As dez características de um líder bom e admirado. Qual delas você precisa aprimorar? Parte II

Facebooklinkedin

 

Hoje vamos apresentar as demais características para tornar-se um líder bom e admirado. Iniciamos a série na semana passada.

Se você não leu a primeira parte, clique aqui e confira.

Leia abaixo a continuação dos 10 Passos Para Se Tornar Um Líder Bom e Admirado e comece agora mesmo a aprimorar ainda mais suas habilidades de liderança.

6 – Um líder sabe administrar seu tempo e possui disposição para dialogar – Dialogar presume:

  • Dispor de tempo;
  • Habilidade para falar e ouvir;
  • Abertura;
  • Ser indagado por respostas que nem mesmo as têm;
  • Empatia;
  • Benevolência.

Em meio a metas e pressões do dia a dia, é mandatório se mostrar preparado para diálogos abertos, transparentes e francos de olho no olho e que esclareçam possíveis mal-entendidos, ou seja, assuntos que sugam a energia do pessoal diariamente e os impedem de avançar para o próximo nível.

Precisamos saber utilizar o tempo a nosso favor. Evitar a execução de tarefas rotineiras e simples que a equipe pode fazer, é uma atitude de um líder admirado. É um tremendo equívoco realizar atividades simples que podem ser delegadas. Além disso, pode consumir o tempo que poderia ser gasto em diálogos mais produtivos e importantes para você e sua equipe.

Concentrar-se no que realmente importa é uma habilidade que precisa ser aprimorada. Melhore o processo de delegação de atividades.

Em alguns momentos será importante introduzir o hábito de utilizar uma agenda para anotar atividades que precisam ser executadas. Confiar na memória pode ser um tiro no pé.

Pela manhã, antes de abrir sua caixa de e-mails ou realizar qualquer outra atividade, concentre-se em listar tudo o que precisa ser realizado naquele dia e talvez nos próximos. Utilize o aplicativo Evernote, Outlook ou programa similar para gerenciar tarefas.

Tenha um trabalho padrão (ferramenta que é bastante utilizada pelo pessoal do Lean), que nada mais é que nossa agenda macro de atividades que precisamos realizar diariamente. Desta forma, as atividades macro já são programadas e priorizadas antecipadamente.

Utilizando essas dicas você terá certeza de que fará as coisas importantes primeiro e desta forma será mais produtivo. Lembre-se: o objetivo é administrar e dedicar o tempo e atenção para as pessoas, fazendo com que a equipe se sinta importante.

[epico_capture_sc id=”1073″]

7- Liderar você mesmo. A disciplina da auto liderança – Antes de liderar o seu time, você precisa aprender a liderar a si mesmo. E isso significa ter um alto grau de disciplina, foco e autoconfiança para saber o que, quando e como fazer.

Uma liderança perspicaz possui condições de observar e enxergar nas pessoas o que está acontecendo. Liderar você mesmo permitirá desenvolver a habilidade de também identificar os talentos e aptidões de cada membro da equipe e também observar as pessoas que são capazes de se auto liderar.

A auto liderança pressupõe planejamento, treinamento, coordenação das atividades executadas e principalmente monitorar o resultado de forma sincera consigo mesmo sem se cobrar excessivamente e também não ser brando ao ponto de tornar-se um funcionário medíocre.

A auto disciplina pressupõe também delegar tarefas de alta complexidade e estimulantes, porém, é preciso acompanhar de perto os passos da equipe para verificar e conduzir as pessoas na direção correta.

É imprescindível escolher o talento ideal para cada atividade. Liderar você mesmo exige sim uma dose de saber delegar, pois a equipe se manterá motivada executando tarefas estratégicas e desafiadoras. É importante desafiar a equipe. Foque nos pontos fortes de cada um e nos seus também.

8 – Essência” (propósito de vida) – O líder vigilante costuma se conectar com as pessoas para compartilhar a sua essência. Será necessário partilhar os propósitos de forma clara e detalha-los.

As pessoas da equipe devem e merecem saber a sua missão/destino, para poder apoiá-lo na busca destes propósitos. Muitas vezes é necessário tomar o cuidado de não permitir que o propósito/sucesso infle seu ego. Pense nisso. Seja humilde!

Algumas pessoas não possuem um propósito de vida bem claro e definido e vão se adaptando ao que a vida sugere, mas um verdadeiro líder não atua desta forma e jamais deixam que a vida o conduzam. Pelo contrário, possui um propósito claro.

Não permita que a vida conduza você, faça exatamente o contrário e comunique seus propósitos para a equipe toda. Do contrário, quando você se der conta, o tempo já passou e a vida não o levou para onde você realmente desejaria.

Para ser um líder verdadeiramente diferenciado, você obrigatoriamente precisa saber e definir com clareza qual a sua causa, ou seja, propósito da sua vida. Se você sabe e tem consciência, excelente. Caso contrário procure refletir e pensar até onde você verdadeiramente gostaria de chegar como indivíduo e como profissional.

9 – Confiança & Equilíbrio na Vida – Um bom líder precisa transmitir autoconfiança para que tenha condições de influenciar positivamente e inspirar as pessoas. Desta forma será possível conquistar o respeito do time. Porém, para isso é necessário arriscar-se, tomar decisões e mostrar certeza em suas ações.

Sim, haverá erros, mas é preciso aventurar-se. O contrário é em certa medida acovardar-se, e você não deseja passar uma imagem de alguém covarde e que se esconde dos problemas, mas sim, de alguém confiante, mesmo que isso implique em cometer equívocos. Se isso acontecer, peça desculpas, e prossiga na caminhada. O grupo/time crescerá junto, sempre é possível extrair boas lições dos erros e tropeços.

Quando um líder consegue transmitir confiança à equipe, o sucesso torna-se uma questão de tempo, pois o time visualizará na figura do líder um porto de referência, um apoio e uma pessoa para buscar feedbacks sinceros e desenvolver-se.

É importante lembrar que o líder não necessariamente precisa ter todas as respostas, mas sim mostrar-se disposto e principalmente comprometido a encontrar junto com o time as melhores respostas.

Atuando desta forma dará uma grande demonstração de confiança à equipe, e principalmente de busca de equilíbrio dentro do grupo. Como geralmente as pessoas possuem características muito diferentes umas das outras, cabe ao líder combinar estas diferentes pessoas e habilidades afim de potencializar e harmonizar a força do time em busca de soluções inteligentes para os problemas e obstáculos que precisam ser vencidos.

O líder que sabe combinar as pessoas que possuem características diferentes das outras e que se complementam, é um profissional raro nos dias atuais. Se atuar desta forma, será capaz de encontrar nestas pessoas soluções muito mais eficientes e eficazes.

Novamente: confiança não é sinônimo de sucesso o tempo todo, haverá sim falhas e erros que precisam ser corrigidos. Por outro lado, o líder deverá atuar com tranquilidade e astúcia, reconhecendo as falhas e aprendendo com os erros e acertos para seguir crescendo junto com o time.

O equilíbrio na vida é fundamental. Ficará difícil encontrar o equilíbrio em alguns momentos, mas devemos em certa medida buscar equilibrar nossa vida. Esta busca é fundamental para alcançar o sucesso.

Em algumas organizações trabalhar demasiadamente é uma “rotina”. Em alguns casos observo que a pessoa até se orgulha em dizer que trabalha 13, 14 ou 15 horas por dia. Se orgulham ainda mais quando dizem que leva trabalho para casa e dormem apenas poucas horas por noite.

É preciso uma boa dose de cuidado, pois tudo em excesso é prejudicial. Buscar o equilíbrio entre as diversas esferas da sua vida é importante. Inclusive temos que reconhecer que em alguns momentos o trabalho pode consumir um pouco mais de nossa energia, mas não pode ser uma regra, deve ser apenas uma fase.

Agendar um tempo para dedicar-se à família é mandatório, assim como da sua saúde. Apesar dos seus familiares possuírem orgulho de você, que busca sempre dar o melhor em conforto e segurança para a sua família, o que mais importa são os bons momentos que você passa com as pessoas que ama. Um bom líder sabe disso.

Não estou dizendo que você deve sempre desligar o celular nos fins de semana, é preciso bom senso. Mas talvez em alguns momentos esta atitude seja necessária.

Procure fazer exercícios regularmente, tenha um hobby ou volte a estudar algo que traga prazer pessoal. Existe muitas atividades prazerosas que você pode desempenhar, além do trabalho. Não se torne um escravo do trabalho.

10 – Um líder é e tem um Coach – Doe-se para transformar a equipe e formar outras pessoas. Ajude o grupo, identifique pessoas que precisam de orientação e atue exaustivamente no desenvolvimento das pessoas.

Lembre-se que quem está ensinando também está aprendendo, e principalmente: torna-se capaz de liderar de forma ainda melhor. Através destas experiências você poderá exercitar o seu lado Coach e ajudará outras pessoas a atingirem o sucesso que você também está procurando como profissional.

Possuir um coach significa ter alguém para lhe orientar durante o caminho a ser percorrido. Alguém que quer o seu bem e procura fazer boas reflexões contigo. Nem sempre um Coach precisa obrigatoriamente ser um profissional formado nessa área. Você pode buscar a figura de um mentor em alguém do seu convívio, um amigo mais experiente ou um ex-chefe.

Caso tenha interesse e condições de contratar um profissional de Coach, faça-o, você irá elevar sua performance e atingirá um outro patamar.

O mais importante mesmo é possuir alguém para lhe ajudar e apoiar. Desta forma, você poderá contar com feedback e reflexões para corrigir sua rota em determinados aspectos.

Quando estiver realizando Coach com a sua equipe, é importante estar ciente que o processo irá exigir muito uma habilidade específica sua: a comunicação. O líder precisará ser um bom articulador para criar um ambiente de confiança e produtivo.

Expressar-se e explicar de forma didática os motivos do processo de Coach com o colaborador será fundamental. É relevante deixar claro aquilo que se deseja alcançar, além do porquê do processo de Coach.

Todas estas ações irão permitir que a equipe esteja verdadeiramente alinhada e engajada em alcançar os objetivos, pois todos se sentirão parte integrante do processo e protagonistas dele.

Colocando estes cinco passos em prática você será capaz de elevar imediatamente a sua liderança para o próximo nível! E para continuar se destacando no trabalho, existem também outras possibilidades. E se você quer ter mais informações e fazer uma análise da sua carreira, EU estou à disposição para ajudá-lo! Clique aqui, e veja como posso lhe apoiar!

Se você realmente precisar de suporte para identificar quais são os pontos que estão impedindo você de avançar em sua carreira, clique aqui, posso te ajudar a ir para o próximo nível na sua carreira.

Um grande abraço,

Jeferson Peres.

Se gostou, curta e compartilhe!! Ajude a divulgar este trabalho.

Facebooklinkedin

4 comentários em “As dez características de um líder bom e admirado. Qual delas você precisa aprimorar? Parte II”

  1. Quero me aprimorar em conhecimentos, trabalho em uma empresa e vejo que tenho grandes chances de crescimento profissional. Como líder e por sequencia gerente. Mas isso exige conhecimento e liderança…

    Responder

Deixe um comentário