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Olá Pessoal!

Para quem não sabe, resolvi escrever “Os Dez passos para você planejar e alavancar uma carreira de sucesso”.

A ideia foi apresentar táticas para conseguir uma promoção no trabalho.

Hoje vamos falar do oitavo passo: “Procure ficar visível na organização”

O que seria ficar visível na organização? É a ação de ser capaz de demonstrar para os seus colegas, gestor e a organização como um todo o bom trabalho que você vem desenvolvendo.

Já diz o ditado “quem não é observado, também não é notado”. “Visibilidade” se obtém muitas vezes ultrapassando o que lhe é destinado. Seria exatamente executar o que foi apresentado no passo 7 de 10, ou seja, fazer além do esperado.

Porém, diria que precisamos fazer e “fazer bem feito”. Observo que algumas pessoas vão além (como falamos no passo 7), mas se limitam e não conseguem avançar ao ponto de efetivamente concluir o trabalho e fechar com chave de ouro.

Costuma-se dizer que faltou a cereja do bolo. O profissional se esforçou e foi além, porém, não o suficiente para ser notado, faltou alguma coisa. O que você entende que pode ter faltado?

Na minha opinião, esta coisa muitas vezes é um “pequeno passo”, muito pequeno mesmo. Pode ser uma análise de dados com perspectivas, cenários e possibilidades.

Observo diariamente pessoas que realizam bons trabalhos, mas quando fazemos algumas perguntas e questionamentos, a pessoa percebe que poderia ter avançado um pouco mais na atividade e desta forma tirar nota 10, ou seja, “ser efetivamente notada”.

Procure observar e refletir se você talvez esteja deixando faltar algum “pequeno detalhe” que está impedindo-o de ser realmente percebido como um profissional acima da média, e também atrapalhando o avanço da sua carreira

Por outro lado, como saber antecipadamente se o seu trabalho é realmente notado? Talvez você deva procurar feedback de outras pessoas e desta forma calibrar se a sua percepção está alinhada com a dos seus colegas e gestor. Outro indicativo são os projetos na qual você está sendo direcionado. Geralmente as pessoas percebidas/notadas são direcionadas para projetos estratégicos e importantes. Problemas de difícil solução também são encaminhados para pessoas com “visibilidade”.

Um outro indicativo é ser indicado como “coach”, mentor ou algo parecido. Quando você for requerido para adotar ações como: “ensinar”, “aconselhar” ou “instruir” outras pessoas, você estará se tornando visível dentro da organização. É fundamental ser destacado para partilhar seus conhecimentos com outras pessoas. Além disso, existe também o lado pessoal, pois ensinar permite a oportunidade de experienciar engrandecimento profissional. Além da gratidão que sentimos quando observamos pessoas que trabalham conosco se desenvolverem.

Procure sempre ajudar e de acordo com suas possibilidades. Apoie sem necessidade de ser “requerido”, em um primeiro momento. Tenha apenas o cuidado para não fazer o trabalho dos outros e se sobrecarregar.

A visibilidade também será percebida quando você iniciar o desenvolvimento de “um sucessor” ou “backup”. Esta será uma fase importante. Você só será promovido e talvez deslocado para outra área/divisão se possuir alguém em condições de ocupar o seu cargo, e é uma atitude inteligente se preocupar em preparar alguém. Possuir realmente alguém pronto para substituí-lo quando for necessário é o mínimo que as empresas esperam de nós.

Não tenha receio de perder o cargo/emprego se você for capaz de treinar e realmente preparar um sucessor. Você estará desenvolvendo várias habilidades durante este processo e a maioria das boas empresas para se trabalhar estará interessada em verdadeiramente promovê-lo. É desnecessário pensar o contrário. Além disso, ao longo do processo de treinamento você poderá apresentar suas habilidades de gerenciamento e estará em evidência. Passará também uma mensagem de alguém que preocupa-se e apoia o desenvolvimento dos colegas.

Geralmente quem procura inovação, acaba ficando em evidência e torna-se automaticamente uma referência, pois consegue demonstrar o seu trabalho para toda a empresa. As organizações estão interessadas em profissionais atentos às transformações que impactam seus segmentos de atuação e também à empresa de uma forma global. Procure ser este profissional.

Ter competência para inovar é uma “qualidade comum em pessoas que são promovidas”, pois elas trazem novas ideias, buscam soluções e conhecimento, e não ficam esperando o gestor solicitar.

Esteja sempre se aprimorando para implantar inovações na sua área de atuação, trazendo desta forma novos olhares em torno de você e de seu trabalho. Resumo: Seja mais que notado, seja realmente percebido inovando!

Em certa medida é também necessário saber “se promover”, ou seja tornar-se conhecido e lembrado pelas pessoas com quem convive no trabalho. Promoções e convites são feitos para quem sabe de uma forma equilibrada apresentar seus resultados de maneira construtiva e que imprimem uma imagem positiva ao profissional. É claro que a “autopromoção” (ou marketing pessoal) não deve ser algo apenas para expor o seu ego e sim para apresentar suas credencias, ou seja, mostrar suas competências, habilidades e qualidades.

Se você é tímido, repense esta questão. Será necessário um pouco de treinamento e exposição para tornar-se seguro e menos tímido, e aos poucos conseguir apresentar seus resultados com desenvoltura. Você pode inclusive praticar com algum colega de trabalho ou com pessoas próximas.

Seguindo estas dicas você vai verdadeiramente ser notado, percebido e principalmente promovido.

Se gostou, curta e compartilhe com seus amigos, vamos estimular a reflexão!

Um abraço,

Vida que segue!

Jeferson Peres.

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Jeferson
Jeferson

Sou Jeferson Peres, casado, pai de um garoto e trabalho na iniciativa privada. Sou o idealizador deste Blog. Posso dizer que iniciei minha vida profissional aos 12 anos de idade vendendo picolé na rua para ganhar alguns trocados. Desde então passei por várias empresas de pequeno, médio e grande porte, de diversos segmentos. Trabalhei em padaria e supermercado entre os 12 e 14 anos. Depois iniciei na guarda-mirim – o que chamamos hoje de: “menor aprendiz” – atuando na prefeitura da minha cidade. Depois passei por grandes empresas nacionais e internacionais. Em cada uma destas empresas pude obter aprendizados e experiências fascinantes. Fiz uma formação técnica em Informática, e na faculdade me graduei em Administração de Empresas. Também fiz uma Pós-Graduação em Engenharia de Produção, um MBA em Gestão Empresarial e outro MBA em Finanças e Controladoria. Comecei a produzir este Blog oficialmente em Agosto de 2016 sobre o tema: desenvolvimento pessoal e profissional. Irei relatar “casos” que vivencio e vivencie no dia a dia de minha experiência profissional na indústria, e na minha vida pessoal. Outro objetivo é estimular através dos artigos o autoconhecimento e o empoderamento do ser humano. Embarque conosco nesse bate papo semanal e deixe seu comentário e sugestão. Espero poder inspirar e estimular muitas pessoas através dos artigos. Um abraço! Vida que segue! Jeferson Peres.

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