7 Passos para definir metas e resultados esperados. Sonhe grande…

Facebookgoogle_pluslinkedin

Olá Pessoal!

Hoje vamos falar um pouco sobre os resultados que esperamos em nossas vidas. Lembrando que a vida é composta de várias aspectos e nenhum deles pode ser negligenciado. Talvez em um momento iremos focar mais na família, outro no trabalho, mas o ideal é procurar um equilíbrio/harmonia na medida do possível.

É importante afirmar que quando vamos definir metas ou resultados que esperamos, nem sempre conseguimos ser realmente ousados, e também nem sempre definimos objetivos e sonhos realmente GRANDES, pois ficamos relativamente assustados, e como consequência acabamos paralisados. Mas é preciso sonhar grande.

Penso que é determinante saber onde se deseja chegar e realmente ousarmos nos resultados que projetamos para o nosso futuro. Sabemos que haverá barreiras e que talvez acabaremos nos desmotivando ao longo do percurso, pois o sonho será grande e o caminho também. Mas é preciso ser ousado e sonhar grande.

Também pode ocorrer em algumas oportunidades, uma pequena mudança dos objetivos e na direção que tomamos, pois à medida que avançamos na busca por nossa meta, acabamos visualizando outras possibilidades e também vamos adquirindo clareza com relação aos nossos desejos.

Uma mudança de rota é em alguns momentos importante e determinante para alcançarmos nossa plenitude. Mas é preciso ser ousado e sonhar grande.

Quando vamos definir um objetivo/meta/sonho é mandatório termos uma referência de destino, ou seja, precisamos saber para onde queremos ir.


Ouvindo um podcast fui relembrado recentemente de uma história do filme Alice no País das Maravilhas, onde durante uma conversa entre o Gato e Alice observamos um diálogo parecido com o abaixo:

Alice: Você sabe me dizer qual caminho devo seguir?
Gato: Para onde deseja ir?
Alice: Não sei exatamente onde quero chegar…
Gato: Assim sendo, qualquer caminho é válido…

Quando não sabemos para onde vamos, qualquer caminho serve. Veja como um simples diálogo pode nos fazer refletir sobre a real necessidade de definir um destino (meta/objetivo). Novamente: é preciso ser ousado e sonhar grande.

Reflita um pouco sobre o diálogo acima. Observe a sua vida. Você sabe exatamente quais resultados quer alcançar na sua vida? Qual caminho seguir? Lembre-se que: se não soubermos para onde vamos, qualquer caminho serve…

Sim, a meta precisa ser SMART (Metodologia – Veja Imagem abaixo), ou utilizar outra sistemática para definição de objetivo. Mas é preciso ser ousado e sonhar grande.

Em alguns momentos é importante sonhar grande e deixar a mente ir longe… Deixe fluir…

Pense e reflita de forma verdadeiramente grande, procure pensar em grandes realizações. Faça um exercício de visualizar e acreditar que o seu sonho é possível. Visualize-se alcançando este resultado. Qual a sensação? Imagine-se alcançando este resultado. Como seria sua vida? Saboreie este momento.

Este exercício de visualização é adotado por pessoas de alta performance e que atingiram grandes resultados em suas vidas. Elas realizam esta visualização diariamente. Mas engana-se quem pensa que isso é bobagem.

Lembre-se também que: você é a primeira pessoa que deve verdadeiramente acreditar em seus sonhos e objetivos.

Pense que se você mesmo não acreditar, dificilmente haverá possibilidade de alcançar a sua meta. Desculpa a insistência leitor, mas você obrigatoriamente deve ser o primeiro a acreditar!

Certamente a realização do seu sonho não ocorrerá sem esforço – não existe sonho grande sem trabalho duro e muita ação. O objetivo será alcançado com o passar do tempo, pode demorar um pouco para o sonho se tornar realidade (não acredite em conto de fadas, os resultados não acontecem do dia para a noite).

O importante será definir e iniciar a caminhada na direção do seu objetivo/sonho. Quando isso ocorrer (iniciar a caminhada) você começará a adquirir as habilidades que vão impulsioná-lo na direção dos seus sonhos. Sim, haverá inúmeros obstáculos a serem vencidos, mas é preciso um movimento contínuo e um trabalho com consistência dia após dia.

Será imperativo trabalhar com serenidade, de forma consistente e principalmente com foco e uma enorme pitada de disciplina. Relembrando: o resultado não será alcançado se não houver: foco, disciplina e consistência.

É claro que se o sonho for muito grande, será necessário dividi-lo em pequenas etapas/submetas. Medir o avanço destes resultados parciais será fundamental, inclusive para que você possa se motivar com as realizações dos passos intermediários. Dizemos no mundo corporativo que isso chama-se milestones.

De uma forma simples a tradução de milestone é: pedra de milha, e possui origem nas pedras que eram utilizadas antigamente para marcação das distâncias no canto de um caminho e/ou estrada.

Lembre que para cada etapa alcançada é preciso uma comemoração/celebração, afinal ninguém gosta de apenas trabalhar, trabalhar e trabalhar. É preciso medir o avanço e estabelecer uma premiação para cada etapa vencida. Pode ser algo bem simples, mas é recomendado que se realize comemorações.

À medida que alcançar metas menores (os milestones definidos como intermediários), você irá crescer e se fortalecer, e desta forma estará mais apto e preparado para alcançar metas ainda maiores e se fortalecerá ainda mais. Será um ciclo de pequenas vitórias.

Tenha o cuidado de não se lançar em águas mais profundas e agitadas de forma precipitada, precisa haver um equilíbrio entre a ousadia e o bom senso. Mas também não podemos ficar paralisados a cada vez que encontramos grandes desafios. Lembre que os resultados vão começar a aparecer e você se sentirá mais motivado e forte para enfrentar os obstáculos (mesmo que em águas mais profundas e agitadas).

Quando as coisas parecerem muito fáceis: Pare, Pense e Reflita. Será que realmente estamos no caminho/direção correta? Será que estamos realmente nos desafiando? Faça este exercício quando as coisas estiverem muito calmas…

Sabe por que algumas pessoas não conseguem conquistar seus objetivos? Porque muitas delas desistem diante das primeiras dificuldades! Não faça isso, continue sua caminhada…

Quando avançamos com nossas metas, crescemos e ficamos diariamente mais motivados. É claro que haverá dias em que não conseguiremos manter o foco e a consistência, mas na hora, dia ou semana seguinte, volte ao foco.

Será interessante notar que aos poucos as pessoas vão começar a perceber que você está evoluindo. Será emitido sinais de várias formas! Fique atento. Pode ser um elogio do(a) parceiro(a) ou do seu chefe, ou algum outro comentário, etc. Fique atendo para notar estes sinais e fazer uso destes comentários/elogios para se motivar ainda mais.

Não ligue para as pessoas que dizem que você não é capaz, que é um sonhador ou algo do tipo. Fique atento, pois vai surgir muita gente que não acredita em você e nos seus sonhos. Isso é normal quando sonhamos grande, aliás pode ser um indicativo de que você está na direção correta! Pense nisso.

Mas é importante ressaltar que precisamos sim sermos realista, porém, lembre-se que Gandhi, Lincoln, Samuel Klein (fundador das Casas Bahia), Steve Jobs, Nelson Mandela, Bill Gates entre outros, foram todos realistas, mas sonharam grande.

Você também irá ouvir uma voz interna (sua mesmo!) se auto criticando e tentando se auto sabotar. É aquela insegurança que surge quando você se coloca em movimento. Não dê ouvidos a esta voz e continue no caminho.

Não se rodei de pessoas negativas e que não acreditam em seus sonhos. Agradeça pelo feedback com cortesia e volte o foco para os seus objetivos. Este é o SEU sonho e VOCÊ deve ir atrás dele.

Pense que quanto maior for o seu sonho e principalmente a sua determinação, mais preenchida sua vida se tornará. Você sentirá mais plenitude, mesmo que ainda não tenha alcançando os seus objetivos. Provavelmente será nesta fase que você irá se desenvolver e apresentará um salto significativo na realização de seus objetivos. Você se fortalecerá!


Caso queira saber mais sobre como superar desafios e adversidades, escrevi um artigo sobre isso. Clique aqui para ler.

Durante o percurso para realizar os seus sonhos, você se sentirá vivo e muito empolgado em alcançar sua meta. Se você se sentir desta forma, será mais um sinal de que está no caminho correto. Continue trabalhando firme no seu propósito.

Esteja ciente que a pessoa em que você se transformará durante o processo de tornar a sua meta real, será uma pessoa muito melhor, mais evoluída, feliz, e você se sentirá pleno e em paz.

Estabeleça a sua meta! Sinta paixão por ela. Saia da sua zona conforto. Realize coisas em que você sinta medo. Realize coisas em que você se sinta VIVO. Você crescerá e se desenvolverá.

Segue abaixo sete passos para estabelecer objetivos:

1) Defina um Resultado Esperado – defina um objeto e realize as seguintes perguntas: o que vou alcançar/ganhar quando atingir este resultado? O que vai me fazer pensar que valeu a pena todo o esforço para atingir este sonho? Porque desejo muito conseguir realizar este objetivo?

2) Pense em como seria alcançar este objetivo – visualize você após alcançar o resultado. Como seria? Qual seria o seu sentimento? Transporte-se para o momento da vitória.

3) Relevância – porque é importante alcançar esta meta? Quem se sentiria feliz e orgulhoso de você? Vale o esforço? Quais (e quantas) pessoas poderiam ser impactadas?

4) Obstáculos – visualize os desafios ao longo do caminho e esteja preparado emocionalmente para enfrentá-los. Eles vão aparecer e você precisa se preparar.

5) Responsabilidade – de quem é a responsabilidade por alcançar a meta? O governo? O vizinho? Reflita.

6) Adversidades – como você poderá contornar as dificuldades? Tente antecipar-se. Prepare-se com antecedência para ultrapassar as barreiras e alcançar a vitória.

7) Comprometimento – qual o seu nível de comprometimento? Será que realmente quero alcançar este objetivo? Estou realmente engajado?

Os setes passos acima são para estimular uma reflexão profunda sobre os seus objetivos.

Uma vez traçado os objetivos, é hora de realizar um bom planejamento e partir para a ação. Um dos motivos pelas quais as pessoas não alcançam suas metas é porque elas não partem para a ação. É hora de agir.

Segue uma dica infalível para alcançar seus resultados: vontade + ação = resultado. Haverá barreiras, mas você pode com certeza contorná-las e atingir seus sonhos.

Um abraço,

Vida que segue!

Jeferson Peres.

Nota.: ajude a divulgar este trabalho e compartilhe o artigo com seus amigos.

Facebookgoogle_pluslinkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *