A importância de possuir uma Missão Pessoal

Facebookgoogle_pluslinkedin

Olá!

Hoje vamos falar sobre uma questão bem interessante: NOSSA MISSÃO. Você possui uma Missão Pessoal?

A maioria das pessoas não possuem uma missão claramente definida e escrita. Outros sabem exatamente qual é a sua missão e possui uma clareza impressionante. Afinal o que é uma missão pessoal?

É uma declaração de propósito onde descrevemos/definimos a nossa visão de vida e também estabelecemos perspectivas de longo prazo. Incluímos aquilo que desejamos nos tornar e em que direção devemos focar nossos esforços.

Possuir uma missão não é mais uma questão de escolha, mas sim um dever de quem procura se desenvolver e crescer pessoal e profissionalmente.

A missão existe para nos proporcionar clareza com relação ao nosso propósito de vida. Muitas vezes quando nos sentirmos perdidos e confusos, podemos através da Missão nos reencontrar conosco mesmo. Basta apenas reler a missão para que possamos nos reconectar com nossos propósitos. Esta é uma maneira inteligente de buscar a auto motivação.

Descrever nossa missão é mergulhar no mais profundo da nossa alma a fim de encontrar uma resposta que nos permita uma sensação de satisfação. Se ao descrever sua missão você se sentir empolgado, possivelmente você está no caminho certo.

Confesso que não é simples descrever uma Missão e exige bastante reflexão, mas possibilitará clareza no caminho a ser perseguido. A missão propiciará uma direção para a sua vida. Aliás, será a sua filosofia de vida, até porque a missão imprime um caráter de declaração de propósito.


Nossa missão pode estar sempre em construção (as palavras utilizadas), mas não muda em “sua essência”.

Para alguns será bem fácil elaborar uma missão pessoal, para outros nem tanto. É importante saber os caminhos e passos que devemos seguir para descobrir os nossos propósitos e elaborar nossa missão.

Vou tentar através deste artigo, fazer você navegar em algumas reflexões a fim de conseguir descrever uma missão pessoal clara e objetiva.

Uma missão pessoal verdadeira deve ser inspiradora, motivadora, envolvente e principalmente poderosa. Precisa estar bastante conectada com sua filosofia de vida.

Seria muito importante e útil que a sua missão englobasse as várias áreas de sua vida, e não apenas a parte pessoal ou profissional.


É preciso que a missão seja ao mesmo tempo desafiadora e realista. Uma missão inalcançável não irá motivá-lo a busca-la.

Procure destacar os principais objetivos de sua vida. Reflita um pouco antes de avançar nesta leitura. Qual seria o seu objetivo/sonho?

Se você não possui clareza com relação aos seus objetivos, escrevi um artigo para apoiar você na elaboração dos seus objetivos. Clique Aqui para ler o artigo.

É interessante antes de criar uma missão, se propor a fazer uma boa reflexão que envolva as perguntas abaixo.

  • Para onde vou conduzir minha vida?
  • O que é importante para mim?
  • O que eu jamais aceitaria fazer?
  • Quais são minhas habilidades ou dons?
  • O que faz parte do meu caráter?
  • Qual o sentido da minha existência?

Após refletir um pouco sobre estas perguntas, busque identificar as suas competências, qualidades ou dons que você julga possuir.

Em alguns momentos acreditamos não possuir capacidades, e preferimos nos fazermos de vitimas e nos esconder, ao invés de assumir nossas qualidades.

Às vezes, vamos à casa de alguém que faz aquela comida deliciosa, e quando fazemos um elogio, a pessoa diz que é uma comida normal. Não, não é. Tenha humildade primeiramente, mas reconheça que você é bom em algo, é inaceitável que uma pessoa não possua ao menos meia dúzia de qualidades ou dons. Todos temos!

Se houver dúvidas, procure observar quais são as ações que evidenciam essas competências ou dons que você pensou. Por exemplo: se você é elogiada todo dia ao chegar no trabalho pela sua maquiagem, esta ai uma grande qualidade. O exemplo pode parecer simples para alguns, mas é desta forma que podemos evidenciar nossos dons.


Às vezes ignoramos a importância de ter consciência do “propósito e missão de vida”. Não cometa este equívoco. Pessoas com propósitos claros e que buscam atingir este propósito, são mais alegres, saudáveis e equilibradas.

Ao nos debruçarmos para elaborar uma Missão Pessoal, com certeza não teremos respostas para todas as perguntas acima, mas vai nos fazer refletir e pensar sobre como respondê-las.
A criação da missão pessoal é além de importante, um exercício para evitar que vivamos sem propósito, sem sentido e desperdiçando o nosso maior e precioso bem, o tempo.

Provérbios 20:5
Os propósitos do coração do homem são águas profundas, mas quem tem discernimento os traz à tona.

Vejam a missão que elaborei pensando em uma diarista e/ou faxineira.

Ser uma excepcional diarista que consiga proporcionar um ambiente limpo, higiênico e agradável para a família que prestar serviço, através das minhas habilidades pessoais de limpeza, organização e acima de tudo com muito carinho e amor, para desta forma proporcionar a minha família uma melhor qualidade de vida.

Procurei descrever a missão para uma atividade que muitos menosprezam ou não dão o devido valor, que é o trabalho de uma diarista/faxineira. Mas o foco aqui é passar a mensagem de que é possível desenvolver a missão para qualquer atividade e/ou pessoa.

Quando a faxineira se sentir cansada, desanimada e desmotivada, ela pode reler sua missão para se recordar do seu objetivo de cuidar com carinho e amor de uma família. Relembrar que o seu próprio filho que a aguarda em casa, irá se beneficiar desta linda missão pessoal.

Observe que nesta missão descrevi o que a pessoa deseja “ser”, através de alguns “talentos”. Procurei listar os comportamentos e atitudes que deve possuir, bem como destaquei o que alcançar, ou seja, um objetivo geral.

Vejam que não é tão complicado. Mas exige um pouco de reflexão. Não se assuste se você perceber que esta completamente desalinhado dos seus propósitos. Ao fazer este exercício talvez você perceba que precisa fazer mudanças mais profundas em sua vida.

Para ajudar você na elaboração da Missão, é relevante visitar os seus principais valores e fazer uma reflexão sobre eles. Exemplos: contribuição, desafio, liberdade, organização, transparência, status, excelência, carisma, mudança, individualidade, etc.

Pensar sobre os valores é determinante na elaboração de uma missão. É um fator crítico que sustenta a personificação dos seus sentimentos, desejos e anseios em sua Missão Pessoal. Procure pensar bem quais são os principais valores que estão presentes em sua vida e busque entender com você mesmo a importância de cada um deles.

Tente criar uma hierarquia para os seus valores, listando do mais importante ao menos relevante. Exclua aqueles que você julga que não são determinantes neste momento da sua vida. Liste não mais do que cinco valores. Caso ultrapasse e você chegue a dez, tente eliminar alguns.

Lembrando que não existe valor certo ou errado, é apenas uma questão de priorização pessoal. Em alguns momentos um valor é muito marcante e presente, em outro momento este mesmo valor pode ter uma importância menor. Isso é comum.

Para descrever com clareza uma missão, se faz necessário a utilização de verbos fortes.
Inclusive eles precisam estimular, motivar e direcionar nossas ações. Exemplos: apoiar, acreditar, amar, aplicar, inspirar, ser, servir, valorizar, viver, etc.

A última etapa consiste na reflexão de quais são os objetivos pessoais para a sua vida e como você gostaria de impactar outras pessoas.

Lembre-se da missão da diarista. Está bem claro qual é o objetivo dela.

Para apoiar você, faça a seguinte pergunta: Com quais metas/objetivos você gostaria de impactar a sua vida e de outras pessoas?

Lembrando que escrevi um artigo sobre como estabelecer metas. Clique Aqui para ler.

Este processo não deve ser realizado de maneira precipitada. Considere que é uma atividade primordial em sua vida, pois você estará fazendo uma declaração de propósito!

Vejam como é relevante descrever uma missão, e principalmente não se precipitar em sua elaboração. Procure revisitar esta missão após alguns dias para assegurar que ela realmente faça sentido para você.

Mas também não podemos demorar uma vida inteira para descrevê-la!

A iniciativa de possuir uma missão é para inspirar e apoiar você na tomada de decisões no dia a dia. Tornar-se-á mais fácil decidir o que “vai” ou “não” fazer. Se a atividade não estiver conectado com a sua missão pessoal, você possuirá respaldo para dizer “NÃO”, e não ficará com a consciência pesada.

Observem como é importante ter uma missão para se alinhar com seus propósitos, valores e desta forma tomar decisões mais assertivas.

Para finalizar gostaria de informar que talvez seja mais fácil para alguns e menos para outros. De qualquer forma, é importante reservar um tempo para reflexão.

Refletir um pouco sobre quem você realmente é, quais são os seus valores, suas principais qualidades e dons. Entenda o que é definitivamente importante na sua vida – ter estabilidade financeira, ter uma família, possuir liberdade geográfica? Todas essas escolhas podem guiar a sua verdadeira missão.

Pergunta chave: se você morresse hoje, qual seria seu legado para o planeta? Alguém sentiria sua falta? Quais sinais você deixaria neste mundo tão confuso ultimamente?

Um abraço,

Vida que segue!

Jeferson.

Nota.: caso queira dividir sua missão pessoal comigo, ficaria extremamente feliz!

Facebookgoogle_pluslinkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *