Roda da Vida: entenda a ferramenta e busque o autoconhecimento para aprimorar sua vida

Facebookgoogle_pluslinkedin

A Roda da Vida é uma ferramenta que tem um propósito muito simples e prático: “saber como EU estou e como a MINHA vida está em vários aspectos”.

A ferramenta é importante para que você possa avaliar cada aspecto da sua vida e para entender quais pontos estão “satisfatórios” e quais eventualmente precisam de ajustes. Esta avaliação é separada em aspectos/setores que são imprescindíveis para encontrar um equilíbrio e harmonia em sua vida.

Veja dois modelos abaixo:


Apresentei os dois modelos acima, mas existem diferentes abordagens que sugerem entre seis e doze aspectos, mas isso é indiferente, o importante é avaliar a vida como um todo.

O nome soa estranho às vezes, mas o propósito é prático e profundo. A ideia é levantar um panorama “pessoal e holístico” de um determinado momento da sua vida. Com a ferramenta em mãos, é possível analisar os problemas, avaliar possibilidades, definir prioridades e traçar planos para buscar um novo equilíbrio entre os vários aspectos da vida.

A felicidade, realização pessoal ou sucesso depende destes inúmeros fatores que estão na roda da vida. É um conjunto de fatores que influencia como nos sentimos realizados. Para alguns, um determinado aspecto é mais importante que outro, porém, de uma forma geral precisa existir certa harmonia neste conjunto de aspectos, mesmo que em alguns momentos, um ou outro aspecto seja sacrificado em detrimento de outros.

Por exemplo: talvez você saiba que é muito importante cuidar da saúde, mas um projeto em especial na empresa exige um pouco mais de você por um pequeno período, e será necessário reduzir um pouco a atividade física para permitir concluir o projeto. Se a pessoa entende que este cenário provisório é aceitável por um mês, por exemplo, ok.


Vamos falar um pouco de cada um dos aspectos. A ideia é que você pare e reflita sobre cada um deles, e também procure fazer uma análise profunda, sincera e verdadeira. Vamos lá?!

  • Amigos e Familiares: como você se relaciona com pessoas próximas? É aberto com essas pessoas? Possui bom relacionamento? Como é o diálogo entre os familiares e como as dificuldades e conflitos são resolvidos?
  • Lazer/Vida social: você disponibiliza o tempo que desejaria para atividades que te dão prazer? Aproveita os momentos de lazer com qualidade?
  • Finanças: primeiramente avalie se sua renda é suficiente para suprir as necessidades básicas. Você chegou onde deseja financeiramente? Ou este é um problema constante em sua vida? Será que ele influencia outros aspectos? Como mudar o cenário e evoluir neste quesito?
  • Intelecto: qual o tempo que você investe em sua educação tanto no aspecto profissional como no seu desenvolvimento pessoal? Será que o seu conhecimento é satisfatório? Não haveria possibilidade de melhorar? Qual o grau de satisfação com sua vida acadêmica, por exemplo?
  • Espiritualidade: Como é o seu equilíbrio emocional? Como está a sua força interna? E a maneira com que você lida com sua fé ou preceitos que acredita? Será que estão alinhados com a visão que você tem sobre moral? E o mais importante, isso tudo está alinhado e são coerentes com seus valores? Será que estou me dedicando neste tema o que realmente desejo ou necessito?
  • Amor: como está o seu relacionamento afetivo? Avalie os seus sentimentos. Será que existe em seu relacionamento respeito mútuo? Os planos são realizados em conjunto? Estão alinhados na direção em que ambos estão seguindo? Estão de acordo? Existe harmonia? Ou apenas dificuldades e poucos momentos bons? O que precisa mudar para evoluir?
  • Trabalho e Carreira: a sua escolha traz satisfação? Ou você reclama constantemente de suas obrigações? Considerou a possibilidade de mudança de área? Existe um plano de longo prazo? Hoje vivemos mais e precisamos pensar e traçar um plano para o futuro. Avalie se você se sente bem em seu ambiente de trabalho e com a função que exerce atualmente. Sempre existem outras possibilidades e precisamos de coragem para seguir nossos sonhos.
  • Saúde: como está o seu peso? E a saúde como um todo? Será que não existem excessos muito frequentes? Avalie o cuidado que você tem com sua saúde de uma forma geral, realizo exames periódicos? A forma como me alimento? Exercito o meu corpo? Descanso o suficiente? O mais importante, será que busco informações atualizadas para efetivamente ter saúde?

Desculpe a ousadia, mas são perguntas necessárias e a reflexão é um aspecto importante para melhorarmos e evoluirmos como pessoa. Se você entendeu que precisa fazer ajuste em algum destes aspectos, faça. Tenha coragem!

Deixe seu e-mail abaixo e receba artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso pessoal e profissional! É gratuito!

Não tente mudar tudo de uma vez, mas comece com pequenos ajustes. Algumas pessoas precisam de mudanças mais profundas e radicais, mas é preciso cautela e constância no processo de mudança, do contrário, a mudança não se consolida.

Sim, é preciso bastante coragem e determinação para mudar. Escrevi recentemente um artigo sobre “como substituir hábitos”, caso queira ler posteriormente o artigo, clique aqui e descubra como destruir crenças limitantes e ficar mais próximo de suas conquistas.


Talvez este exercício de avaliar como está nossa “roda da vida”, precise ser realizado uma ou duas vezes ao ano! Apesar de estarmos o tempo todo nos avaliando, é importante separar um tempo para especificamente refletir sobre a roda da vida como um todo.

Estou deixando aqui um modelo em branco que você pode baixar e imprimir. Utilize-o e realize sua avaliação!

Depois me conte como foi nos comentários.

Clique aqui para baixar o modelo.

Um abraço,

Vida que segue!

Jeferson Peres.

Facebookgoogle_pluslinkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *