheça, mas é importante relembrar, vejamos:

Estavam o porco e a galinha andando pela fazenda, quando chegou o dono da fazenda e sugeriu um desafio: ambos seriam responsáveis pela preparação do café da manhã pelas duas próximas duas semanas. O cardápio precisaria ser diferente a cada dia. Caso houvesse fracasso, o café da manhã seria preparado pela cozinheira do fazendeiro, que prepararia bacon com ovos para começar o dia.

O porco e a galinha iniciaram sua primeira semana de forma louvável. O porco e galinha estavam sempre atuando de maneira proativa. Sucesso absoluto na primeira semana através do trabalho em equipe!

Na segunda semana, o desafio começou a ficar mais complexo. A galinha “relaxou” e não mais apoiou o porco. Desta forma, o porco passava grande parte do seu dia preparando os pratos que seriam servidos ao fazendeiro. A galinha continuava ciscando e buscando minhocas. O porco trabalhava bastante e se dedicava cada vez mais para alcançar o objetivo proposto pelo fazendeiro.

Resultado: o porco e a galinha fracassam! O porco é morto e vira bacon e a galinha, depois de ceder alguns ovos, continua feliz da vida ciscando e procurando minhocas como se absolutamente nada tivesse ocorrido.

Você é a galinha ou o porco? Penso que em alguns momentos somos porcos e em outras oportunidades galinha! Sejamos honestos e façamos uma reflexão justa e verdadeira!

Quando buscamos nos destacar no ambiente de trabalho, precisamos estar atentos e principalmente estarmos comprometidos com o desempenho e resultado da organização como um todo. Desta forma, você vai estar mais próximo de uma promoção.

Esta fábula fala sobre se envolver e se comprometer. Penso que em inúmeras situações, sempre haverá os dois grupos! E precisamos estar sempre no grupo dos comprometidos! Até porque, são coisas completamente diferentes.

Quando você come o ovo, a galinha está “apenas” envolvida! Quando você come o bacon, o porco está comprometido, já que ele é o próprio “bacon”. Comprometimento é muito mais que envolvimento, é realmente assumir uma obrigação firmada com os demais.

Quando pessoas se reúnem em um trabalho, existem profissionais que são como a galinha, e apresenta somente uma pequena contribuição, e depois ficam ciscando – que significa retornar para a zona de conforto. Não seja galinha! Jamais.

Já para o porco, o problema é mais complexo, pois é necessário um comprometimento verdadeiro e total. Na pior das hipóteses, haverá um sacrifício parcial, pois para que seja feito bacon (ou o presunto – sim, existe inúmeras variações desta fábula) o porco precisa ser morto, ou talvez, perder uma perna!

Não precisamos “literalmente” nos matar, mas é necessário comprometimento. Desta maneira você estará mais próximo de “ser bem visto” e realmente ser considerado para futuras promoções.

Posso assegurar que pessoas comprometidas alcançam invariavelmente seus objetivos. Talvez você pode até pensar o contrário, mas minha experiência demonstrou exatamente isso, porcos ops – pessoas comprometidas – sempre se destacam e avançam em suas carreiras.

3- Responsabilidade

De quem é a responsabilidade pelo fracasso na tentativa de se destacar, e ser realmente notado pelo bom desempenho e resultados?

Sim, exatamente você! Pare de buscar desculpas e muletas.

Confesso que muitas vezes não é fácil e nem simples, e sim, coisas ruins acontecem, a crise atrapalha, existe um favorecimento de algum colega incompetente, etc, mas não assumir o controle da sua vida e ser vítima dos acontecimentos é uma atitude no mínimo inapropriada.

Quando você assume a responsabilidade por TUDO que lhe acontece, as coisas podem mudar. Este é um passo decisivo para você alcançar seus sonhos, desejos e metas! No ambiente de trabalho, as pessoas responsáveis atuam pensando no grupo (time) e não individualmente! Pessoas responsáveis trabalham com objetivos coletivos. Os que não assumem a responsabilidade, reclamam, apontam as falhas e muitas vezes fazem parte do problema, quando deveriam ser a solução.

Pessoas realmente responsáveis “compram” os problemas e os resolvem de maneira criativa e eficiente! E o melhor, de forma consistente. Uma pergunta: você tem agido de forma responsável?

Pessoas com baixo nível de responsabilidade assumem somente (quando muito) as responsabilidades da sua função e quando lhes é sugerido avançar em outras possibilidades, reclamam exaustivamente que supostamente estão sendo explorados e demonstram baixíssimo interesse pelo trabalho de uma forma geral.

Por outro lado, pessoas que são responsáveis, literalmente assumem 100% das suas obrigações, e buscam os objetivos coletivos, além de também terem uma visão que suas novas tarefas (por exemplo) são uma excelente oportunidade de aprenderem mais.

Como consequência, pessoas responsáveis são promovidas com maior frequência, ganham mais e são capazes de se apresentarem como solução para os problemas, e não como o problema.

Lembre-se que: para as pessoas com baixa responsabilidade, sempre existe problemas e dificuldades. Para os responsáveis, sempre há soluções criativas e energia para a sua implantação.

Pense em como anda o seu nível de responsabilidade!


4- Resultados

Um profissional sem resultados, pode até sobreviver no curto prazo e de alguma forma se esconder e sobreviver no médio prazo. Mas a ausência de resultados no longo prazo pode interromper a carreira ou gerar um rotulo negativo para a pessoa.

É importante gerar resultados positivos e de forma continua e constante, do contrário à sua carreira sofrerá solavancos. Algumas pessoas geram resultados de forma inconstantes e como consequência não conseguem transmitir uma boa imagem ao chefe e os gestores de uma forma geral.

Muitas vezes as pessoas sentem-se estagnadas e não valorizadas, mas quando questionamos seus resultados, a pessoa começa a gaguejar e não é capaz de discorrer de forma clara sobre os seus resultados, com números e indicadores que sustem a afirmação de que geram resultados incríveis e “constantes”.

Portanto, busque se destacar apresentando de forma constante seus resultados. Não tenha vergonha e muito menos timidez, seja honesto sem parecer soberbo e demonstre suas conquistas, desta forma, você será percebido pelos bons resultados e se aproximará de suas conquistas, seja ela uma futura promoção, um aumento ou um elogio pelos resultados alcançados.Conclusão

Realize pequenos ajustes de forma progressiva e constante. Assim, você irá evitar uma estagnação na sua carreira.

Para que você possa verdadeiramente evoluir é preciso praticar a “iniciativa” de forma constante e não pode desanimar após os primeiros obstáculos. É necessário persistência!

Procure apresentar-se com “comprometimento” diante das situações (principalmente as difíceis) e que requerem uma atitude contundente. É indispensável manter o foco e não fugir da “responsabilidade”, mesmo que as vezes outras pessoas supostamente tenham que imprimirem maior participação e também responsabilidade.

Diante de problemas e desafios do dia a dia, mesmo que não sejam da “sua alçada”, adote uma atitude de iniciativa, comprometimento e responsabilidade para com o problema. Desta forma você estará contribuindo para construir em conjunto “resultados” extraordinários.

Atuando desta forma, você passará uma imagem de quem trabalha para ser a solução dos problemas e a sua promoção será apenas uma questão de tempo.

Para se destacar no trabalho, são muitas as possibilidades. E se você quer ter mais informações e fazer uma análise da sua carreira, estou à disposição para ajudá-lo!

Clique aqui, e veja como posso lhe apoiar!

Grande abraço,

Jeferson Peres.

Facebooklinkedin

Deixe um comentário