A importância do hábito da leitura em sua vida

Facebookgoogle_pluslinkedin

A leitura é uma fonte maravilhosa e inesgotável de conhecimento, além de ser extremamente importante para o desenvolvimento do intelecto. É o caminho mais curto para adquirir qualquer conhecimento.

Face ao “boom” tecnológico das últimas décadas, esse hábito acabou sendo substituído em um primeiro momento pela televisão, depois pelos computadores e videogames, e agora pelos smartphones.

Atualmente em qualquer área, a importância da leitura é incontestável para o aprimoramento continuo e melhoria do conhecimento. Muitas vezes podemos aprender com os erros dos outros e facilitar nossos caminhos.

Crianca_Lendo

Hoje em dia um enorme e excelente acervo de livros encontra-se disponível para leitura online e gratuita. Na atualidade, basta um celular ou um computador conectado à internet para ficar por dentro de qualquer informação. Lembre-se que um bom livro tem o poder de lhe ajudar a adquirir habilidades que terão um valor imensurável em sua vida pessoal e profissional, e que poderá lhe tornar bem-sucedido.

Veja alguns benefícios proporcionados pelo hábito da leitura:

  1. Estimulo da criatividade: a leitura é fundamental para liberar a imaginação. Por meio dos livros, liberamos, estimulamos e aprimoramos nosso lado criativo.
  2. Ampliação do conhecimento: a leitura é um hábito extremamente valioso para o nosso crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Uma boa leitura nos leva ao entendimento de assuntos distintos.
  3. Aprimoramento da cultura: através da leitura temos possibilidade de ter contato com várias culturas diferentes sem sair de nossa casa, cidade, estado e/ou pais. Saberemos como determinado povo se comporta, os motivos pelos quais agem de forma distinta da nossa. Além disso, compreendemos melhor o outro quando passamos a conhecer a história de vida que o cerca. Consequentemente, lidamos melhor com quem é diferente de nós e não temos uma opinião limitada das circunstâncias.
  4. Emocionar-se: quem já se sentiu alegre e entusiasmado ao longo de um livro sabe o poder que um este possui.
  5. Desenvolverá a escrita: a leitura é um ato que se reflete no domínio da escrita. Quem lê mais, consequentemente escreverá muito melhor. Com conhecimento, reflexão e vocabulário, é natural que conseguiremos desenvolver textos com muito mais destreza e facilidade. Quem lê, se expressará muito bem através da escrita.
  6. Aprimora a comunicação: além de ser envolvente e fascinante, a leitura aumentará profundamente as referências e a capacidade escrita e verbal de comunicação.
  7. Mudará sua vida: quem tem na leitura um hábito constante está muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida.
  8. Aprimora e aumenta o vocabulário: na leitura descobrimos novas palavras e novos usos para as que já conhecemos. Quem lê tem um repertório de vocábulos muito mais avançado em relação aquele que não possui essa prática.
  9. Sermos reflexivos: lendo, nos tornamos reflexivos, ou seja, formamos uma ideia própria e madura dos fatos e passamos a não mais fazer julgamentos inapropriados. Quando temos entendimento dos vários lados de uma mesma história, somos capazes de refletir e chegar a um consenso, que nos traz crescimento pessoal.
  10. Divertir-se: o ato da leitura promove diversão, pois quem lê é levado a lugares que não poderia ir “com as próprias pernas”.

Mulher_Lendo

Caso você tenha barreiras que lhe impeçam de ler, como: falta de vontade, falta de concentração, tempo escasso, dificuldades de interpretar e entender o que está lendo ou simplesmente não gosta de ler, não se preocupe, você não é o único.

Eu detestava a leitura e hoje sou um consumidor assíduo de livros. Muitos têm essas dificuldades em função de existir outros meios que chamam mais atenção do que os livros, são eles: internet, WhatsApp, Facebook, televisão, jogos eletrônicos, rádio, etc, mas a ciência comprova que nenhum deles é tão eficiente em exercitar e desenvolver seu cérebro como a leitura de um livro. Por isso, devemos evitar estas distrações e nos esforçar para o desenvolvimento desse hábito.

A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo. Joseph Addison.

Comece devagar no início, não escolha livros complexos e com muitas páginas. Inicie com um livro pequeno e com um assunto do seu interesse. Por exemplo, se você gosta de dança, procure um livro que retrate aspectos da dança. Ou se você adora futebol, procure um livro que conte a história do seu clube ou ídolo favorito.

Procure ler devagar e com atenção, e também tente observar atentamente o que o autor desejou transmitir. Importante: faça uma reflexão em sua mente de como você pode utilizar o que aprendeu na leitura e aplicar em sua vida. Pronto: você vai aproveitar o que o livro tem de melhor para lhe dar.

Mario-Sergio-Cortella

A leitura de bons livros tornará seu cérebro e intelecto forte e desenvolvido, e desta forma desenvolverá habilidades de compreensão, interpretação, raciocínio rápido, concentração e outras que irão lhe proporcionar conquistas importantes para sua vida pessoal e profissional.

A ciência demonstra que livros em geral, e inclusive ficção, nos ajudam a entender melhor o mundo e a nós mesmos.

Você conhece alguém que tem o hábito da leitura? Converse com esta pessoa e pergunte como é, e como se sente ao ler. Você vai ver que o prazer pela leitura vem com o tempo e que os benefícios vão fazer você nunca mais querer parar.

Existem bibliotecas públicas e livros com preços muito acessíveis atualmente sobre todas as áreas. Logo, a leitura é uma prática que deve ser estimulada em todos os indivíduos, desde crianças até os mais velhos. Existem pessoas que se aprimoram muito mais com o auxílio de livros do que fazendo um curso, por exemplo.

Um livro é a melhor e mais prática maneira de viajar, conhecer um novo universo e pesquisar novas possibilidades. É como se a leitura fosse o alimento para a mente. Autor desconhecido.

No âmbito profissional a leitura aumenta o senso crítico e permite/proporciona evolução da carreira. O profissional terá maior capacidade de discutir outros pontos de vista, além de aprimorar o crescimento das relações interpessoais.

A leitura deveria ser um hábito para todos nós!

Para auxiliar e incentivar a leitura, confira outras dicas importantes para que um livro esteja sempre em seu radar:

  • Leia a sinopse e procure escolher um livro que seja realmente de seu interesse;
  • Começe devagar e vá incluindo e aumentando a experiência da leitura;
  • Estabeleça um horário fixo para a leitura, seja ao dormir ou no horário de almoço;
  • Repita sempre a leitura no mesmo horário, isso se tornará um hábito;
  • Tenha sempre um livro à mão. Ao invés de jogar no celular ou ficar navegando na internet e redes sociais nos momentos de ociosidade, aproveite para incluir um pouco de leitura;
  • Estabeleça um prazo para terminar o livro. Assim, você vai sempre encontrar um tempinho para cumprir sua meta.

Se você gostou do post, me ajude a divulgar este trabalho. Compartilhe! Curta!

Abraço,

Vida que segue!

Jeferson.

Facebookgoogle_pluslinkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *