7 Motivos para você começar a correr (ou praticar uma atividade física)

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Vamos ser sinceros, geralmente comemos muito e de forma inadequada, nosso dia é bem corrido e acabamos ganhando alguns quilos extras. Acredito que todos nós invariavelmente já tivemos a sensação de “conversar conosco mesmo” sobre isso e fazermos promessas de mudanças.

Talvez seja a hora de definitivamente fazer um pacto para a transformação. Eu adoraria ouvir daqui a algumas semanas que a mudança começou e está a todo vapor.

Nota.: caso não se identifique com a corrida, escolha outra atividade que lhe agrade, seja andar de bicicleta, natação ou uma caminhada. O importante é desafiar-se e começar.

Veja porque eu penso que você deveria começar a correr (ou praticar uma atividade física):

1. Você entrará em forma. Mesmo que você não se exercite atualmente, você poderá ficar em forma daqui a algum tempo. Precisa apenas iniciar e esforçar-se para manter a frequência. Não desista no início, pois o resultado vem com o tempo, esforço e dedicação. Comece caminhando e aos poucos inclua trotes, você se surpreenderá com sua capacidade.

2. Você se sentirá mais produtivo e com mais energia para encarar a vida. Este é um dos benefícios que as pessoas raramente esperam quando iniciam uma atividade física, mas é um resultado que vem junto com a prática regular de exercícios físicos. Com o tempo você notará que nunca se sentiu com tanta energia e tão disposto e focado.

3. Você perderá alguns quilos. Sua saúde como um todo agradecerá! Correr lhe permitirá perder quilos extras e beneficiará sua saúde física. Todos nós sabemos dos benefícios, mas muitas vezes não nos esforçamos o suficiente para continuar a atividade e melhorar a saúde. Pense nisso quando for hora de partir para a corrida.

4. Você se permitirá sentir uma incrível sensação de bem estar e “realização” quando terminar a atividade. Não tem sensação melhor quando completamos nossa meta. Aos poucos e com constância você sentirá orgulho de você mesmo. Aproveite esta situação/momento para se motivar ainda mais e não desistir da sua meta.

5. Você vai acabar criando uma forma positiva de lidar com o stress da vida. Se você não se cuidar, o stress vai cobrar o seu preço. Não permita que isso ocorra. O treinamento lhe permitirá aliviar e descarregar o stress de uma forma saudável e inteligente. Os benefícios são incomensuráveis e inclusive vai ajudar você a dormir ainda melhor.

6. Você acabará se tornando uma referência para outras pessoas. Talvez você inspire sua esposa, filho ou amigos e colegas que estão no seu convívio e querem seguir o seu exemplo. Todos nós precisamos nos exercitar, mas algumas vezes não temos uma referência. Nos sentimos muito, muito felizes quando outras pessoas seguem nosso exemplo. Posso assegurar que a sensação é maravilhosa, e VOCÊ pode ser este exemplo.

7. Você se sentirá confiante para assumir outros desafios em sua vida. Quando completamos um desafio, ficamos ainda mais entusiasmados para outros duelos em nossa vida rumo ao desenvolvimento pessoal. Esta é uma das razões pela qual escolhi praticar corrida. E lembre-se que esta oportunidade lhe permitirá inclusive se desafiar, ou seja, será uma luta mental entre você, e você mesmo. Uma vez se superado, você automaticamente estará aprimorando habilidades para utilizar em outras áreas da sua vida. Será um ciclo que vai gerando cada vez mais confiança.

O início envolve caminhar e correr, caminhar e correr. Depois correr e caminhar, correr e caminhar. Logo você estará apenas correndo e aos poucos vai aumentando o ritmo. Pode parecer simples, mas é basicamente isso.

Ouço algumas pessoas querendo contratar um treinador para iniciar a prática da corrida, mas inicialmente você pode utilizar outros recursos como GPS / Aplicativos de Corrida pelo seu SmartPhone. Também existem inúmeros sites com planilhas que sugerem alguns treinos para iniciantes ou já avançados. Caso você tenha condições que permitam a contratação de um treinador, siga em frente pois será muito útil. Do contrário, não utilize o fato de não ter condições financeiras, para “literalmente justificar” a sua “falta de vontade” em mudar seu estilo de vida.

