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Sua carreira parece estagnada, várias pessoas são promovidas e você tem percebido que ficou para trás ou merece avançar mais rápido? Então acompanhe o artigo até o final para conhecer estas três práticas essenciais para impulsionar sua carreira!

Lembre-se que você “não ganha o que merece, e sim o que você “negociou”.

Negociação Ganha Ganha

Para impulsionar a sua carreira, dois pontos precisam estar alinhados e em constante sintonia. Primeiro: é necessário trabalhar de forma “inteligente”, e não estou dizendo com a inteligência que muitas chamam de QI, mas sim uma Inteligência mais sutil e intencionalmente perspicaz para que suas ações estejam direcionadas para o alcance da sua merecida promoção. Segundo: é muito importante aprimorar a capacidade de “negociação”.

Portanto, quando você atuar com “inteligência” e uma boa capacidade de “negociação” com o seu chefe, a sua carreira não ficará estagnada e você será notado e promovido.

O que um político, um diplomata da ONU, um agente do Polícia Federal e um empregado têm em comum? Todos precisam negociar muito bem no seu dia a dia. Negociações podem variar dos temas mais simples da sua rotina — como e onde será o churrasco do final de semana e quem vai levar o quê —, até assuntos de grande importância — como a soltura de reféns, acordos de paz e TAMBÉM O SEU MERECIDO AUMENTO! É preciso ser intencional com a sua carreira.

Ponte Carreira

É exatamente sobre isso que iremos falar a partir de agora. E você não vai apenas observar os benefícios de uma NEGOCIAÇÃO INTELIGENTE para alavancar a sua carreira, o que vou apresentar aqui são três práticas para dar o salto que a sua carreira merece.

Portanto, siga as 3 dicas abaixo para você dar o salto que a sua carreira merece, mas lembre-se que existe uma relação de poder entre você e o seu chefe, e será necessário “negociar” de forma diferente e “inteligente”.

Prática 1 – Negociação COM FOCO em ser bem visto e promovido

Somos todos negociadores, mas as pessoas que alcançam sucesso nesta “arte de negociar”, possuem algumas características em comum, entre elas, a que destaco como principal é o FOCO NO RESULTADO DESEJADO.

A pessoa sabe exatamente onde deseja chegar na carreira, e o que busca dentro do trabalho, que é crescer e possuir uma boa carreira. E para isso utiliza-se da “negociação” e direciona o seu trabalho e atividades em torno de “buscar formas de ser bem visto e promovido”, e não “apenas” trabalhar incansavelmente focando somente em executar suas tarefas rotineiras.

A pessoa tem o que chamo de um FOCO INTENCIONAL em dar um salto na carreira. E não venha com este papo de manipulação, precisamos SIM, “aprender a atuar de forma intencional” e em busca de resultados para a empresa “e também para a sua carreira”. É um ganha ganha. Tanto a empresa quanto o colaborador!

Observo pessoas que trabalham muito, porém, obtém um salário menor do que o merecido e a carreira parece que não avança. E sabe porquê? Pois a pessoa não pensa estrategicamente e não atua com um FOCO INTENCIONAL em se destacar na carreira. Apenas executa suas tarefas e entrega resultados extraordinários para a empresa, porém, continuam estagnadas pois não sabem negociar de forma inteligente e intencional o rumo de sua carreira.

Não estou sugerindo ser desonesto ou manipulador e trabalhar com o foco “único” em alavancar a carreira, pelo contrário, devemos ser íntegros ao máximo, porém é necessário também cuidar dos seus interesses, e entre eles está a sua necessidade de ter uma condição financeira favorável para prover mais conforto para sua família e para VOCÊ mesmo.

Você tem trabalhado e atuado com “foco e de forma intencional” em ser realmente bem visto e promovido? Pense nisso!

Caso a resposta seja negativa, entenda que este é um fator chave para conseguir ser promovido e uma condição determinante para impulsionar a sua carreira. E para que isso ocorra é importante aprimorar a habilidade de “negociação”.

A sua capacidade de negociação é um fator chave para conseguir acordos que gerem resultados para a empresa e TAMBÉM para você mesmo. Saber “negociar inteligentemente” é essencial para qualquer pessoa atualmente.

Prática 2 – Negociações para deixar uma “Marca Pessoal”

Negociar é a arte de buscar acordos na presença de interesses comuns e posições (talvez) divergentes. Ou seja, o seu chefe quer que você execute suas tarefas, e em troca você recebe o seu salário, o que digamos de passagem é extremamente justo.

Mas lembre-se que ao longo do tempo você busca uma remuneração mais apropriada, principalmente em função dos excelentes resultados que você vem entregando, e você realmente deseja avança na carreira. Ou seja, você está oferecendo mais do que o combinado inicialmente e está imprimindo o que chamo de sua MARCA PESSOAL.

Esta é uma marca de um profissional comprometido, dedicado e que se esforça para apresentar “resultados superiores constantemente”. Logo, neste momento você estará ganhando apenas o que negociou lá atrás, no início da sua carreira, mas não o que você merece atualmente. E aí entra a questão da negociação continua para imprimir na mente do seu chefe a sua Marca Profissional, ou seja, a marca de um colaborador que é realmente diferente dos demais e que também MERECE uma remuneração mais apropriada.

Descascar um abacaxi

Pense no seguinte cenário: o seu chefe lhe procura com um “grande abacaxi” para ser descascado. Você topa e sai trabalhando incansavelmente até ver o problema resolvido, certo? Nãooo, você precisa utilizar a habilidade de negociação de forma que você possa conseguir um acordo que seja bom para você e para a empresa. O que estou sugerindo é apenas que você “lembre” o seu chefe que você é um excelente “descascador de abacaxi”. Apenas isso.

Talvez você possa me dizer: Jeferson, mas essa é minha obrigação e responsabilidade! Talvez sim, mas é importante lembrar que leva tempo para ser promovido e você precisa constantemente lembrar o seu chefe, que você está invariavelmente “descascando os abacaxis” para ele! Mesmo que isso seja a sua obrigação! Não custa lembrar o chefe! VOCÊ PRECISA DEIXAR A SUA MARCA PESSOAL E PROFISSIONAL.

Eu fui chefe e sei disso. Chefes possuem “memoria” seletiva! Inclusive, podem lembrar das suas eventuais mancadas e derrapadas, e se esquecer rapidamente dos seus bons resultados.

Por isso que você precisa constantemente “lembrar” o seu chefe que você é um bom descascador de abacaxi. Esta lembrança precisa estar na mente dele o tempo todo. Isso é o que eu chamo Negociação para deixar uma excelente Marca Pessoal.

Desta forma, em um futuro breve ele irá lembrar que você é um profissional diferenciado e merece ser premiado. Isso leva tempo, mas posso garantir que funcionou para mim e também para os inúmeros colaboradores das minhas equipes.

Prática 3 – A comunidade falando bem de você

Este é um item muito negligenciado pelos colaboradores de uma forma geral. Saiba que é extremamente importante conseguir que outras pessoas dentro da organização falem ao seu chefe do bom trabalho que você executa. Quando isso ocorrer, a sua carreira estará no caminho certo!

Logo, é interessante que você realize as práticas 1 e 2 que falamos anteriormente, mas com os seus pares e com os demais gestores de outros departamentos.

Você precisa que o seu chefe também seja informado e/ou notificado que você é capaz de se articular com as demais áreas e gestores, e que eles possam também falar bem de você. Isso é determinante para você avançar na carreira.

Pense no seguinte cenário: um gestor de outra área pede o seu apoio e você prontamente o ajuda e depois de vários dias de trabalho com o time deste gestor, alcança bons resultados em um projeto específico. Não seria interessante que este gestor notificasse o seu chefe sobre este seu grande empenho e contribuição para o bom resultado do time?

Sim, seria interessantíssimo! Pense nisso! Seria outro gestor falando bem de você e não você mesmo.

Para que isso ocorra, a “Prática 1” listada anteriormente precisa ser praticada também com outros gestores, ou seja, com a “comunidade” (stakeholder). Você deve utilizar a sua habilidade de “negociação” com outros gestores e pares para conseguir acordos que gerem resultados para a empresa e TAMBÉM (novamente) para você mesmo.

Pense que será outra outra pessoa falando bem de você para o seu chefe! Ponto para você! A sua carreira começa a deslanchar!

Desculpe ser repetitivo, mas é esta atitude que chamo de “negociar inteligentemente”. É justamente quando uma outra pessoa está “lembrando” o seu chefe que você é um bom descascador de abacaxi. Sendo assim, a sua promoção é uma questão de tempo. Aí sim você estará deixando uma excelente Marca Pessoal.

Conclusão

Quando você estiver trabalhado e atuado com “foco e de forma intencional” em ser realmente bem visto e promovido, você dará o salto que a sua carreira merece. Será importante primorar a habilidade de “negociação” para alcançar este resultado de forma rápida.

Lembre-se que a sua capacidade de negociação é um fator chave para conseguir acordos que sejam bons para a empresa, mas que também permitam que você seja notado e percebido com um bom profissional. A sua carreira depende sim desta atitude.

Você também precisa estar constantemente “re-lembrando” o seu chefe, que você é um bom descascador de abacaxi. Esta lembrança “precisa” estar na mente dele o tempo todo. Lembre-se que é preciso deixar a sua Marca Pessoal ao longo da sua carreira.

Desta maneira, ele irá lembrar que você é um profissional diferenciado e merece sim ser premiado. Além disso, é importante que a comunidade também fale bem de você para que o seu chefe também seja lembrado por terceiros dos seus bons resultados.

Atuando desta forma, você passará uma imagem de quem trabalha muito, mas também é capaz de articular-se para dar o salto que a sua carreira merece, e a sua promoção será apenas uma questão de tempo.

Grande abraço,

Jeferson Peres.

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Jeferson
Jeferson

Sou Jeferson Peres, casado, pai de um garoto e trabalho na iniciativa privada. Sou o idealizador deste Blog. Posso dizer que iniciei minha vida profissional aos 12 anos de idade vendendo picolé na rua para ganhar alguns trocados. Desde então passei por várias empresas de pequeno, médio e grande porte, de diversos segmentos. Trabalhei em padaria e supermercado entre os 12 e 14 anos. Depois iniciei na guarda-mirim – o que chamamos hoje de: “menor aprendiz” – atuando na prefeitura da minha cidade. Depois passei por grandes empresas nacionais e internacionais. Em cada uma destas empresas pude obter aprendizados e experiências fascinantes. Fiz uma formação técnica em Informática, e na faculdade me graduei em Administração de Empresas. Também fiz uma Pós-Graduação em Engenharia de Produção, um MBA em Gestão Empresarial e outro MBA em Finanças e Controladoria. Comecei a produzir este Blog oficialmente em Agosto de 2016 sobre o tema: desenvolvimento pessoal e profissional. Irei relatar “casos” que vivencio e vivencie no dia a dia de minha experiência profissional na indústria, e na minha vida pessoal. Outro objetivo é estimular através dos artigos o autoconhecimento e o empoderamento do ser humano. Embarque conosco nesse bate papo semanal e deixe seu comentário e sugestão. Espero poder inspirar e estimular muitas pessoas através dos artigos. Um abraço! Vida que segue! Jeferson Peres.

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