Você pratica gratidão?! Se a resposta foi não, deveria reconsiderar e adicionar esta atitude em sua rotina.

Facebookgoogle_pluslinkedin

Hoje, neste exato momento, quais são os motivos de agradecimento que você possui?

Em alguns momentos não é fácil responder este questionamento e ficamos pensando, pensando e parece que não existem motivos para gratidão. Parece que tudo conspira contra nossas intensões.

Mas talvez estejamos bem enganados. Podemos agradecer simplesmente por sermos capazes de ler! Outro dia estava acompanhando uma palestra e ouvi sobre o número de analfabetos pelo mundo, e a situação não é nada agradável.
Agradeça pelo fato de poder tomar um copo de água. Muitas pessoas não possuem este privilégio.

Gratidao Sol

Porém, o que é realmente “gratidão”? É um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que você possui uma determinada condição, seja material, emocional ou espiritual.

A gratidão traz embutida em si uma série de outros sentimentos, como alegria, esperança, amizade e muito mais. A gratidão é um sentimento/ato extremamente nobre e precisamos praticá-lo com maior frequência.

Quando acreditamos que o universo está “supostamente” configurado para tornar as coisas difíceis, esquecemo-nos de perceber as inúmeras situações positivas que acontece conosco o tempo todo. Especialmente quando o seu pensamento produz situações em que valida as suas crenças de como “é difícil alcançar os objetivos”. Pense nisso!

Uma mente grata é constantemente fixa no mais benéfico (no positivo), vai ficar mais conectada com Deus, com o Universo ou o Divino (ou como você queira chamar o poder superior).

Gratidao Metas

Quando vivemos uma vida com gratidão pelo que possuímos, nós ocupamos nossa mente com otimismo e coisas positivas. Quando focamos apenas no que nos falta, nossa mente se torna cheia de negatividade gerando pensamentos de amargura, inveja e ressentimento. Isso não é bom.

Viver uma vida de gratidão traz ainda mais abundância em nossas vidas. Quanto mais formos gratos por tudo que ocorre conosco, mesmo pelas coisas ruins, mais abundância atraímos para nós. Acredite! Pratique a gratidão e você notará uma profunda transformação. Não estou sugerindo que vai ser fácil encarar os desafios da vida, e muito menos que as coisas vão mudar em um passe de mágica, é preciso muito esforço, dedicação e empenho para alcançar nossas metas e objetivos. Mas posso assegurar que você obterá resultado positivos e surpreendentes.

Gratidão e atitude não são desafios, são escolhas. Robert Braathe.

Esta frase é muito provocativa! Reflita sobre ela antes de avançar na leitura!

Lembre-se que as pesquisas já comprovaram que bons pensamentos são capazes de produzir uma onda positiva em todo o nosso corpo, mente e alma, o que vai gerar boas vibrações e provocar um campo de situações favoráveis em nossa vida.O contrário também é verdadeiro, se penso em magoa, tristeza e desânimo, vou criando uma atmosfera ruim e negativa. Qual seria a dádiva desta visão negativa? Absolutamente nenhuma. Quando nos concentramos no que nos falta, nós criamos inúmeros bloqueios e limitações, e a gratidão é o gatilho para romper a negatividade.

Gratidao Ajudar

Desculpe ser insistente e repetitivo, mas nós somos o criador da nossa realidade, logo, é importante sermos gratos pelo que temos e não apenas focarmos no que ainda não alcançamos. Pode ser que talvez você não tenha se esforçado o suficiente para atingir suas metas. Precisamos urgentemente focar na prática da gratidão.

Gosto da seguinte reflexão:

“Senhor, dai-me a serenidade para aceitar o que não pode ser mudado; A coragem para mudar o que pode ser mudado; E a sabedoria para distinguir uma coisa da outra.” Reinhold Niebuhr

Um exercício que podemos fazer e incorporar em nossa rotina é simplesmente procurar enxergar nas várias coisas ruins que ocorre ao longo do dia, o que de positivo podemos aprender com este suposto “aspecto negativo”. Exemplo: quando somos “fechados no trânsito” ou enfrentamos um super congestionamento, pode ser uma situação que está nos protegendo de outro problema ainda maior. Apenas não enxergamos esta condição. Pense nisso e verifique se faz sentido para você.

Outras vezes procuramos incessantemente defeitos nas situações do nosso dia, ao invés de focar nas qualidades e coisas boas que as situações nos trazem. Olhamos mais os defeitos das pessoas do que suas qualidades. Temos que elogiar e agradecer mais e reclamar menos.

Não é simples e exige prática, mas exercite “projetar gratidão” nos aspectos negativos da vida. Não vai ser fácil no início, mas é necessário. Caso surjam críticas ou dúvidas em sua mente, limpe e foque apenas nas qualidades. Projete gratidão!

Realmente procure agradecer pelas dificuldades, pois elas permitirão a você evoluir. São nestes momentos que o seu destino será traçado.

Quando mostramos gratidão à vida, a vida mostra gratidão a nós. Quando somos gratos pelo que temos, temos mais para ser gratos. Autor desconhecido.

Eu por exemplo posso ser grato por estar sendo capaz de escrever este artigo. E lembre-se que: se algo ainda não está bom, talvez seja porque “você” não colocou gratidão. Esta mudança requer tempo, mas posso assegurar que o processo de gratidão vai elevar o seu grau de bem estar, evolução e abundância.

Novamente: ter gratidão não significa negar que existem problemas. As experiências e os desafios que enfrentamos no decorrer de nossas vidas são muitos. Incorporar práticas simples como às sugeridas acima (e abaixo) podem fazer com que seja mais fácil aceitar experiências desagradáveis e principalmente superá-las.

Estamos falando de coisas simples, um obrigado pelo jantar que sua esposa, mãe ou empregada preparou já é uma atitude de gratidão, mas precisa ser verdadeiro e sincero o agradecimento.

Gratidao Espiritualidade

Agradecer pelo apoio que recebemos no trabalho, é uma atitude nem sempre observada. Eu como gestor de equipe percebo que nem sempre as pessoas agradecem o que fazemos por elas, mas muitas vezes focam no que eventualmente deixamos de fazer, ou nas falhas que podemos cometer.

Seja mais grato pelas diversas dádivas e benefícios que você recebe. Noto que algumas pessoas dizem e afirmam serem gratas, mas ainda focam suas perspectivas em coisas negativas, principalmente/especialmente quando a vida não segue do jeito que esperam. Outros dizem que têm muito pouco para agradecer, quando na prática possui muito mais do que pensam. Esta reação é baseada em nossas escolhas, e as fazemos e controlamos de maneira consciente. Você possui capacidade de mudar o seu pensamento.

Vou insistir: pode-se tomar qualquer situação na vida e encontrar algo de positivo nela, “se essa for a sua predisposição”. Coisas boas e más vão acontecer em sua vida diariamente. “A perspectiva que você escolhe por focar é exclusivamente sua.”

Segue abaixo 8 dicas para apoiar você na jornada de tornar-se um ser humano mais agradecido!

1. Livre-se do passado e viva o presente

2. Seja otimista e positivo

3. Perdoe sempre

4. Cuide do seu corpo, das suas emoções e da sua “alma”

5. Seja carinhoso e bondoso

6. Acredite em dias melhores e melhores

7. Sonhe, sonhe e sonhe!

8. Viva e aprecie o momento

Se você gostou, compartilhe e ajude espalhar gratidão!!

Um abraço,

Vida que segue!

Jeferson.

Facebookgoogle_pluslinkedin

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *