Vida balanceada existe? Sim, busque uma vida equilibrada, mas não seja demasiado obcecado por este objetivo

Facebooklinkedin

Vejo algumas pessoas falando sobre “vida equilibrada”, e às vezes este pode ser um objetivo realmente difícil de alcançar, principalmente como as pessoas colocam o assunto ou como as mídias nos apresentam este tema.

Vida equilibrada é apresentado geralmente através de uma pessoa feliz, com um trabalho maravilhoso, férias incríveis, saúde perfeita, filhos e cônjuges fantásticos e assim por diante.

É claro que estes objetivos precisam ser perseguidos, mas em alguns momentos (temporadas), será necessário alguns ajustes e talvez tenhamos que nos dedicar mais em alguns aspectos da nossa vida, como família ou trabalho, e menos em outros.

O importante é realmente “perseguir” algo equilibrado, mas às vezes sofreremos alguns impactos que irá nos tirar da nossa rotina, como uma doença na família, um momento de desemprego, algum desconforto nos relacionamentos, etc. Estes momentos não podem ser negligenciados, sim, eles vão ocorrer!

Haverá problemas e dificuldades em nossa jornada em busca de um caminho de equilíbrio.

Logo, é preciso buscar uma vida equilibrada, “mas não seja demasiado obcecado por este objetivo”, pois você ficará angustiado e com a sensação de incompetência em função dos obstáculos e das dificuldades que enfrentamos em nosso dia a dia.

A vida exige bastante da gente e são inúmeros os compromissos, responsabilidades e demandas que temos para cuidar. Sim, é desafiador!

Mas temos que de alguma forma buscar este equilíbrio, mesmo sabendo que cada fase da vida irá exigir um pouco mais ou menos de determinado aspecto, ou seja, precisaremos aprender a equilibrar os pratos como um malabarista de circo!


Às vezes estamos em uma temporada que corremos de lá para cá, atarefados até o pescoço. Com tantas tecnologias e informações, parece até impossível manter o equilíbrio no meio desta confusão que se transformou a vida moderna.

Ao longo da vida, será necessário “aprender a alternar” o nosso foco, procurando sempre uma harmonia entre vida pessoal, carreira, saúde e relacionamentos.

Procure não ficar com a sensação de que faz várias (muitas) coisas, mas nada bem feito. Ou não está conseguindo fazer nada. Para isso, é preciso aprender a abrir mão de algumas coisas em determinados momentos, neste caso, o caminho ideal é se conhecer bem, desta forma você não se frustrará. Para se conhecer, tenho um artigo bem bacana sobre autoconhecimento, clique aqui para ler.

Irei apresentar algumas dicas para manter “sua vida nos trilhos”. É preciso esforço e cavar mais fundo (sempre), buscando se conhecer e equilibrar as suas necessidades, e “principalmente” suas limitações.

É muito importante estabelecer um “estilo de vida” saudável, equilibrado e principalmente, sustentável!

Mesmo que de tempos em tempos você precise ajustar o seu estilo de vida, é mandatório que ao estabelecer algo, isso seja sustentável.

Atualmente percebemos que as pessoas estão ansiosas e em função disso uma série de desequilíbrios surgem. Logo, devemos investir tempo em atividades de lazer e bem-estar do contrário, teremos muito estresse.

Segue abaixo cinco dicas que podem apoiá-lo na busca por uma vida mais equilibrada e positiva:

1/Cuide do seu corpo (Alimentação&Sono&Atividade Física)

Sem saúde, a nossa vida inteira desmorona! Cuide da sua alimentação e do sono, eles são os fatores que determinam se a sua vida está ou não em equilíbrio e harmonia.

Uma pessoa que não dorme bem e não se alimenta adequadamente, na maioria das vezes, tem problemas psicológicos e físicos, bem como um nível de energia insuficiente para enfrentar os desafios do dia a dia. Dormir e se alimentar melhor ajudam a combater o stress, a ansiedade e a depressão, além de elevar a nossa condição física e mental.

Atividade física também pode ajudar a manter o sono regulado e a controlar sua alimentação. Procure estabelecer horários e limites para comer e dormir, sem isso você acabará bagunçando diversos setores da sua vida. Repouso e uma alimentação equilibrada nos proporciona energia para lidar melhor com nossas atividades diárias.

[epico_capture_sc id=”1073″]

2/Disciplina

Tenho cada vez mais certeza que é necessário possuir muita disciplina com nosso estilo de vida! Nada de trabalhar sem descanso, comer mais do que devemos, gastar mais do que ganhamos. Lembre-se que é preciso harmonia em nossa vida para nos sentir bem e confortáveis.

Procure “Planejar, Organizar e Controlar” o seu estilo de vida e não deixar as obrigações para depois. Esta atitude vai te atrapalhar no futuro. É preciso um pouco de organização e disciplina para as coisas funcionarem de maneira prática e ordenada, por isso, é importante realizar as “ações” e deixar a preguiça de lado. Isso se aplica para todos os aspectos da vida.

Quando possível, faça um esforço para adiantar suas tarefas, assim o tempo livre será opcional e você não sofrerá com imprevistos. Tenha foco e paciência.

3/Seja uma pessoa positiva

Não é novidade que negatividade atrai negatividade, por isso, é necessário saber lidar com os problemas de forma madura.

Reclamar de tudo que está fora de seu controle não minimizará o problema, só o tornará maior. Escrevi um artigo com o seguinte título: Porque focar apenas no que posso controlar e influenciar pode me aproximar de minhas conquistas? É interessante como esta abordagem pode mudar a sua forma de encarar os problemas e as perspectivas que a vida nos impõe. Clique Aqui para ler este artigo incrível.

Uma pergunta: gostamos de estar próximos de pessoas negativas e pessimistas ou otimista, alegre e positiva?

Portanto, se você busca uma vida mais balanceada, já sabe de quem deve se aproximar.

4/Tempo para o trabalho

Mais do que ser um meio de sustento, o trabalho é também importante para aprendermos a nos socializarmos e nos desenvolvermos. É também uma forma relevante de ocuparmos nosso tempo e contribuirmos para com a sociedade.

Seria importante trabalharmos em algo que de alguma forma nos proporciona crescimento pessoal e profissional.

O trabalho não precisa ser um fardo. O “estímulo” que o trabalho exige de nós é poderoso e gratificante, mas também pode ser viciante. Não caia nesta armadilha.

Se o trabalho (um que cause elevados níveis de stress) dominar o seu quotidiano, o mais certo é que as outras áreas da sua vida com certeza vão ter um desempenho sofrível.

Tornou-se num trabalhador compulsivo? Busque avaliar os motivos – estar no lugar errado, má gestão de tempo, relacionamento ruim com os colegas, muitas responsabilidades, ambição desmedida, pouco foco e concentração.

Uma vez identificados, busque melhorá-los, nem que tenha de conversar com o seu superior. Isto com certeza irá ajudar a ambos.

Condicione sua mente para se desligar do trabalho (sim, não é fácil!), ou seja, quando terminar o expediente , procure esquecer os problemas relacionados ao trabalho e mergulhe na sua vida pessoal (e vice-versa).

Lembre-se que a busca por uma vida mais equilibrada é contínua e diária, e
se não estamos legal com o nosso trabalho – local onde muitas vezes passamos a maior parte do nosso tempo – não iremos conseguir estar bem em outras áreas da vida.

Lembre-se de tornar o seu trabalho algo que lhe possibilite sentir prazer em realizá-lo, do contrário, será difícil alcançar um equilíbrio. Escrevi um artigo sobre este desafio com o seguinte título: Você odeia seu trabalho, certo?! Boa notícia, você não é o único! Por outro lado, você pode mudar isso. Agora se você já adora seu trabalho, estas dicas vão ajudar a gostar ainda mais. Clique aqui para ler.

5/Lazer/Hobby

Procure realizar coisas que você realmente gosta! Se você gosta de tocar ou cantar, ótimo, ingresse em um grupo na sua comunidade. Se você gosta de ler, excelente, busque livros que alimentem sua alma ou lhe distrai. A leitura é um aspecto importante para o desenvolvimento de suas habilidades ou simplesmente um momento de lazer.

De qualquer forma a leitura vai expandir a sua mente e também a sua compreensão do mundo e da vida. Escrevi um artigo com o seguinte título: A importância do hábito da leitura em sua vida. Clique aqui para ler.

Na busca por uma vida mais equilibrada, procure fazer uma oração ou simplesmente Medite. Será uma forma de você se reconectar com o seu Eu Interior e com o que existe de belo e sagrado no mundo. Independente de sua crença.

Ser uma pessoa equilibrada exige muita dedicação! É um exercício diário. A construção de um estilo de vida,  proporciona muitos benefícios a você mesmo e às pessoas que o cercam. Mas não seja demasiado obcecado por este objetivo (equilíbrio) pois você poderá se sentir angustiado e com a sensação de incompetência caso não alcance este objetivo. O importante é buscar este equilíbrio, mesmo que as vezes ele não ocorra de forma plena.

Experimente estas sugestões e traga mais equilíbrio, paz e harmonia para o seu dia a dia, afinal este deve ser o objetivo! Caso não alcance, você terá um novo dia para recomeçar.

Deixe um comentário, adoraria saber se você gostou do artigo e como você tem trabalhado o seu estilo de vida rumo a uma rotina mais equilibrada.

Um grande abraço!

Vida que segue!

Jeferson Peres.

Nota.: ajude a divulgar este trabalho, compartilhe e curta! Se acredita que o artigo pode fazer o bem para algum colega, amigo ou familiar, indique a leitura.

Facebooklinkedin

Deixe um comentário