É preciso celebrar as pequenas vitórias (conquistas)

Facebookgoogle_pluslinkedin

Com certeza existem motivos para nos decepcionar, nos preocupar, nos incomodar, etc, e muitas vezes preferimos focar nestes motivos (negativos) ao invés de celebrar as pequenas conquistas que alcançamos ao longo do dia ou da semana. Precisamos ficar mais atentos e reconhecer que “diariamente estamos alcançando pequenas vitórias”.

Precisamos introduzir o hábito de celebrar estas pequenas conquistas. Não espere por algo grandioso para celebrar. Procure visualizar e reconhecer que houve pequenos avanços. Esta atitude irá proporcionar um incremento no seu nível de confiança, e também possibilitará ganhar mais convicção para conquistas ainda maiores. Observe que a “confiança” é incremental, e é preciso pequenos passos para nos fortalecer e nos impulsionar rumo aos nossos sonhos e objetivos.

Você e eu sabemos que existem dias em que VOCÊ realmente fez um excelente trabalho. Talvez você possa comemorar saindo para comer a sua comida favorita, ou simplesmente ficando muito feliz com a sua realização. O importante é no final do dia, “reconhecer intencionalmente” que você realizou um pequeno passo, e que está na direção de realizar seus objetivos maiores. Sinta-se bem consigo mesmo!

Talvez alguns possam dizer que é apenas uma pequena vitória, mas lembre-se que este é o combustível para manter você “motivado e inspirado”. Procure não ir para a cama sem reconhecer as conquistas do seu dia. Muitas pessoas merecem se sentir bem consigo mesmas, mas não conseguem, pois apenas visualizam os erros, as dificuldades e barreiras, estas pessoas não se permitem sentir as pequenas conquistas, tão pouco comemorá-las.

Quando nos permitimos saborear e sentir as pequenas vitórias, nos tornamos mais fortes, motivados e capazes, e com isso vem à confiança e entramos em uma espiral que nos “impulsiona ainda mais” para outras vitórias.

Mas alguns preferem esperar por supostas conquistas maiores, não cometa este erro!

Deixe seu e-mail abaixo e receba artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso pessoal e profissional! É gratuito!

Pessoas que não conseguem perceber os pequenos avanços, e não se permitem receber estes créditos, possuem mais dificuldades em alcançar as conquistas maiores. A pessoa fica sempre com a sensação de que está começando um trabalho e que nunca acaba ou alcança o resultado desejado, desta forma a pessoa se sente incompetente, desmotivada e incapaz, e entra em uma “espiral negativa” que não possibilita visualizar os pequenos avanços do dia a dia.

Quero propor uma reflexão: quando foi a última vez que você observou o resultado de um bom trabalho que realizou ou uma pequena conquista, e o principal, se permitiu receber os créditos? Quando saiu pela última vez (intencionalmente) para comemorar uma pequena conquista?

Não caia na tentação de apenas focar nas coisas negativas. Crie um ambiente positivo ao seu redor, pois desta forma você estará se permitindo um desenvolvimento e crescimento mais rápido, leve e suave.

Bem, aqui estão três maneiras que podem ajudá-lo a refletir e introduzir o hábito de celebrar pequenas conquistas:

1- Identificar as pequenas vitórias: com certeza existem avanços ao longo da sua semana, e por algum motivo às vezes acabamos não “REFLETINDO” para identificar estas conquistas. Desta forma, podemos entrar em uma “espiral negativa”.

Procure reservar um tempo para esta reflexão. Pode ser semanal. Intencionalmente “liste” estas conquistas, não seja demasiado otimista ou pessimista, e sim realista. Procure fazer este exercício dentro de um contexto calmo e tranquilo.

Posso lhe garantir que se você não reservar um tempo para esta atividade, você dificilmente irá introduzir o hábito de celebrar suas pequenas vitórias.

Não seja você uma daquelas pessoas que apenas comemora o dia 31 de dezembro. Posso assegurar que quando você estiver olhando para o ano inteiro, vai dizer para si mesmo: “O que eu realizei este ano? Não consigo me lembrar.”

Semanalmente procure refletir com as perguntas abaixo:

  • O que eu fiz de bom nesta semana?
  • O que eu realmente alcancei nesta semana?
  • Quais pequenos passos eu consegui realizar?
  • Que coisas boas aconteceram?
  • Como posso “me sentir verdadeiramente bem” com algo que aconteceu esta semana?
  • O que eu percebi que aconteceu, que me trouxe satisfação, alegria, ou trouxe um sentido de realização, ou mesmo me fez sentir mais conectado com meu propósito?
  • Quais pequenos passos eu tomei esta semana, que me impulsionará na direção dos meus ideais mais elevados?
  • Por último: quais pequenos passos eu tomei que posso celebrar?

Muitos podem dizer que este tipo de atividade é desnecessário, mas procure realizar esta reflexão e SENTIR a energia que pode surgir desta reflexão. Um ganho instantâneo é a confiança. Mesmo que você esteja “apenas realizando pequenos passos” na direção dos seus sonhos e objetivos, você se sentirá mais motivado, fortalecido e com mais energia para avançar.

Preciso fazer esta reflexão toda semana? Eu sugiro que no início seria interessante. Mas as perguntas podem ser diferentes, e não necessariamente precisa ser todas as perguntas, o importante é uma reflexão intencional e com uma certa frequência que você considere adequada.

2- Procure “saborear” as pequenas conquistas: é importante sentir a vitória, pois este é um combustível para manter o fogo aceso. É necessário (mandatório) sentir o gosto da vitória. Procure reviver o momento em que se sentiu bem com algo que realizou. Sinta e reviva o momento da conquista! Esta técnica é muito utilizada por atletas de alta performance.

Por exemplo, se você está aprendendo um idioma e houve uma oportunidade de falar com um gringo, diga para você mesmo: eu consegui me comunicar com um gringo, foi muito bacana! Reconheça que você se comunicou, mesmo que de forma precária. Alguns podem até dizer que você não foi bem, mas reconheça que você se comunicou, e esta é uma etapa importante e fundamental no processo de aprendizado de um idioma.

Este é apenas um exemplo. Reflita o que você precisa realizar para se tornar uma pessoa melhor e planeje, execute e curta os pequenos avanços.

3- Compartilhar as conquistas: descrever para as pessoas o que você realizou é muito importante. Para algumas pessoas, compartilhar suas realizações é necessário, e eu entendo que este fato torna a pessoa mais motivada!

É preciso ter orgulho do que somos capazes de alcançar, e engana-se quem pensa que estou sugerindo ser presunçoso, não é nada disso. Apenas estou sugerindo que é preciso compartilhar as vitórias e ao mesmo tempo ser humilde.

Compartilhar o que você está realizando em sua vida com entusiasmo é essencial para gerar uma atmosfera prospera que possibilite o seu crescimento e desenvolvimento.

Conclusão

Se você não procurar verdadeiramente celebrar as pequenas conquistas, também não será capaz de ganhar confiança para dar saltos maiores em sua vida. Celebrar as pequenas vitórias tornará VOCÊ mais forte e resistente para enfrentar desafios ainda maiores!

É hora de celebrar as pequenas conquistas. Coloque na sua agenda momentos de celebração. Lembre-se de “saborear” e compartilhas suas vitorias.

Deixe um comentário, adoraria saber se você gostou do artigo. Você celebra com frequência suas conquistas?

Um grande abraço!

Vida que segue!

Jeferson Peres.

Nota.: ajude a divulgar este trabalho, compartilhe e curta! Se acredita que o artigo pode fazer o bem para algum colega, amigo ou familiar, indique a leitura.

Facebookgoogle_pluslinkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *