Você supera desafios e adversidades com facilidade?

Facebookgoogle_pluslinkedin

Vamos superar desafios e adversidades?! Então vamos nessa.

Como você reage aos desafios do dia a dia?

Como acontece com todos, estamos diariamente encarando constantes desafios. Eles vão ocorrer. Tenha certeza!

Porém, como você lida com estas adversidades?

Encare os desafios como oportunidades para você “aprender e crescer”. Acredite, os desafios e adversidades nos impulsionam na direção de nossos sonhos e desejos.

O que é preciso para que você se desenvolva e cresça pessoal e profissionalmente?

Acredito que os cinco itens abaixo podem ajudar na resposta desta pergunta.

1) Responsabilidade – Você deve estar 100% comprometido e ciente que a responsabilidade pela transformação é única e exclusivamente sua.
2) Sair da zona de conforto – Você terá que fazer coisas desconfortáveis.
3) Desenvolvimento e TransformaçãoCompromisso com a mudança. Pare de olhar para fora e olhe para dentro de você mesmo.
4) Manter uma atitude positiva – Deixe de ser negativo. Você só perde sendo negativo. Não é autoajuda. Apenas estado de espírito.
5) Descubra e Desenvolva seus Dons & Talentos – Se não descobriu, continue procurando. Se descobriu, coragem rumo ao desenvolvimento do talento. Na dúvida, movimente-se em alguma direção que você encontrará o seu caminho. Não vale ficar parado esperando que algo aconteça do nada.

Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço. Immanuel Kant

As adversidades são nossos aliados. Na medida em que aprendemos a lidar com situações adversas, desenvolvemos nossa resiliência e nos tornamos mais capazes de resolver estas situações. Estas experiências nos impulsionam e nos aprimoram como seres capazes.

Ao invés de ver os desafios e adversidades como algo negativo, procure olhar de uma forma diferente. Faça  a escolha de vislumbrar nestes desafios a oportunidade de fazer uma grande e profunda transformação, e tornar-se a pessoa que você quer ser.

Mude seu “mindset” ou estado mental e observe ao encarar os desafios que eles podem ser divertidos. Mas não encare como algo negativo, e sim como algo que veio para moldar e transformar você. Logo, com o passar do tempo, e ao invés do medo, você visualizará oportunidades e conseguirá superar estas adversidades com uma facilidade cada vez maior. Você mesmo se surpreenderá com os resultados.

Vamos falar um pouco sobre cada um dos itens que nos ajuda a superar os desafios.

Responsabilidade – no dicionário a definição é a seguinte: “responsabilidade é um substantivo feminino com origem no latim e que demonstra a qualidade do que é responsável, ou obrigação de responder por atos próprios, ou por uma coisa confiada.

Entendo que a coisa confiada acima é a vida, logo, cada um de nós é responsável por cuidar da sua vida diante de desafios e adversidades. Não podemos culpar os outros ou terceirizar esta responsabilidade. Se você não aceitar esta verdade, dificilmente alcançará o que você entende por sucesso e felicidade.

A responsabilidade pela transformação é única e exclusivamente nossa. Depende muito mais de nós, do que do outro. Precisamos parar de achar “desculpas” e “culpados”.

Se você não está onde deseja em sua vida, a “culpa” é sua. Fim de papo. Se o seu casamento é um desastre total, ou você está extremamente infeliz no trabalho, ou não fez aquele curso que sempre desejou, ou talvez algum crescimento espiritual que ainda não atingiu, ou talvez ainda não alcançou o corpo (saúde) que deseja, a falha é sua e de mais ninguém.

clock-change-fall

Querido leitor, desculpa por ser insistente, mas você tem o poder em cada momento de sua vida de fazer as  escolhas, mudanças e transformações necessárias para tornar-se a pessoa que você gostaria de ser.

Algumas vezes observo no ambiente organizacional ou no convívio familiar as pessoas procurando “motivos” pela falta de ação e pelos “acordos” não cumpridos, quando na verdade o principal problema era da própria pessoa ser responsável e fazer o que foi combinado/acordado.

Propósito.: não coloque a culpa no governo, no fornecedor, na esposa, no colega, no professor, no chefe, etc, assuma você a responsabilidade e comece a sua transformação diante das adversidades que irão impulsionar você na direção dos seus sonhos.

Sair da zona de conforto – Inicialmente quando passamos a fazer coisas desconfortáveis, ficamos irritados e impacientes, porém, com o tempo estaremos mais habituado ao novo cenário e não nos sentiremos mais desconfortáveis.

Eu sou destro, mas há algum tempo resolvi utilizar o mouse com a mão esquerda. Eu provoquei o desconforto por livre e espontânea vontade. Confesso que no inicio desejava desistir, mas agora é natural a utilização do mouse com ambas as mãos. Não é incrível?! Pode parecer simples, mas o desconforto inicial foi enorme para mim.

Sim, este é um exemplo muito simples, mas com certeza cada um conhece seus medos e limites, e sabe a área de sua vida na qual precisa “sair da zona de conforto”.

Lembre-se: a sua vida não deve e não pode ser vivida em uma zona de conforto. Desafie-se a sair desta situação.

fish-jumping-comfort-zone

Existe uma frase que estou tentando incorporar em minha vida ultimamente, mas confesso que está difícil. Acho que se encaixa neste tópico. A frase é a seguinte:

“Fé é assim: Primeiro você coloca o pé, depois Deus coloca o chão.” Fernanda Estellita.