Tenho duas excelentes sugestões para planilhas de treino:

1) https://www.ativo.com/planilhas

2) http://www.jeffgalloway.com/

Aplicativos sugeridos: Nike Run ou Endomondo (Utilizo a versão grátis deste aplicativo há vários anos, e posso assegurar que é bem completa).

Outra opção é juntar-se a grupos de corrida, onde você terá um treinador (educador físico) e também um grupo para apoiar e motivar você nesta jornada. Muitas vezes o preço é atrativo ou faz parte do pacote na sua academia.

Eu comecei a correr sem a utilização de nenhuma das sugestões acima. Apenas segui minha intuição e fui sentido o meu corpo responder aos estímulos. Na medida que sentia que poderia adicionar mais 100 metros, adicionava. Falando assim pode até parecer simples, certo? E é realmente muito simples.

Outro ponto que gostaria de destacar é que atualmente podemos correr e estar nos desenvolvendo pessoal e profissionalmente. Basta apenas utilizar o celular para ouvir um bom Podcast. Se você não sabe do que se trata, é basicamente um sistema que permite consumir conteúdo em áudio sob demanda através do seu SmartPhone.

Nota.: vou deixar no final do artigo o link do site do meu grande amigo Edward, onde ele explica direitinho como funciona.

Resumo: você corre e se desenvolve através dos áudios dos seus Podcasts favoritos, até porque a atividade da corrida é relativamente monótona (até mesmo para mim que gosto e pratico a anos).

Lembrando que correr faz bem para a saúde em inúmeros aspectos. A modalidade aprimorará o condicionamento físico, tonificará os músculos, auxiliará no controle do colesterol, combaterá a insônia e prevenirá a osteoporose. De quebra, inunda o organismo do corredor com endorfina, hormônio que provoca sensação de bem-estar.

Para alcançar estas vantagens, é preciso alguns cuidados. Se você não estiver preparado para correr, pode desenvolver lesões ou agravar outros problemas pré-existentes.

Tenha um cuidado redobrado na escolha do tênis e respeite o seu ritmo e limite. Muita cautela com a postura e alongue-se. Pense assim: sem exageros, devagar e sempre!

Na sequência você poderá ir sentindo o seu corpo e aumentando o ritmo, porém, é mandatória uma dose extra de paciência. O resultado virá com o tempo.

Agora, exagerar na intensidade definitivamente não é a melhor maneira de iniciar na modalidade. O excesso pode causar lesões graves nas articulações e fadiga extrema. No inicio procure trabalhar com no máximo 70% da sua frequência cardíaca máxima.

Com absoluta certeza parecerá monótono no começo, mas, conforme os treinos forem evoluindo, você conseguirá correr num ritmo mais acelerado e sem que a frequência cardíaca se eleve. Novamente: ouvir um bom podcast enquanto corre é a chave para passar longe da monotonia.

Lembre-se do mais importante: correr não requer investimento, pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer momento e você apenas precisará de um bom par de tênis.

Entendo que o aspecto mais importante da atividade física é ouvir o seu corpo. Por mais que tenhamos um professor, um aplicativo ou planilhas, ouça o seu corpo, aprenda a ouvir e sentir o corpo, pois o corpo determina os limites.

Atenção para as dicas extra abaixo:

  • Você tem o poder e a responsabilidade pela sua corrida e também por sua alimentação
  • Tenha paciência e não desista
  • Você está no controle
  • Aproveitar e curtir o momento da corrida é fundamental

Se convenceu de que deve correr?

Deixe seu comentário!

Curta e divulgue este trabalho.

Um abraço,

Vida que segue.

Jeferson Peres.

Clique aqui para ler o artigo sobre Podcast no site do Edward. Lá é explicado detalhadamente o que é um Podcast e traz várias dicas excelentes! Confere lá!

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2 Comentários


  1. Meu grande amigo Jeferson. Obrigado por fazer referência a meu post sobre Podcast.
    Com relação a corrida, vale patinação? (rsrsrsr)

    Abraços,

    Edward

    Responder

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