Pense que se você sair da zona de conforto com frequência, com maior frequência você descobrirá a sua força e capacidade, e mais rápido você alcançará seus desejos.

Propósito.: escolha uma área em que você esteja literalmente “na zona de conforto”, e ponha-se em movimento. Desafie-se. Acredite no seu potencial.

Desenvolvimento e Transformação – Quando assumimos o compromisso com a mudança, uma adversidade é mais facilmente superada. Porém, com frequência ficamos olhando para fora a procura de solução, e nos esquecemos de olhar para dentro de nós mesmos. Este olhar em busca de uma autoanalise honesta e verdadeira poderá produzir bons frutos. Pode parecer ousadia, mas é a mais pura verdade.

Por mais difícil que seja admitir, quem precisa mudar somos nós e não o outro.

dedo_apontandando

Quando estamos verdadeiramente comprometidos com o nosso processo de desenvolvimento, as coisas automaticamente começam a acontecer. Não através de um passe de mágica. As coisas não vão se resolver do dia para a noite. Mas uma atitude comprometida com o processo de transformação é um passo importante e decisivo na mudança que desejamos alcançar.

Propósito.: escolha uma área da vida para desenvolver. Esta área poderá trazer um equilíbrio para as demais e harmonizar nossa vida como um todo. Cabe a você fazer uma reflexão e procurar identificar esta área.

Manter uma atitude positiva – Diante de tantas coisas ruins e adversidades que enfrentamos diariamente é compreensível que em algum momento ou outro estejamos um pouco pessimista/negativo. Porém, precisamos nos alimentar de coisas positivas se quisermos superar os desafios. Lembre-se: não é autoajuda. É preciso cultivar pensamentos e atitudes positivas.

how-to-be-positive

Nos discursos que observo no convívio familiar ou organizacional é impressionante a mentalidade negativa das pessoas. Como estas pessoas estão ocupadas e focadas apenas em coisas negativas, não são capazes de produzir novas saídas, ideias, alternativas e/ou soluções para as adversidades que surgem. Afastar-se e abandonar estas pessoas não parece ser a solução, mais ir aos poucos propondo alternativas positivas pode ajudar a criar um ambiente mais seguro e favorável para superar as adversidades.

Gosto de uma frase de Henry Ford que diz:

“Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo.” Henry Ford.

A vida pode ser dura e sugar suas energias, mas precisamos procurar exercitar pensamentos e atitudes positivas. Estamos em constante aprendizado e as situações vão permitir nosso aprimoramento.

Concordo, haverá dias em que nada parece dar certo e que tudo e todos “parecem” conspirar contra você, e fazê-lo sentir-se em um verdadeiro inferno. E é exatamente em momentos como esse que será necessário cultivar uma atitude positiva.

Posso assegurar que se você conseguir manter uma atitude positiva, as adversidades vão transformando-se e você conseguirá superá-las e alcançar seus objetivos.

Propósito.: pense em uma adversidade que ocorre com frequência e na qual você reage com uma atitude negativa. Coloque o desafio de encarar esta diversidade em uma perspectiva positiva. Como o seu foco vai estar em uma esfera mais positiva, as chances são de que você supere esta adversidade com maior chance de êxito. Desafio lançado!

Descubra e Desenvolva seus Dons & Talentos – Eu pessoalmente entendo que talvez ainda não tenha descoberto meus dons, mas tenho me lançado em alguns desafios para descobrir se tenho ou não as habilidades para alguns deles. O movimento é importante e necessário.
Um exemplo é o próprio Blog que decidi criar a pouco tempo. Só existe uma forma de descobrir se realmente sou capaz. Entendo que é justamente produzindo os artigos com uma atitude positiva, de forma responsável, saindo da zona de conforto e procurando descobrir se este é ou não um talento.

Se você não descobriu ainda, continue como eu… procurando! Se descobriu, coragem rumo ao desenvolvimento e aprimoramento do talento. Não tenha medo, a possibilidade de viver uma vida sem propósito deve ser desconsiderada. Com certeza você é capaz de produzir coisas boas!

Encarar os desafios e as adversidades da vida, vai de alguma forma direcionar você automaticamente no descobrimento do seu dom. Serão oportunidades para você aprender, crescer e verdadeiramente descobrir o seu dom.

Acredito que o simples fato de nos abrir para novas possibilidades e nos movimentar em alguma direção (mesmo que não tenhamos certeza do destino!) acabaremos encontrando nosso verdadeiro propósito.  De alguma forma, vai aparecer as pessoas certas para apoiá-lo e orientá-lo.

Na dúvida, opte pelo movimento. Você encontrará o seu destino. Agora convenhamos, não vale ficar parado!

Confie, os desafios e adversidades nos impulsionam na descoberta de nossos dons e ainda permitirá alcançar nossos mais profundos sonhos e desejos.

Propósito.: Se você não descobriu seu dom, continue procurando. Se descobriu, coragem rumo ao desenvolvimento e aprimoramento.

Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos. Eduardo Galeano

Agora eu quero saber de você: como é a sua reação diante dos desafios e adversidades do dia a dia? Deixe seu comentário.

Se gostou, curta e compartilhe!!

Um abraço,

Vida que segue.

Jeferson.

Facebookgoogle_pluslinkedin

4 Comentários


  1. Jeferson,
    parabéns pelo artigo. Achei excelente tanto a proposição quanto a forma real, objetiva e direta que abordou o tema.
    Excelente. Transmitirei os ensinamentos.

    Grato,
    Mauro

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *